- IDE: Abreviação de Intelligent Drive Electronics ou também Integrated Drive Electronics. A interface IDE é uma interface para drives de armazenamento onde o controlador está integrado no disco rígido ou nos drives de cd. É um termo genérico, onde é coberto com mais tecnologia pelo ATA Abreviação de Advanced Technology Attachment, é uma implementação no disco que integra o controlador no próprio disco. Existem várias versões, desenvolvidas pela SFF (Small Form Factor Committee).
- ATA: Conhecido como IDE, suporta um ou dois drives, interface 16 bits e PIO modos 0, 1 e 2;
- ATA-2: Suporta modos PIO mais rápidos (3 e 4) e multipalavra modo DMA (modo 1 e 2). Também suporta logical block addressing (LBA) e transferências de bloco. É conhecido como ATA rápido ou EIDE (Enhanced IDE);
- ATA-3: Pequena revisão do ATA-2;
- Ultra-ATA: Também chamado de Ultra DMA, ATA 33, e DMA-33, suporta multipalavra DMA e até modo 3 rodando a até 33MBps;
- ATA/66: Uma versão do ATA proposta pela Quantum, e suportada pela Intel, dobra a velocidade do ATA para até 66MBps; Lembre-se que a partir deste padrão, os cabos IDE ATA de 40 fios podem não suportar a alta velocidade, resultando em perda de performance, por isso, cabos IDE ATA de 80 vias foram criados, para poderem transmitir e acompanhar os HDs com os padrões acima do ATA 66. O cabo de 80 vias tem 40 vias a mais que o antigo cabo de 40 vias. Estas 40 vias a mais são vias terras, que ficam entre as 40 vias de sinais para separá-los, prevenindo corrupção de dados e interferências;
- ATA/100: Versão atualizada do ATA/66 incrementou a performance do ATA/66 para 100MBps, claro, também chamado de modo UDMA 5;
- ATA/133: Última versão, mais atual, mas que raramente apresenta vantagem em cima do ATA 100, por isso, fabricantes com Intel não tem interface ATA 133 em seus southbridge, somente ATA 100, e com algumas fabricantes de HD como Western Digital, fazem discos rígidos ATA 100, que não tem diferença real para um Maxtor ATA 133, por exemplo. Também chamado de modo UDMA 6.
- UDMA (Ultra DMA): Um protocolo desenvolvido pela Quantum e Intel que suporta transferência de dados em modo BURST (tecnologia onde os dados são transmitidos mais rápido que o padrão normal) de 33,3MBps (atualmente, aceita até 133MBps no padrão ATA 133). Este protocolo se faz necessário para extrair as vantagens da alta velocidade dos discos ULTRA ATA.
- PATA: ATA também é chamada de PATA, (Parallel ATA), pois usa uma sinalização (troca de dados) paralela. Diferente da SATA (****** ATA), que usa sinalização ******.
- Enhanced IDE: Abreviação de Enhanced IDE, uma nova versão do IDE desenvolvida pela Western Digital. Suporta transmissão de dados entre 4 a 16.6MBps, mais ou menos 3 vezes mais rápido que o antigo padrão IDE (veja que isso é antigo né gente). Em adição, poderia suportar HDs de até 8.4GB onde o limite anterior era HDs de 528mb. Por causa do baixo custo, substituiu o SCSI em várias áreas, principalmente os pcs de mesa, ou para consumidores, os desktops.
- Algumas vezes EIDE é referido como Fast ATA ou Fast IDE que é a mesma coisa, mas foi desenvolvido e promovido pela Seagate. Também chamado de ATA-2.
- ATAPI: Abreviação de AT Attachment Packet Interface, uma extensão do EIDE, que habilita a interface a suportar drives de CD-ROM e fitas magnéticas.
2006-09-27 13:23:59
·
answer #1
·
answered by CavanhaMan 5
·
1⤊
0⤋