Sim, galaxias podem se chocar. Mas não é o choque cotidiano que temos em mente como, por exemplo, dois carros batendo.
Quando galaxias se chocam existe mais a interações entre seus gases e a unificação de seus nucleos. É um processo "canibalistico" que destroi a configuração de ambas as galaxias para formar uma nova a partir da colisão. Uma ideia equiviocada que se tem é de que vai haver um monte de estrelas chocando uma com a outra. Na verdade, devido a separação das estrelas nas galaxias as chances de duas estrelas colidirem não são tão altas assim.
Mas ai você vai se perguntar: Mas se as galaxias estão se afastando, como é que elas podem colidir umas com a outras?
Bem a resposta é bem simples. As galaxias assim como todos os objetos no Universo apresentam um campo gravitacional e consequentemente atraem outros objetos em seu redor. Devido a isso as galaxias se unem em estruturas enormes chamadas de Aglomerados de galaxias. Esses algomerados são grupos de galaxias ligados por suas mutuas atrações gravitacionais. Existem centenas desses alglomerados no Universo cada um com seu número de galaxias. A via Lactea faz parte do aglomerado local.
Como esses galaxias estão ligadas gravitacionalmente, elas tem tragetorias quaisquer que são consequencias diretas dessas interação. Por isso dentro dos aglomerados, temos as galaxias indo em varias direções, umas se afastando e outras, como a galaxia de andromeda em rota de colisão a noss galaxia.
A verdadeira pegada é que quando o cientista que descobriu que as galaxias estavam se afastando (o nome dele era Hubble) ele estava analisando galaxias em outros aglomerados de galaxias. Os aglomerados estão se afastando um dos outros, mas as galaxias dentro de cada aglomerado tem uma trajetoria consequencia da interação gravitacional com as outras galaxias de seu aglomerado.
Seria com andar em um onibus. O onibus é um aglomerado de galaxias, as pessoas dentro do onibus são as galaxias. Dois onibus saem em direções opostas se afastando um do outro. Todas as pessoas fazem a mesma tragetoria que seus onibus, mas dentro deles eles podem caminhar entre as pessoas, ir para cima ou para baixo, rodar sobre um pessoas etc e etc...
Espero que tenha entendido.
2006-09-28 03:24:18
·
answer #1
·
answered by Obscuro 3
·
0⤊
0⤋
de maneira alguma. desde que houve o big bang(grande explosão)tudo que era consentrado em um unico ser está em espansão,sendo assim o universo está em espansão de modo que é impossível haja uma colisão entre algumas galáxias.
2006-10-01 08:05:04
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
seria massa vc ver dimensoes paralelas a nossa , ja penssou planetas como se fosse dragon ball z tudo saiajin aff, heheh
2006-09-30 13:48:50
·
answer #3
·
answered by lucas w 1
·
0⤊
0⤋
Acredito que não
2006-09-30 11:23:09
·
answer #4
·
answered by CAMILO JOSE O 4
·
0⤊
0⤋
ok
2006-09-29 10:03:13
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Uma imagem diz mais que 1000 palavras. Imagens de galáxias interagindo:
http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/ap051008.html
http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/ap040612.html
http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/ap060630.html
http://hubblesite.org/newscenter/newsdesk/archive/releases/1997/34/
Simulações:
http://www.npaci.edu/online/v4.9/galaxies2.html
Como Piantal disse acredita-se que a evolução de galáxias está diretamente relacionada à interação entre elas. Pelo que estudei, acredita-se que a formação de galáxias elípticas vem da fusão (merger) de galáxias espirais cuja interação fez com que o gas fosse transformado em estrelas ou perdido. Outro resultado dessas interações é justamente um burst (surto) de formação estelar devido a interação das nuvens das galáxias, as chamadas Starburst Galaxies. Colisão entre as estrelas dos dois objetos é relativamente rara e o que se observa é a fusão das duas galáxias em uma ou apenas uma modificação na dinâmica de cada uma delas.
2006-09-28 08:45:00
·
answer #6
·
answered by Márcia Leão 2
·
0⤊
0⤋
Sim, se elas podem se afastar uma das outras (que estão fazendo isso), então se uma está na rota de outra, elas irão se chocar.
2006-09-28 03:59:45
·
answer #7
·
answered by Felipe Q 2
·
0⤊
0⤋
Segue uma reportagem da BBC do Brasil para que vc tenha uma idéia:
Imagens de duas galáxias colidindo na constelação de Peixes dão uma idéia de como pode ser o fim do planeta Terra quando a Via Láctea for absorvida pela galáxia vizinha de Andrômeda, segundo astrônomos.
"É bastante assustador", diz o diretor do Centro de Tecnologia Astronômica do Reino Unido, Ian Robson.
As imagens da colisão galáctica --a 100 milhões de anos-luz da Terra-- mostram indícios da formação de novas estrelas, acompanhadas de sistemas de planetas também resultantes, em uma transformação das estruturas até então existentes.
Robson diz que seu consolo é que ele não vai estar por perto quando o catástrofe acontecer --a fusão da Via Láctea com Andrômeda está prevista para daqui a 5 bilhões de anos.
O fim
"Ainda assim, é fascinante ver com tanta antecedência como a Terra e a nossa própria galáxia vão terminar", afirma o cientista.
As imagens foram feitas no Observatório Gemini Norte, no Havaí (EUA), por meio de um aparelho especial criado pelo centro britânico. O projeto Gemini envolve centros de pesquisas de sete países, incluindo o Brasil. As galáxias combinadas são conhecidas como NGC 520.
Os cientistas dizem que a situação na região pode ter mudado muito desde o momento registrado pelas imagens, pois muito tempo já passou desde que a luz saiu de lá e viajou os 100 milhões de anos-luz até a Terra.
"Talvez as duas já tenham se combinado totalmente, formando uma galáxia toda nova com um conjunto novo de estrelas e planetas associados", diz Robson.
Espero que tenha te atendido.
2006-09-28 03:01:32
·
answer #8
·
answered by Pensador26 2
·
0⤊
0⤋
não a explicação mas o tempo cocretizara sua pergunta
2006-09-28 02:47:42
·
answer #9
·
answered by antonio l 2
·
0⤊
0⤋
Acredito q não,a tendencia é ela se afastarem,não aproximarem-se...
2006-09-28 02:41:59
·
answer #10
·
answered by * paula d* 3
·
0⤊
0⤋