English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Os PMs trabalham dioturnamente para garantir a paz social. Muitas vezes com o sacrifício da própia vida. Ganham mal, e concorrem a escalas de serviço durante todos os dias do ano, feriados, final de semana...

2006-09-27 06:41:21 · 12 respostas · perguntado por Fazolla 2 em Governo e Política Polícia e Aplicação da Lei

12 respostas

As Polícias Militares, hoje um dos órgãos de segurança pública, previstas na Constituição Federal no seu art 144 pár. 5º, têm um estigma que as persegue...

Após a Revolução de 64 as Forças Armadas, que tomaram o poder, comprometeram-se a realizarem novas eleições assim que possível, porém como todos sabem não foi isso o que aconteceu...
Na época a maioria dos Estados contavem com uma grande quantidade de agentes responsáveis pela aplicação da lei - os guardas civis- não militarizados- responsáveis pelo policiamento constante nas ruas, e , as tropas aquarteladas, como no caso de São Paulo a Força Pública, que faziam o policiamento em eventos, ou em locais de maior risco, e tinha a característica de ser militarizada.
Com o pouco efetivo das Forças Armadas, o efetivo total das guardas civis e forças públicas estaduais tornaram-se um possível problema aos militares, que desejavam permanecer no poder, temendo assim uma nova revolução, tal como a ocorrida em 1932 em São Paulo (Revolução Constitucionalista).
A melhor solução encontrada foi a de fundir as instituições Guarda Civil e Força Pública (1970), e renomear esta nova instituição como Polícia Militar, subjugando esta ao Exécito, colocando no comando das polícias militares estaduais generais desta Arma.
O grande efetivo dessas instituições foram utilizados então de acordo com os interesses dos militares que estavam no poder, como o braço que reprimia a sociedade descontente com o governo militar.
Os anos passaram, o regime militar caiu e aqueles antes reprimidos assumiram o poder...
As Polícias Militares antes voltadas para confrontarem inimigos tiveram que se adaptar, incluindo nos seus currículos escolares e ministrando cursos ,ao seu efetivo, de Direitos Humanos e mais recentemente de Polícia Comunitária, afim de se adequarem às novas lideranças governamentais, que ameaçavam extinguí-las, e à Sociedade Brasileira que exigiu um melhor preparo de seus policiais.
Porém o estigma do militarismo permanece, e as atuais lideranças governamentais não simpatizam com as instituições que outrora os perseguiam...
Mesmo que haja um constante aperfeiçoamento desta instituição, e uma melhora na prestação de serviço, qualquer erro de um policial militar será explorado, para diminuir o valor da corporação...pois que ver um exemplo pode observar que um crime cometido um ex-PM vêm demarcada por este substantivo, enquanto não se vê notícias com ex-advogados, ex-açogueiros, etc...
Lógico que estas instituições têm muito a que se aperfeiçoar, pois seu objetivo é a proteção da sociedade, porém sempre ocorrerão erros, pois como qualquer empresa ela é formada de humanos, e estes estão sujeitos a cometer erros, mas deve ser exigido uma apuração transparente e uma punição exemplar para os que erram.
Mas o mais importante hoje em dia é a população se conscientizar da importância da atuação dos policiais (pois muitas vezes são os únicos a socorrerem a população nos piores momentos, e mesmo que em seus quadros ainda existam pessoas ruins, a grande maioria luta diuturnamente para o bem, mesmo que com o sacrifício da própria vida...) e começar a colaborar para que seja combatido o verdadeiro mal: o crime.

2006-09-27 13:21:25 · answer #1 · answered by JCésar 1 · 0 0

Você valoriza um maluco que por nada te julga meliante e te dá borrachadas de graça???
São muito poucos PM's que têm um preparo realmente eficiente para ajudar a sociedade... e muitos deles são tão criminosos quanto os homens do PCC...

Só por isso...

2006-09-27 06:50:06 · answer #2 · answered by ¬,¬ 4 · 1 0

PQ MUITOS SE COMPORTAM COMO OS PROPRIOS BANDIDOS !!!

2006-09-27 06:48:45 · answer #3 · answered by O MESMO 4 · 1 0

Justamente porque são mal remunerados, muitos (nem todos, claro) acabam sendo corruptos, estes somente se diferenciam da maioria dos políticos, ACEITAM "FAVORES", com relação à remuneração.

2006-09-28 01:50:34 · answer #4 · answered by Claudimeire M 3 · 0 0

um dos motivos é a preparação deficiente aliada a baixa remuneração, a preparação deveria ser mais centrada em questões de direito, pois no brasil, ainda não existem condições para contratar somente policiais formados. além das dificuldades, não é valorizado tem que conviver com violência, se responder à altura as agressões de (loucos) no futebol, bêbados na saída de festas responde a processo, e o pessoal dos direitos humanos só não falam nada de o policial for agredido ou morto, (afinal é sua profissão, né)

2006-09-27 14:33:14 · answer #5 · answered by joao w 1 · 0 0

porque a maioria são corruptos os que tinha que proteger a sociedade e acaba saindo pior que bandido e ja diria o ditado quem anda com porco come farelo.

2006-09-27 09:54:20 · answer #6 · answered by Pablito 4 · 0 0

Não se dão ao respeito, depois de engajados na PM, pessoas boas, ficam sabendo de "coisas +", que não podem relatar nem pra "mãe deles", assim tornam-se iguais aos outros num circulo vicioso "sentido literal", e sem a menor consciência, agem com estupidez e arbitrariamente com quem lhes paga o salário, parco, mas o salário.

2006-09-27 07:26:48 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Acredito que você esteja um pouco equivocado, todo cidadão é consciente de que há bons e maus policiais, somente isto, afora disto, todos lhes tem respeito. E não tenha pra ver.

2006-09-27 07:12:03 · answer #8 · answered by Deuteronômio 5 · 0 0

Concordo que eles são pouco valoriza dos, mas acho que isso acontece por falta de informação nas pessoas, o problema esta na lei, não no policial, nem no delegado, nem no promotor, nem no juiz e nem no advogado, temos leis antigas, cheias de buracos e fendas que permitem que os criminosos se livrem delas. As pessoas fala que policia não faz nada, não adianta, um policial prende um bandido e em meia hora ele esta solto por um habeas corpus, assim não adianta o trabalho da policia, mas como São eles que vemos todos os dias, é mais fácil de culpa-los

2006-09-27 06:49:40 · answer #9 · answered by cocodriloco 3 · 0 0

A sociedade também não valoriza Os professores, os garis, os enfermeiros, os motoristas de coletivos, as secretarias, etc.

Não é privilegio dos militares.

2006-09-27 06:45:06 · answer #10 · answered by Allan C 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers