Querida existem várias definições de ética, e varia de acordo com o entendimento de cada um, portanto ao invés de responder com minhas palavras o que seria muito restrito p/ vc já que precisa fazer um trabalho resovi copiar a definição abaixo que é bem mais abrangente e que vc poderá ler, entender e colocar sua opinião sobre a ética.
Doutrina
Como Doutrina Filosófica, a Ética é essencialmente especulativa e, a não ser quanto ao seu método analítico, ela jamais será normativa, característica esta, exclusiva do seu objeto de estudo, a Moral. Portanto, a Ética mostra o que era moralmente aceito na Grécia(espaço) Antiga (tempo) possibilitando uma comparação com o que é moralmente aceito hoje (tempo) na Europa (espaço), por exemplo, indicando através da comparação, mudanças no comportamento humano e nas regras sociais e suas conseqüências, podendo daí, detectar problemas e/ou indicar caminhos.
Estudo da ética
A ética pode ser interpretada também como um termo genérico que designa aquilo que é freqüentemente descrito como a "ciência da moralidade", isto é, suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.
Em filosofia, o comportamento ético é aquele que é considerado bom, e, sobre a bondade, os antigos diziam que: o que é bom para a leoa, não pode ser bom à gazela. E, o que é bom à gazela, fatalmente não será bom à leoa. Este é um dilema ético típico.
Portanto, a ética juntamente a outras áreas tradicionais de investigação filosófica, e devidas subjetividades típicas em si, ao lado da metafísica e da lógica, não pode ser descrita de forma simplista. Desta forma, o objetivo de uma teoria da ética é determinar o que é bom, tanto para o indivíduo como para a sociedade como um todo. Os filósofos antigos adotaram diversas posições na definição do que é bom, sobre como lidar com as prioridades em conflito dos indivíduos versus o todo, sobre a universalidade dos princípios éticos versus a "ética de situação". Nesta o que está certo depende das circunstâncias e não de uma qualquer lei geral. E sobre se a bondade é determinada pelos resultados da ação ou pelos meios pelos quais os resultados são alcançados.
O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “Como devo agir perante os outros?”. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Ora, esta é a questão central da Moral e da Ética.
Visão
A ética tem sido aplicada na economia, política e ciência política, conduzindo a muitos distintos e não-relacionados campos de ética aplicada, incluindo: ética nos negócios e Marxismo.
Também tem sido aplicada à estrutura da família, à sexualidade, e como a sociedade vê o papel dos indivíduos, conduzindo a campos da ética muito distintos e não-relacionados, como o feminismo e a guerra, por exemplo.
A visão descritiva da ética é moderna e, de muitas maneiras, mais empírica sob a filosofia Grega clássica, especialmente Aristóteles.
Inicialmente, é necessário definir uma sentença ética, também conhecido como uma afirmativa normativa. Trata-se de um juízo positivo ou negativo (em termos morais) de alguma coisa.
Sentenças éticas são frases que usam palavras como bom, mau, certo, errado, moral, imoral, etc.
2006-09-27 07:18:30
·
answer #1
·
answered by Jo 4
·
0⤊
0⤋
Afinal, o Que é Ãtica?
"A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”.(VALLS, Ãlvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed.Brasiliense, 1993, p.7)
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÃTICA é "o estudo dos juÃzos de apreciação que se referem à conduta humana susceptÃvel de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
Alguns diferenciam ética e moral de vários modos:
1. Ãtica é princÃpio, moral são aspectos de condutas especÃficas;
2. Ãtica é permanente, moral é temporal;
3. Ãtica é universal, moral é cultural;
4. Ãtica é regra, moral é conduta da regra;
5. Ãtica é teoria, moral é prática.
Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas.
Vários pensadores em diferentes épocas abordaram especificamente assuntos sobre a ÃTICA: Os pré-socráticos, Aristóteles, os Estóicos, os pensadores Cristãos (PatrÃsticos, escolásticos e nominalistas), Kant, Espinoza, Nietzsche, Paul Tillich etc.
Passo a considerar a questão da ética a partir de uma visão pessoal através do seguinte quadro comparativo:
Ãtica Normativa Ãtica Teleológica Ãtica Situacional
Ãtica Moral
Ãtica Imoral
Ãtica Amoral
Baseia-se em princÃpios e regras morais fixas
Baseia-se na ética dos fins: “Os fins justificam os meios”.
Baseia-se nas circunstâncias. Tudo é relativo e temporal.
Ãtica Profissional e Ãtica Religiosa: As regras devem ser obedecidas.
Ãtica Econômica: O que importa é o capital.
Ãtica PolÃtica: Tudo é possÃvel, pois em polÃtica tudo vale.
Conclusão:
Afinal, o que é ética?
Ãtica é algo que todos precisam ter.
Alguns dizem que têm.
Poucos levam a sério.
Ninguém cumpre à risca...
2006-09-27 07:11:47
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Ética, para mim é um conjunto de verdades, do que é bom e do que é certo. Ter ética, ser ético: é seguir este conjunto de verdades.
Ser ético, é fazer o que é certo, o que é bom. Independente de está sendo observado ou não. De ser punido ou não. É fazer o certo, pelo certo; o bem, pelo bem. Sem visar recompensas, nem fugir de punições.
A pessoa ética não será punida, e terá suas recompensas naturalmente. Porém, ela não age visando só isso.
Todos sabem o que é certo e errado, na maioria das vezes, basta fazer o certo e você estará sendo ético.
Alguém, que erre por não conhecer o erro, por não saber que aquilo era errado, foi ético.
Exceto se este diz que não conhecia aquele erro, porém conhecia.
Não tendo como saber se ele está mentindo. Deve-se perdoar e instruir, porém, se ele cometer novamente o erro. Sabemos, que ele é culpado. Pois, ao errar e ser instruído ele teve seu erro reconhecido, e o erros reconhecidos são inesquecíveis.
Como foi dito, na maioria das vezes sabemos definir o certo e o errado.
Não temos desculpas para errar, só porque não havia expresso regras de como agir naquela situação ou não conhecíamos, se sabíamos que era errado deveríamos ter evitado.
Ética é faça com os outros, e que gostaria que fosse feito a você.
2006-09-27 08:53:25
·
answer #3
·
answered by Tibet Himalaia 2
·
0⤊
0⤋
A ética é do ponto de vista humano a conduta moral de um individuo . Basicamente a ética é simplesmente é a conduta de seus atos
2006-09-27 07:59:10
·
answer #4
·
answered by gigi little 2
·
0⤊
0⤋
Prof. José Roberto Goldim
--------------------------------------------------------------------------------
A seguir são apresentadas algumas idéias de diferentres autores sobre o que é Ãtica e as suas definições mais usuais.
Ãtica é uma palavra de origem grega, com duas origens possÃveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter. A primeira é a que serviu de base para a tradução latina Moral, enquanto que a segunda é a que, de alguma forma, orienta a utilização atual que damos a palavra Ãtica.
Ãtica é a investigação geral sobre aquilo que é bom.
Moore GE. PrincÃpios Ãticos. São Paulo: Abril Cultural, 1975:4
A Ãtica tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a sà mesmo como tal, isto é, como pessoa. (...) A Ãtica se ocupa e pretende a perfeição do ser humano.
Clotet J. Una introducción al tema de la ética. Psico 1986;12(1)84-92.
A Ãtica existe em todas as sociedades humanas, e, talvez, mesmo entre nossos parentes não-humanos mais próximos. Nós abandonamos o pressuposto de que a Ãtica é unicamente humana.
A Ãtica pode ser um conjunto de regras, princÃpios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral).
Singer P. Ethics. Oxford: OUP, 1994:4-6.
“Realmente os termos “ética” e “moral” não são particularmente apropriados para nos orientarmos. Cabe aqui uma observação sobre sua origem, talvez em primeiro lugar curiosa. Aristóteles tinha designado suas investigações teórico-morais - então denominadas como “éticas” - como investigações “sobre o ethos”, “sobre as propriedades do caráter”, porque a apresentação das propriedades do caráter, boas e más (das assim chamadas virtudes e vÃcios) era uma parte integrante essencial destas investigações. A procedência do termo “ética”, portanto, nada tem a ver com aquilo que entendemos por “ética”. No latim o termo grego éthicos foi então traduzido por moralis. Mores significa: usos e costumes. Isto novamente não corresponde, nem à nossa compreensão de ética, nem de moral. Além disso, ocorre aqui um erro de tradução. Pois na ética aristotélica não apenas ocorre o termo éthos (com 'e' longo), que significa propriedade de caráter, mas também o termo éthos (com 'e' curto) que significa costume, e é para este segundo termo que serve a tradução latina.”
2006-09-27 07:31:15
·
answer #5
·
answered by Rania (visual novo) 3
·
0⤊
0⤋
Ética e o que nos todos deveríamos ter para com nossos semelhantes não os tratar de maneira desumana como se fossem meros objetos,devemos sim ter ética o quer que estejamos para não ferir os princípios morais.Enfim a ética e o modo de educação para com todos
2006-09-27 07:25:37
·
answer #6
·
answered by Fá 2
·
0⤊
0⤋
Do grego “ethiké” ou do latim “ethica” (ciência relativa aos costumes), ética é o domÃnio da filosofia que tem por objectivo o juÃzo de apreciação que distingue o bem e o mal, o comportamento correcto e o incorrecto. Os princÃpios éticos constituem-se enquanto directrizes, pelas quais o homem rege o seu comportamento, tendo em vista uma filosofia moral dignificante. Os códigos de ética são dificilmente separáveis da deontologia profissional, pelo que não é pouco frequente os termos ética e deontologia serem utilizados indiferentemente.
O termo Deontologia surge das palavras gregas “déon, déontos” que significa dever e “lógos” que se traduz por discurso ou tratado. Sendo assim, a deontologia seria o tratado do dever ou o conjunto de deveres, princÃpios e normas adoptadas por um determinado grupo profissional. A deontologia é uma disciplina da ética especial adaptada ao exercÃcio da uma profissão.
Existem inúmeros códigos de deontologia, sendo esta codificação da responsabilidade de associações ou ordens profissionais. Regra geral, os códigos deontológicos têm por base as grandes declarações universais e esforçam-se por traduzir o sentimento ético expresso nestas, adaptando-o, no entanto, à s particularidades de cada paÃs e de cada grupo profissional. Para além disso, estes códigos propõem sanções, segundo princÃpios e procedimentos explÃcitos, para os infractores do mesmo. Alguns códigos não apresentam funções normativas e vinculativas, oferecendo apenas uma função reguladora. A declaração dos princÃpios éticos dos psicólogos da Associação dos Psicólogos Portugueses, por exemplo, é exclusivamente um instrumento consultivo. Embora os códigos pretendam oferecer uma reserva moral ou uma garantia de conformidade com os Direitos Humanos, estes podem, por vezes, constituir um perigo de monopolização de uma determinada área ou grupo de questões, relativas a toda a sociedade, por um conjunto de profissionais
"A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”.(VALLS, Ãlvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed.Brasiliense, 1993, p.7)
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÃTICA é "o estudo dos juÃzos de apreciação que se referem à conduta humana susceptÃvel de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
Alguns diferenciam ética e moral de vários modos:
1. Ãtica é princÃpio, moral são aspectos de condutas especÃficas;
2. Ãtica é permanente, moral é temporal;
3. Ãtica é universal, moral é cultural;
4. Ãtica é regra, moral é conduta da regra;
5. Ãtica é teoria, moral é prática.
Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas.
Vários pensadores em diferentes épocas abordaram especificamente assuntos sobre a ÃTICA: Os pré-socráticos, Aristóteles, os Estóicos, os pensadores Cristãos (PatrÃsticos, escolásticos e nominalistas), Kant, Espinoza, Nietzsche, Paul Tillich etc.
Passo a considerar a questão da ética a partir de uma visão pessoal através do seguinte quadro comparativo:
Ãtica Normativa Ãtica Teleológica Ãtica Situacional
Ãtica Moral
Ãtica Imoral
Ãtica Amoral
Baseia-se em princÃpios e regras morais fixas
Baseia-se na ética dos fins: “Os fins justificam os meios”.
Baseia-se nas circunstâncias. Tudo é relativo e temporal.
Ãtica Profissional e Ãtica Religiosa: As regras devem ser obedecidas.
Ãtica Econômica: O que importa é o capital.
Ãtica PolÃtica: Tudo é possÃvel, pois em polÃtica tudo vale.
Conclusão:
Afinal, o que é ética?
Ãtica é algo que todos precisam ter.
Alguns dizem que têm.
Poucos levam a sério.
Ninguém cumpre à risca
A ética (palavra originada diretamente do latim ethica, e indiretamente do grego ηθική, ethiké) é um ramo da filosofia, e um sub-ramo da axiologia, que estuda a natureza do que consideramos adequado e moralmente correto. Pode-se afirmar também que Ãtica é, portanto, uma Doutrina Filosófica que tem por objeto a Moral no tempo e no espaço, sendo o estudo dos juÃzos de apreciação referentes à conduta humana.Doutrina
Como Doutrina Filosófica, a Ãtica é essencialmente especulativa e, a não ser quanto ao seu método analÃtico, ela jamais será normativa, caracterÃstica esta, exclusiva do seu objeto de estudo, a Moral. Portanto, a Ãtica mostra o que era moralmente aceito na Grécia(espaço) Antiga (tempo) possibilitando uma comparação com o que é moralmente aceito hoje (tempo) na Europa (espaço), por exemplo, indicando através da comparação, mudanças no comportamento humano e nas regras sociais e suas conseqüências, podendo daÃ, detectar problemas e/ou indicar caminhos.
[editar]
Estudo da ética
A ética pode ser interpretada também como um termo genérico que designa aquilo que é freqüentemente descrito como a "ciência da moralidade", isto é, suscetÃvel de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.
Em filosofia, o comportamento ético é aquele que é considerado bom, e, sobre a bondade, os antigos diziam que: o que é bom para a leoa, não pode ser bom à gazela. E, o que é bom à gazela, fatalmente não será bom à leoa. Este é um dilema ético tÃpico.
Portanto, a ética juntamente a outras áreas tradicionais de investigação filosófica, e devidas subjetividades tÃpicas em si, ao lado da metafÃsica e da lógica, não pode ser descrita de forma simplista. Desta forma, o objetivo de uma teoria da ética é determinar o que é bom, tanto para o indivÃduo como para a sociedade como um todo. Os filósofos antigos adotaram diversas posições na definição do que é bom, sobre como lidar com as prioridades em conflito dos indivÃduos versus o todo, sobre a universalidade dos princÃpios éticos versus a "ética de situação". Nesta o que está certo depende das circunstâncias e não de uma qualquer lei geral. E sobre se a bondade é determinada pelos resultados da ação ou pelos meios pelos quais os resultados são alcançados.
O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “Como devo agir perante os outros?”. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difÃcil de ser respondida. Ora, esta é a questão central da Moral e da Ãtica.
[editar]
Idade média
O estudo formal da filosofia estagnou até a era medieval, quando ela ganhou força através dos escritos de Maimonides, São Tomas de Aquino e outros. Foi dessa vez que o debate entre as éticas baseadas nas leis natural e divina ganhou nova importância.
[editar]
Visão
A ética tem sido aplicada na economia, polÃtica e ciência polÃtica, conduzindo a muitos distintos e não-relacionados campos de ética aplicada, incluindo: ética nos negócios e Marxismo.
Também tem sido aplicada à estrutura da famÃlia, à sexualidade, e como a sociedade vê o papel dos indivÃduos, conduzindo a campos da ética muito distintos e não-relacionados, como o feminismo e a guerra, por exemplo.
A visão descritiva da ética é moderna e, de muitas maneiras, mais empÃrica sob a filosofia Grega clássica, especialmente Aristóteles.
Inicialmente, é necessário definir uma sentença ética, também conhecido como uma afirmativa normativa. Trata-se de um juÃzo positivo ou negativo (em termos morais) de alguma coisa.
Sentenças éticas são frases que usam palavras como bom, mau, certo, errado, moral, imoral, etc.
Aqui vão alguns exemplos:
“Salomão é uma boa pessoa”
“As pessoas não devem roubar”
“A honestidade é uma virtude”
Em contraste, uma frase não-ética precisa ser uma sentença que não serve para uma avaliação moral. Alguns exemplos são:
“Salomão é uma pessoa alta”
“As pessoas se deslocam nas ruas”
"João é o chefe".
2006-09-27 07:22:35
·
answer #7
·
answered by Aninha 1
·
0⤊
0⤋
ética é ciência da moral, que é essencial para que o homem viva de acordo com uma conduta que molda sua personalidade, sendo essa voltada a dignidade humana.
2006-09-27 07:21:16
·
answer #8
·
answered by andrelino do sapo 1
·
0⤊
0⤋
resumidamente ética é o estudo da moral
ambas estão intimanente ligadas
tdo q é relacionado a moral é referente á ética tbm
2006-09-27 07:20:57
·
answer #9
·
answered by Junior 2
·
0⤊
0⤋
Já respondi outras vezes, essa pergunta. Mas, vai de novo:
"Ética" é tudo aquilo que vc faz, quando ninguém está vendo.
Acertei?
2006-09-27 07:20:13
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É agir com bom caráter.
2006-09-27 07:18:42
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋