Já sofri Assédio Moral no trabalho, é realmente isso é horrivel, ninguém pode insultar e xingar os que se empenham no seu trabalho.
2006-09-27 11:53:43
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sei q as regras do Yahoo Respostas naum permitem vc ficar falando sobre as suas frustrações. Mas naum sou um frustrado e o q simplesmente vou relatar é um fato.
Minha avó me criou pois meus pais naum quiseram me cuidar. Ela sempre foi muito dedicada a mim e tudo o q sou devo a ela e a Deus.
Ela queria me ver com uma boa formação, mas sempre fomos pobres, naum tinhamos recursos, mas mesmo assim a velhinha encucou q naum queria q eu estudasse em escola pública. Na época tinha 5 ou 6 anos e naum entendia de nd. Com todo o esforço ela me colocou numa escola particular, uma das mais tradicionais da minha cidade. Era década de 80.
Morávamos no centro junto com a minha bisa q já faleceu, q Deus a tenha. Morávamos de favor.
O 1º grau foi uma maravilha, eu tinha desempenho ótimo, etc.
Houve algumas mudanças na nossa vida. Minha bisa morreu e como a casa era de outra pessoa tivemos q nos mudar. Do centro p/ um bairro bem, mas bem pobre mesmo. Isso foi qdo eu terminei o 1º. Qdo souberam q eu morava naquele bairro, nunca mais fui tratado da mesma forma, mesmo me esforçando.
Álem dos colegas, até por parte dos professores. Qdo eu naum entendia alguma coisa, alguns deles só faltavam mandar eu "plantar batatas". Qdo descobriram q eu estudava com meia bolsa e minha vó trabalhava p/ complementar o pagamento da minha escola, daí sim. Poucos conversavam comigo. Poucos amigos eu tinha. Pelo menos, os que eu tinha eram verdadeiros. Hoje eu entendo. Convidado para as festas, para os aniversários, para os times, nem pensar. Por mais q eu me esforçasse e demonstrasse interesse havia uma força contrária q me impedia e naum vinha de mim. Comecei a ficar revoltado. Uma vez pixaram o banheiro do colégio. Fizeram o desenho de uma colega tb humilde praticando felação c/ outro colega. Colocaram a culpa em quem? No maloqueiro q morava no dito bairro.
O diretor veio pedir explicações a mim e eu contei minha história e comecei a chorar, disse q achava q estava sendo vítima de preconceito por causa do lugar q morava agora, etc. Parece q ele compreendeu, pq ele entendia o "mecanismo" daquela gente.
E como até mesmo as crianças e os adolescentes às vezes conseguem ser cruéis. Resumindo: o 2º grau foi um inferno!!!!
Daí eu me revoltei. Tinha um professor q eu ficava com umas dúvidas na disciplina dele e eu pedia explicação. Naum entendia na 1º, já estava com problemas, frustrado, etc. E ele mandou eu me "catar" se naum conseguia entender uma coisa tão simples.
Estávamos no laboratório, arranquei uma haste de metal de um equipamento q naum me lembro qual era e disse q ia arrebentar a kbeça dele. Aí foi pior. Suspensão. Queriam q eu pedisse desculpas, mas nem q a vaca tussa disse eu. E disse pro diretor q parte da culpa era dele tb e se eu tivesse q me desculpar, ele teria q fazer o mesmo! Ninguém se desculpou e eu voltei prás aulas normal. Outros tb, coincidência ou naum, tb naum gostavam dele. Fizemos um boneco parecido c/ ele e como protesto incendiamos o boneco! Naquele ano eu desisti de estudar e resolvi q ía voltar só no outro ano. Fui fazer outro curso, contabilidade, em vez do médio.
Esse tipo de violência é a única q me recordo e q marcou mesmo. Ela é sim mais danosa do q a física, pq pode interferir em outros campos da tua vida, vc pode se tornar mais introspectivo, criar sentimento de inferioridade, etc, etc.
Acho q violência moral pode ocorrer em todo lugar e vir de qualquer tipo de pessoa. Uma vez estava num posto do SUS e uma mulher estava reclamando pro médico q sentia tipo uma febre uma queimação na kbeça, o médico disse se lá "embaixo naum tava pegando fogo tb." Veja só q disparate, mesmo q fosse de brincadeira, uma pessoa com a bagagem cultural de um médico dizer um asneira dessas! Claro q deveria haver punição e há. Todos devemos buscar nossos direitos. Tentar pegar 2 ou 3 pessoas de testemunha por exemplo e processar o causador do dano. Funcionários públicos naum deveriam ter estabilidade. Assim seriam mais criteriosos e mais cuidadosos, mas prá q? O futuro já tá garantido, né? Q se f**** os outros! Já pratiquei esse tipo de agressão como referi acima, foi qdo quis bater no professor e coloquei fogo no boneco dele, mas naum tinha consciência das coisas do alto. Nunca devemos retribuir violência com violência, devemos sempre mostrar nosso lado bom. No final, os "mocinhos" sempre vencem! É questão de conduta, conduta moral. Se ajude q o céu te ajudará! Um abraço!
2006-09-27 12:30:58
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
sim, em meu trabalho...por mais q o cara se esforce, sempre fik tudo uma "porcaria"pro patrão...é o jeito dele fazer vc se auto demitir.
mas sou osso duro de roer...heheheh...aguento xingões, palavrões e ate "pisadelas nos pes" todos os dias.
meu tenis furou com seu ultimo pisão em meu pe.
mas povo q é povo, tem de aguentar...possuo familia para sustentar...um dia desta vida ei de me livrar...e o desgraçado(patrão) em sua desgraça ha de se enfiar...
2006-09-27 11:55:28
·
answer #4
·
answered by Vampy Lavigne 4
·
0⤊
0⤋