Carlão, eu já passei por isso, e até hoje, depois de casada, tenho que impor limites para que minha mãe perceba que não sou mais a mesma. Sei que isso deixa a gente sentindo culpa no começo, mas com o tempo, avaliando suas próprias ações, verá que pode ser um bom filho, honrar seus pais , ser um cristão fiel , mas sem se deixar ofender. Crente não é tapete! E cada ser humano deve deixar bem claro que quer e merece respeito, seja de quem for. Exemplo: fui durante anos reduzida a nada por minha mãe, que me chamava de incompetente como profissional, isso sem jamais ter assistido uma aula minha. Mesmo me amando muito, ela não tinha limites: me xingava o tempo todo, me humilhava. Até o dia em que eu respondi em alto e bom som, mas com CALMA, que não aceitava mais ser tratada daquele jeito, que se ela queria discutir não seria comigo, pedi licença e sai. Foi um choque para ela: o que havia acontecido com a filhinha? Pois é, a filhinha cresceu e não foi só no tamanho. Com o tempo, ela foi parando de fazer esse tipo de coisa, mas na primeira vez, a casa quase veio abaixo, e eu ali, no meu quarto, orando, sozinha, sem dar uma palavra. Continuo ao lado de minha mãe em tudo que me é possível, já que não moramos mais na mesma cidade. Mas pra vc, Carlão, terá que aprender a perceber que se respeitar também é exigir o respeito daqueles que se infelizmente se recusam a fazê-lo. Já que não é conquistado, deve ser exigido, com tato e diplomacia...Não se deve sair de casa pra fugir de um problema, senão ele estará sempre lá, vc sempre tratado de forma inadequada, tenha a idade que for, e nem mesmo a famíla que vc constituir terá condições de defender, caso os ânimos se exaltem. Mas se vc se impuser, vai nascer de novo, vc vai ver. Assim terá condições de serum homem melhor, um marido, pai e filho melhor. Isso leva tempo e requer esforço, mas vale a pena. Quanto a sua mãe, releve, muitas vezes nossos pais carregam dores que não conhecemos, e que refletem nos filhos, por melhores que eles sejam . E vc parece ser um desses filhos, bom e compassivo. Sua mãe fez um bom trabalho na sua criação. Que jesus te abençõe e continue te guiando.
PS:Submissão é aceitar, ou seja; se SUBmeter a uma MISSÃO que muitas vezes não é a sua. Honrar é amar e cuidar.
2006-09-27 11:09:57
·
answer #1
·
answered by joiadonilorj 3
·
0⤊
0⤋
É pensar assim: "respeito a opinião da minha mãe, mas decido fazer de outra forma". Quem arcará com as conseqüências de nossas escolhas seremos nós mesmos, então, por mais que respeite minha mãe e tenha profunda consideração por ela, ouço seus conselhos, mas tomo minhas próprias decisões. Sei que é difícil quando se mora com a mãe. O melhor é buscar seu próprio cantinho, mas com calma e tranquilidade, sem brigas.
2006-10-01 04:01:57
·
answer #2
·
answered by drica 2
·
0⤊
0⤋
Ser submisso é ser cego em relação à idéia/pessoa.
Honrar algo é saber a que você está obedecendo e concordar.
2006-09-27 11:24:11
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Oi Carlos, a bíblia é clara! Diz que o "homem" deve deixar a casa de seus pais para construir uma família, um lar.
Vc não pode deixar de morar com sua mãe, pelo fato dela ser
tão autoritária. Nenhuma mãe faz e diz coisas sem ter um motivo, ela o ama. Pense nisso!
Seja obediente à ela, e se ela estiver errada, quem terá que acertar as contas com Deus será ela, e não você.
Aliás...porque quer morar longe dela? Ela não te dá amor? Não foi ela quem te colocou no mundo e batalhou pra vc ser que é hoje? Reflita muito Carlos...Eu já passei pela mesma situação
que você, mas o Senhor me fez abrir os olhos e enxergar.
Bjinhoooo Adri :)
2006-09-27 09:58:32
·
answer #4
·
answered by drika_friendgirl 1
·
0⤊
0⤋
Conversa é a melhor forma de se entender e ser entendido, mesmo que doa um pouco ou seu lado ou o da sua mãe.
vc sabe que honrar também é ser correto, e pelo o que vc diz vc está sendo correto.
vc no momento pode estar sendo submisso, pois vc está obediente a sua mãe, mais se vocês conversarem como vc também já é uma pessoa submissa, pode se tornar dependente de si mesmo.
Boa sorte...
2006-09-27 09:54:42
·
answer #5
·
answered by isabela_rdg 3
·
0⤊
0⤋
Velho, Honrra, é você ter seus ideais, principios, e respeitar o proximo ou quem te admira
Submissão, é você ter seus ideais, principios, e respeito, mas nao poder realiza-los como quer pq alguem nao deixa e impoe o que quer em cima de você, conversa com sua mãe, e se ela nao aceitar oq propoe, faça sem a aprovação dela, pq vc já é de maior e sabe muito bem o que quer...
Abs!
2006-09-27 09:52:25
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Vc honra, mas defende os seus principios e as suas verdades. Quem se submete não tem nenhum dos dois
2006-09-27 09:48:02
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋