English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-27 13:37:46 · 20 respostas · perguntado por Fe Pim 3 em Artes e Humanidades Artes Visuais Pintura

20 respostas

Nara, o abstrato é um fenômeno moderno que expressa a emoção na alma do artista, é uma arte não objetiva, não figurativa.
Foi uma descoberta de Kandinsky, quando viu seu quadro figurativo, de cabeça para baixo, e achou que assim ele era muito mais visto pelos observadores, exatamente por não saberem o seu significado, e cada um dava sua opinião do que seria aquele quadro não figurativo ou abstrato.
Mas não é coisa de quem não sabe pintar, muito pelo contrário é bem difícil, quando ele é feito com a alma do pintor.(agora, existem os ruins, como tudo que se faz)

2006-09-27 16:53:30 · answer #1 · answered by Veterana. 7 · 1 0

Não, ao contrário, um belo abstrato é difícil de ser composto. Precisa ter conhecimento de cores, de profundidade . Não se trata de jogar tinta na tela e dizer :__"Eis um abstrato".É muito mais complexo do que reproduzir o que vemos, fazer releituras de obras, entre outras tantas técnicas. Se não houver harmonia em um abstrato, ele não passará de um ensaio grotesco e não agradará aos olhos de muitos.

2006-09-27 20:47:27 · answer #2 · answered by Lilizinha 4 · 1 0

Não...
eu acho que é coisa de quem tem criatividade suficiente pra combinar cores e formas sem ter que necessariamente se inspirar em um objeto real.

;o)

2006-09-27 20:40:42 · answer #3 · answered by Leticia 6 · 1 0

muito pelo contrário, mara, o abstracionismo é a maior escola artística que a humanidade já inventou. é só a partir das abstrações que o homem rompeu os limites e regras de escolas ortodoxas e se tornou livre para criar e recriar.

2006-09-28 18:52:34 · answer #4 · answered by andryihatcliff 3 · 0 0

claro que não!!! Não nego que alguns oportunistas que se aventuram pelo mundo da arte pictórica e tem status social, inclusive junto a Marchands, chegam até a fazer carreira. Mas como cantor e outros que não possuem o verdadeiro talento, não duram muito.
A arte abstrata como qualquer boa estrutura pictórica exige um conhecimento de distribuição de cores muito científica para que o quadro possua equilíbrio e seja agradável ao olhar. Quando isso ocorre significa que a harmonia cumpriu o seu papel, principalmente quando o quadro dá a sensação inclusive de planimetrias ou outros aspectos de profundidade.
Na verdade, este conhecimento científico numa tela abstrata, exige muito mais de um bom pintor do que uma pintura figurativa. Pois se trabalha somente com sensações de leitura muito delicada, ou seja altamente sensitiva. Que para leigos é gostoso de ver ou não.
Pena que no nosso país o povo em sua maioria pouco conhece sobre estrutura pictórica. Tudo isso passa aos olhos de todos com certa ignorância de tais aspectos científicos, não por culpa da população, mas pela deficiência da educação escolar e cultual que pouco valoriza e ensina as Artes no Brasil.

2006-09-28 17:56:43 · answer #5 · answered by ivanir e souza 1 · 0 0

Não, isto depende muito da linha que o pintor segue, se for mais apegado a movimentos renascentistas seus traços serão mais precisos e definidos. A partir do Impressionismo os traços começam a denotar a fugacidade de um novo tempo onde tudo está sempre em movimento, por isso desfocados. A abstração portanto, no meu senso, está nos olhos de quem vê, para alguns pode parecer um monte de tinta simplesmente jogada em uma tela e, para outra, a forma mais pura e sincera de se expressar um pensamento, idéia ou sentimento sob forma de arte.

2006-09-28 17:28:36 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Saber pintar é realmente uma arte, mas saber passar sentimentos com os movimento das cores, traçados com personalidade, também deve ser notado, avaliado com carinho...
Todos tem como mostrar o seu interior, mas, os artistas por sua sensibilidade fazem com mais expressão.
Nem todos tem educação suficiente pra ver uma obra e entender os penssamentos inseridos numa tela. Sucesso!!!

2006-09-28 16:42:03 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Um quadro abstracto é aquele que não se pode descrever, por não representar objectos concretos. Pode dizer-se que se trata de arte não figurativa.
Há obras que mesmo sem entendermos no imediato o que representam (e, provavelmente, casa observador terá a sua própria interpretação) nos tocam e nos sensibilizam sem sabermos exactamente porquê.
Mas, evidentemente, há também muita gente medíocre que pinta quadros ainda mais medíocres refugiando-se num abstraccionismo que apenas esconde a sua mediocridade.

2006-09-28 06:44:34 · answer #8 · answered by Almansor 2 · 0 0

As questões da abstração giram em torno dos elementos primordiais da pintura: cor, linha, mancha (claro e escuro). Como o nome já diz, a abstração se priva da fidelidade à representação de objetos e põe a ênfase na interpretação ou imaginação do artista.

Essencialmente, analisando o conceito de forma radical, qualquer pintura seria um abstrato, por tratar de representação e não objeto real, por usar de linha, cor e mancha.

Há um famoso quadro do surrealista Magritte que representa um cachimbo com a seguinte inscrição "Isso não é um cachimbo". Acho que isso representa bem o que é uma pintura. Não importa o quão fotograficamente realista ela seja, digital ou não... sempre envolverá as mesmas questões.

Lógico que muitas vezes o conceito se perde e os picaretas se criam, fazendo artesanato (milhares de trabalhos seguindo o mesmo processo mecânico) e apelidando de "expressão".

2006-09-28 00:31:16 · answer #9 · answered by Tanko 2 · 0 0

Pintura abstrata é a criação de formas definidas que o observador não enxerga.

2006-09-27 23:40:59 · answer #10 · answered by anaphylaxxya 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers