Isso é próprio dos povos sub-desenvolvidos e sem cultura.
2006-09-28 10:22:35
·
answer #1
·
answered by .TÔ INDO. nÃO EMPURRE 4
·
0⤊
0⤋
quando der valor ao país que tem,país esse que tem tudo que é preciso para ser independente de qualquer outro,quando os dirigentes derem prioridade a evoluçao do país e nao ao dinheiro
marcia1402
2006-10-02 09:37:15
·
answer #2
·
answered by marcia regina 4
·
0⤊
0⤋
Ao contrário do que muita gente pensa, este traço cultural do brasileiro vem de muito longe dentro do ponto de vista histórico.
Para se ter uma idéia, no tempo do Brasil Colônia, por decreto da Rainha D. Maria (a louca), por muitos anos esteve proibida a construção e o desenvolvimento de indústrias no Brasil, bem como a extração e fundição de ferro, nem mesmo o mínimo necessário para produção de ferramentas para agricultura ou mesmo para mineração que eram importadas de Portugal e da Inglaterra. Ou seja, praticamente todos os produtos industrializados consumidos pela elite colonial eram importados.
Depois da vinda da Corte Portuguesa para o Brasil em 1808, o decreto de proibição do desenvolvimento da siderurgia e da industria foi parcialmente revisto pelo rei D. João VI.
Entretanto, com a Abertura dos Portos às Nações Amigas, a Inglaterra, que tinha o maior parque industrial do mundo nessa época e que continuou como a maior potência industrial ao longo de todo o sséculo XIX, tinha tarifas preferenciais para importação de suas mercadorias, o que inviabilizou durante muitas décadas a tentativa de implantação de novas industrias.
Continuou portanto valendo a máxima que produto bom era produto importado seja da Inglaterra seja da França.
Mesmo com a revisão das tarifas de importação em 1843, com a implantação da Tarifa Alves Branco, poucos produtos eram fabricados aqui no Brasil e com qualidade muito inferior aos produtos importados. Por exemplo, os tecidos fabricados no Brasil a partir de 1850 só serviam para roupas dos escravos, ou para produção de sacaria para ensacar café e outros produtos agrícolas. O mesmo com sapatos, chapéus e ferramentas.
E foi assim que continuou essa dependência de produtos importados, mesmo ao longo do início do século XX, quando a aristocracia rural fazia questão de importar tudo da França e Inglaterra, além de existirem centenas de comerciantes e importadores alemães, franceses, ingleses, italianos e portugueses que tinham grande importancia no comércio das principais cidades brasileiras (Rio, S. Paulo, Recife, Salvador e Manaus).
Existe até mesmo uma obra muito interessante do sociólogo Gylberto Freire denominado Ingleses no Brasil que mostra a importância que tinham os comerciantes ingleses em Recife.
Ou seja, produtos importados sempre foram historicamente e culturalmente para o brasileiro produtos de maior qualidade, melhor tecnologis, maior sofisticação e objeto de desejo das elites econômicas, copiados pela pequena burguesia.
Desculpe a resposta longa, mas espero pelo menos ter ajudado
2006-09-28 18:01:04
·
answer #3
·
answered by Ponto de Vista 3
·
0⤊
0⤋
uma boa invençao pode ser inventada em qualquer lugar. algumas boas invençoes foram feitas no brasil, outras boas invençoes foram feitas em outros lugares.
2006-09-28 17:32:44
·
answer #4
·
answered by jaderdavila 6
·
0⤊
0⤋
isso é uma questão de cultura ,durante muitos anos no periodo da ditadura mmilitar no brasil;nós fomos obrigados a indolatrar os americanos enquanto servia-mos de cobaia dos experimentos deles.então se criou uma tonita de que tudo que vem de lá é bom.até os politicos sem criatividade ainda usa isso para ludibriar os menos favorecidos.Nessa epoca até camisa fazendo propaganda do governo americano nós eramos induzidos a usar.
2006-09-28 16:30:27
·
answer #5
·
answered by edsampa4568 2
·
0⤊
0⤋