English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

No YR percebi o quanto as pessoas têm dificuldade de se expressarem e as falhas na escrita. Vocês acreditam que a internet, "conversas on line", estão prejudicando quanto ao ato de escrever corretamente?

2006-09-28 07:41:56 · 11 respostas · perguntado por Mila 2 em Educação e Referência Outras - Educação

11 respostas

Talvez seja uma das razões.
Na minha opinião a par de um enorme "boom" na comunicação escrita não tem havido uma maior atenção na escola sobre erros na escrita, na construção de frases, etc. Não falo de novos termos que vão surgindo e são naturalmente incorporados na nossa língua - pois ela é viva - mas sim de erros que dificultam a fluidez e a clareza da comunicação.
É natural que comece a haver alguns avanços no sentido de melhorar o que se passa hoje pois cada vez mais se vai encontrando gente, como a Mila e eu, preocupada com o assunto.
Creio que as instituições de ensino vão começando a dar mais atenção ao caso e que a sociedade vai estando mais sensibilizada para a importância de, sem fundamentalismo, se praticar um bom português - ou qualquer outra língua.

2006-09-28 08:04:45 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

O chamado "internetês" que virou moda é mais um dos meios utilizados para estrangular a nossa pobre língua portuguesa.

Mas, na verdade, é o preço que estamos pagando pelo sistema de educação que o nosso glorioso governo resolveu adotar nas escolas, ou seja, todo mundo passa de ano, não importa se sabe ou não.

Com isso, as crianças e os jovens não tem nenhum incentivo para se aplicarem nos estudos, não tem nenhum interesse em aprender, pois sabem que de qualquer forma irão passar de ano.

É lamentável e isso é o máximo que posso dizer sem ter que faltar com a educação.

ACORDA BRASIL!!!

2006-09-28 07:53:05 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Acredito que a Internet tenha contribuído, mas não seja a causa. Sempre existirão os que desconhecem a própria língua.

2006-09-28 07:53:05 · answer #3 · answered by catavento_pa 2 · 1 0

Plenamente pois ha tambem o fato de que um computador, como ocorre com o meu no momento, tenha travado e nao queira digitar os acentos; mas esse casos sao raros a maioria e ignorancia mesmo (levando em conta que "burro" e que nao sabe escrever direito e "ignorante" quem apesar de saber nao usa ja que nossa lingua tanto falada quanto escrita e uma das mais belas do mundo pedendo somente, no meu ponto de vista, para o espanhol e para o latim)

2006-09-28 07:49:18 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

É lastimável, mas é a realidade. Acho que tem a ver com a degradação da educação no Brasil como um todo. Graças a Deus meu primário e ginasial foram excelentes, apesar de tê-los feito numa distante escolinha do interior. Não troco meus estudos pelos "avanços" modernos, que na verdade nada tem de evolução. As pessoas escrevem errado e acham bonito. Eu acho ridículo ver um compatriota cometendo tantos erros que assassinam a língua-pátria. Por fim, só posso dizer que me recuso a escrever errado.

2006-09-28 07:48:21 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Não acabou a escrita, não. Esses que se comunicam erradamente, mais tarde precisarão escrever certo e saberão que ocorreram em erros grotescos. Mas isso é normal. A escrita jamais acabará. Quando leio as palavras erradas, 'prá mim, não afeta em nada.

2006-09-28 07:47:27 · answer #6 · answered by Papori_Ctba 7 · 1 0

Não, o que acabou foi a leitura correta, a obrigação de ler um livro cada mês nas aulas de Português, e, em virtude(?) dos meios de comunicação(?) rádios, televisão, etc., incrementar-se a preguiça, quando se pode receber tudo digerido.

2006-09-29 00:00:29 · answer #7 · answered by O XERETA 4 · 0 0

Escolas públicas ineficientes estão fazendo com que os jovens desaprendam de escrever.

2006-09-28 08:34:07 · answer #8 · answered by fran 7 · 0 0

Não acabou. É lastimável que muita gente se volte contra a própria língua,aquela que se fala no dia a dia e portanto,é inadmissível que não se atente a algo corriqueiro. Embora complexa,não se precisa pensar tanto pra escrever textos simples,sem rebuscamento.

Mas tudo bem,aqueles que são incompetentes,bastam escrever. Ao mesmo tempo se reconhece quem são os capazes.

2006-09-28 08:01:00 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Acho que não! A língua portuguesa é muito complexa e a educação em nosso país vai mal! Alunos que não se interessam em aprender e professores mal pagos que não tem boa vontade para ensinar! É a decadência da cultura no Brasil, por falta de incentivo dos nossos governantes.
Mas é muito difícil escrever, falar e estudar a língua portuguesa, e na pressa muitas vezes, o que falta é a digitação correta!

2006-09-28 07:52:09 · answer #10 · answered by Alexsandra 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers