English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Encolheram o presidente
O Brasil de Lula apareceu mal na foto nos principais jornais europeus na semana passada. A tramóia da compra do dossiê e o grande novelo do mensalão foram puxados por quase todos os grandes diários. No britânico "Financial Times" e no espanhol "El País", o brasileiro mereceu páginas inteiras. No "International Herald Tribune", destaque no alto da página dois. O "escândalo do Watergate tropical" estava em toda parte.

Lendo o material à distância, em outra paisagem e contexto, tem-se o seguinte: um presidente latino-americano está envolvido em falcatruas. Isso parece óbvio. Todos os seus homens de confiança e velhos amigos do partido foram afastados pelos escândalos. Vários deles estão encrencados na Justiça. Os jornais registram, mas a justificativa de que Lula não sabia de nada soa inverossímil.

Mas os jornais informam que Lula não só se mantém no cargo como pode ser reeleito no primeiro turno de uma eleição que se aproxima. Pelas reportagens, aprende-se algumas coisas: que a tolerância no Brasil tem outros limites; que o Congresso também é um antro de "bloodsuckers" e "chupasangres"; e que Lula distribui dinheiro do Estado para miseráveis. Isso o torna a "prueba de bombas", como diz o "El País".

Lula já foi melhor tratado. Há pouco mais de três anos, quando assumiu a Presidência, era incensado pela imprensa internacional como representante de uma "esquerda responsável". Prometia cuidar de seus pobres e pagar as dívidas com o mercado.

No início do governo, a ambiciosa agenda da diplomacia de Lula também fez algum barulho no exterior. Usando China e Índia como par de muletas, um Brasil de pernas curtas pleiteou um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, mais poder de voto no FMI e concessões dos países ricos na atual rodada comercial da OMC. Havia ainda o enfrentamento com os EUA na Alca e a agenda latino-americana, com ambições de liderança regional.

Nada de prático aconteceu.

Há uma semana, o país foi derrotado no FMI e perdeu poder de voto em uma reforma iniciada pelo Fundo. Na ONU, ninguém parece ouvir o Brasil sobre suas ambições de poder; e os pleitos comerciais fracassaram junto com o resto das negociações da OMC.

A Alca já era, mas os EUA comeram pelas bordas vários dos "hermanos" do Brasil com acordos bilaterais. Na mesma vizinhança, Evo Morales deu um chapéu na Petrobras e a estridência de Hugo Chavez eclipsou Lula. A ex-falida Argentina deve crescer 8% este ano. O Brasil, entre 3% e 3,5%.

Nada surpreendente, apesar da retórica diplomática e das iniciativas "overdosadas". Com um PIB rastejando em relação ao crescimento mundial e dono de uma fatia de 1,5% no comércio global, era previsível que o Brasil não fosse muito longe.

O pior é o que foi feito com a expectativa do mundo em torno de Lula. Sua condição de protótipo de estadista da esquerda moderna deu lugar à de suspeito. Não se trata mais da desconfiança de um calote, mas agora de liderar uma quadrilha na velha "republica das bananas".

Mesmo para quem olha de fora, foi uma grande volta para não se chegar a lugar nenhum.

2006-09-27 21:38:34 · 23 respostas · perguntado por ronaldo p 4 em Governo e Política Eleições

23 respostas

É impressionante sua capacidade de ser prolixo (fala demais e não diz nada). Escolhi sim: LULA!

2006-10-05 09:51:35 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

SIM - CRISTÓVAM BUARQUE!!! E VIVA A REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO!!!!

LUGAR DE LULA É NO MAR!!! OU NA PANELA, À DORÊ, NO RAIO QUE O PARTA, MENOS NO PODER!!!

2006-09-27 21:56:21 · answer #2 · answered by Anonymous · 3 0

Meu voto vai para Geraldo Alkimin, e não é por falta de opção como em eleições passadas, mas porque ele é um político honesto, de boas propostas, e pelo menos sabe ler.
Estou cansado das piadinhas com o nosso presidente, gostaria de viver em um pais em que o Presidente não fosse motivo de chacotas .

2006-10-04 05:26:15 · answer #3 · answered by sarcinella1 1 · 2 0

Muito boa a sua exposição de motivos. Vou anexar ao seu prognóstico três citações extraordinárias que vem em apoio a tudo o que se tem percebido nesse Brasil esquecido por Deus : "Georges Sorel em 1922 disse o seguinte : Nas democracias participativas a autoridade dirigente dos sindicatos deve ser francamente exercido pelos "pouco inteligentes". São passionais, corporativos e se comprometem apenas com aquilo que conseguem entender. Nada !

"Em seguida, descobri na Veja, na secção Cartas do Leitor, a seguinte pé**** : "O populismo ganha terreno, em geral, quando uma grande parcela da população deixa de se sentir representada pelos partidos políticos e quando o estado, fraco e corrupto, não tem respostas para as demandas socviais acumuladas e não raro entrega seu destino nas mãos de líderes messiânicos tão vazios, ignorantes, quanto pomposos."

Concluo com o seguinte : "Faço, façamos de conta que o país está em alta: estaria se, entre os políticos que nos envergonham tão dolorosamente, for eleito alguém dígno, firme. Ele tem, desde já, meu voto, minha confiança, meus aplausos, meu entusiasmo - meio precário nestes últimos meses... " Lia Luft..

Escolásticamente eu citaria J.J. Rousseau : "A voz do povo é a voz de Deus e cabe à maioria do povo o direito de falar pela nação inteira; e, na formação dessa maioria, todos os cidadãos devem ter igualdade de voto."

2006-10-05 11:05:46 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Para o bem do Brasil, Lula será derrotado e Alckmin eleito, no 2º turno.

Com a centralização na campanha presidencial, milhões de eleitores serão mais esclarecidos e mudarão seus votos, para Alckmin, a ponto de diminuir o número total de votos de Lula.

2006-10-02 04:31:29 · answer #5 · answered by podocarpo 7 · 1 0

voto decente, Geraldo para presidente.

2006-10-02 02:49:24 · answer #6 · answered by Enzo- 7 · 1 0

NÃO !!!
SÓ DOMINGÃO!!!
E O PIOR É Q EU VOU TER Q TRABALHAR NA ELEIÇÃO COMO MESARIO!!!!
Q SAKO!!!

2006-09-27 22:01:15 · answer #7 · answered by O MESMO 4 · 1 0

Depois de baixar a maré do tsunami das indecências petistas e lulistas;
Depois de tantas tramóias, a cada novo dia descobertas:
Depois da REDESTRIBUIÇÃO de rendas e riquezas em forma de mensalão, sanguessugas, etc...;
Depois do voto do silêncio e da política do nada sei;
Depois desta catástrofe de govêrno;
Depois de tudo........
Se meus amigos virtuais do YR, politicamente alfabetizados ou não, estão felizes com isso, que votem mesmo em Lula, façam o uso que bem entenderem de seu voto, pela manutenção ou não dessa imoralidade toda.
Eu votarei em algum outro candidato, menos no Lula.

2006-09-27 21:58:50 · answer #8 · answered by edromo 5 · 1 0

eu nao vou poder votar esse ano pq nao tou no brazil. mas tou com sorte de nao poder escolher mas um politico ladrao. assim fico com minha conciencia tranquila.

2006-09-27 21:51:13 · answer #9 · answered by docinho 4 · 1 0

É o Geraldo, ainda é o melhor pelo menos não promete 10 milhões de empregos, e rever as privatizações como um que está presidente prometeu e assim ele me enganou e todos que acreditaram nele e ganhou o meu voto e sacaniou todos os votantes, quero ver se ele vai ser eleito.
O Serra,disse : se LULA, for eleito será o maior estelionato eleitoral no Brasil, e foi a verdade sacou.

2006-10-03 18:25:26 · answer #10 · answered by ragf54 6 · 0 0

Ronaldão passa amanhã, vc está usando o espaço pra sua opinião pessoal e fica na moita, não enche com essa sua pseudo capacidade interpretativa dos fatos, deu meu!!!!

2006-10-03 09:57:39 · answer #11 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers