English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-27 09:34:40 · 2 respostas · perguntado por Manuzinha 1 em Educação e Referência Ajuda para Lição de Casa

2 respostas

Vou tentar resumir...

A bomba de cálcio está presente no tecido muscular esquelético, e é FUNDAMENTAL para a contração muscular.
Isso porque a contração muscular vai ocorrer mediante a secreção de íons cálcio, que vão liberar a troponina, uma proteína da fibra muscular, que impede a contração constante.
Assim, quando chega do cérebro o estímulo para que a contração aconteça, o sarcolema se torna seletiva ao cálcio, através dos canais de cálcio, permitindo que eles penetrem na célula. Só que essa quantidade de cálcio que entra NÃO é suficiente para desencadear a resposta de contração de forma prolongada. Ou seja, se tu levantasse uma barra de metal, tu só agüentaria poucos segundos, então soltaria.

Esse cálcio que penetrou, ou seja, que veio do meio externo, vai atuar sobre o retículo sarcoplasmático, que possui íons cálcio dentro dele também. Assim, através de um processo chamado Calcium Induced Calcium Release, o cálcio de fora vai liberar esse cálcio do retículo sacorplasmático, permitindo que haja ainda mais desse íon, prolongando a contração.

Só que, depois que o estímulo para a contração é cortado, a troponina da fibra muscular deve voltar a inibir a contração. Para isso, uma bomba de cálcio, presente nos sarcolemas, causa liberação ativa dessa grande quantidade de íons cálcio intracelular, permitindo que aconteça o relaxamento.


Espero que ajude.

2006-09-27 09:56:00 · answer #1 · answered by Elton Menezes 3 · 0 0

Bomba de Cálcio para remoção de íons Cálcio do Líquido Sarcoplasmático: Depois dos íons cálcio terem sido liberados da cisterna e se terem difundido para as miofibrilas, a contração muscular continuará então durante o tempo de permanências desses íons em alta concentração no liquido sarcoplasmático. Todavia, uma bomba de cálcio continuamente ativa, localizada nas paredes dos tubos do retículo sarcoplasmático, bombeia os íons cálcio do liquido sarcoplasmático, trazendo-os de volta às cavidades vesiculares do retículo. Essa bomba pode aumentar a concentração de íons cálcio em cerca de 2.000 vezes, no interior do retículo, uma condição que permite o acúmulo de cálcio no retículo sarcoplasmático e que também determina uma deleção quase total desses íons no líquido das miofibrilas. Por essa razão, exceto imediatamente após um potencial de ação, a concentração dos íons cálcio nas miofibrilas é mantida a um nível extremamente baixo.

se for isso ta aí

2006-09-27 16:41:36 · answer #2 · answered by Ðäиiëℓ 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers