Bem-vind@ à página da
União Brasileira de Mulheres
FILIE-SE À UBM
|
FALE CONOSCO
MAIS DIREITOS
Lula sanciona projeto de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher
O presidente Lula sanciona no próximo dia 7 de agosto o projeto de lei do executivo que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Foi um longo período de tramitação e de análise de uma matéria que, certamente, será um marco na luta pelos direitos das mulheres.
Quando o projeto foi finalmente aprovado pelo Congresso, no mês passado, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) comemorou a aprovação com as alterações propostas em seu parecer aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. No Senado a relatora da proposta, senadora Lúcia Vânia, manteve a essência do parecer aprovado na Câmara apresentando emendas de redação que contribuíram para deixar o texto mais preciso.
Jandira afirmou que o projeto representa uma vitória das mulheres brasileiras ao criar procedimentos que contribuirão para reduzir os casos de violência doméstica. Para a deputada a grande conquista foi a possibilidade de criação de Juizados Especiais de Violência Doméstica Contra a Mulher. O projeto veda a aplicação de penas pecuniárias (cestas básicas, por exemplo) nos casos de violência doméstica contra a mulher
2006-09-28
12:46:13
·
16 respostas
·
perguntado por
opovonobesta
1
em
Governo e Política
➔ Participação Civil