Nos últimos anos é assustador o crescimento da discriminação contra os argentinos no Brasil. Ter birra de argentino está na moda. O anti-argentinismo extrapolou a rivalidade futebolística e passou para as relações pessoais.
Incentivado por narradores esportivos e insuflado por comerciais de TV, desprezar argentinos passou a ser um comportamento nacionalista. Pessoas que até pouco tempo atrás eram imparciais, agora torcem contra a Argentina em tudo: desde esportes até indicadores sociais. Essa multidão não sabia que era uma questão de patriotismo ser ‘inimigo’ dos argentinos. Ainda bem que a mídia os avisou.
A cada dia mais, uma parte da mídia insiste em cultivar a rivalidade, ridicularizando e apontando supostos estereótipos que em nada tem a ver com o argentino comum. Nas narrações esportivas são comuns os comentários desabonadores. Na Internet, a proliferação de piadas de argentinos. Mas a grande novidade desta Copa são as propagandas na TV ridicularizando os argentinos. Recentemente, uma marca de cerveja foi obrigada a tirar do ar um comercial que agredia e ridicularizava os argentinos.
O problema é que essa postura contagia parte da população, que começa a ter atitudes discriminatórias contra os argentinos. Há poucos anos atrás, não existia esse preconceito. Isso foi crescendo lentamente e agora está chegando ao limite do tolerável, refletindo nas relações interpessoais.
2006-09-28 10:32:33
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
é, então olha só o que os caras me mandaram....
Um brasileiro entra na policia em plena Caxias do Sul e dirige-se ao delegado:
>- Vim entregar-me, cometi um crime e desde então não consigo viver em paz.
>- Meu senhor, as leis aqui são muito severas e são cumpridas e se o senhor é mesmo culpado não haverá apelação nem dor de consciência que o livre da cadeia.
>- Atropelei um argentino na estrada ao sul de Caxias.
>- Ora meu amigo, como o senhor pode se culpar se estes argentinos atravessam as ruas e as estradas a todo o momento?
>- Mas ele estava no acostamento.
>- Se estava no acostamento é porque queria atravessar, se não fosse o senhor seria outro qualquer.
>- Mas não tive nem a hombridade de avisar a família daquele homem, sou um crápula!
>- Meu amigo, se o senhor tivesse avisado haveria manifestação, repúdio popular, passeata, repressão, pancadaria e morreria muito mais gente, acho o senhor um pacifista, merece uma estátua.
>- Eu enterrei o pobre homem ali mesmo, na beira da estrada.
>- O senhor é um grande humanista, imagine enterrar um argentino... É um benfeitor, outro qualquer o abandonaria ali mesmo para ser comido por urubus e outros animais, provavelmente até hienas.
>- Mas enquanto eu o enterrava, ele gritava:
Estoy vivo, estoy vivo!
>- Tudo mentira, esses argentinos mentem muito.
2006-09-28 10:31:13
·
answer #2
·
answered by ? 5
·
2⤊
0⤋
Olá pessoal. É verdade que muitos Argentinos são arrogantes, não só com os Brasileiros, mas com outros povos que estão em nossos arredores.
Mas, também é verdade que não são todos. Eu diria até que a maioria dos Argentinos não são assim. É verdade também que muitos de nós Brasileiros também somos arrogantes frente a alguns povos.
Em relação ao futebol, eu acho que somos melhores e cada um tem o direito de achar o que quiser.
Só, não vamos misturar as coisas.
Eu acho que a Argentina tem um povo mais culto e educado que o Brasileiro, mas em contra-partida, nós somos mais agradáveis e criativos.
2006-09-28 10:51:34
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Eu acho que deveriamos nos empenhar no fortalecimento da nossa america do sul, para junto conseguirmos o que tanto almejamos: desenvolvimento, tecnologia, educação e conhecimentos,etc...etc..etc;
2006-09-28 10:39:44
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Essa rivalidade é typical (até um certo ponto). É assim entre Brasil e Argentina, França e Alemanha, França e Inglaterra, EUA e Canadá... Por um lado é bom, porque toda competição leva os "adversários" a melhorarem. Mas ninguém pode passar dos limites e partir pra grosseria ou briga. Acho que um limite é quando as pessoas passam a estigmatizar o outro, como se TODO argentino fosse isso, TODA argentina fosse aquilo... Isso é bobagem.
2016-12-15 16:21:32
·
answer #5
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
Meu caro,
pois é. Você tem toda razão, mas que eles são chatos e prepotentes, ah, isto eles são. Principalmente os da provincia de Buenos Aires. Esses se consideram Europeus e menosprezam a nós os brasileiros, chamados por eles de macaquitos.
Mas há excessões. Tem uns 4 ou 5 que são bastante legais. A surpresa que eu tive é que eles estavam todos aí com você em Bom Jesus do Oeste.
2006-09-28 10:33:45
·
answer #6
·
answered by Riobaldo Tatarana 3
·
1⤊
1⤋
Odeio os argentinos e agora mais ainda esses bolivianos que humilharam o Brasil por causa da Petrobrás.
2006-09-28 10:36:45
·
answer #7
·
answered by VINGADOR 4
·
0⤊
1⤋
Cara vc tem que dizer isto a eles também. Eles são muito mais preconceituosos do que a gente. Os argentinos são um bando de metidos e sempre que vêm ao Brasil vem badernar.
2006-09-28 10:32:46
·
answer #8
·
answered by Gato-Maceio 1
·
0⤊
1⤋
Que preconceito? Basta eles reconherem que nosso futebol é o melhor e não tem problema, haja vista o último 3X0.
2006-09-28 10:32:11
·
answer #9
·
answered by Marcio 3
·
0⤊
1⤋