English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-26 14:04:20 · 1 respostas · perguntado por anaphylaxxya 3 em Artes e Humanidades Livros e Autores

1 respostas

Especificamente, não sei dizer. Mas, caso você entre no site da "Revista Agulha", muito provavelmente irá encontrar alguma dica. Há também um bom material sobre o poeta paulistano Roberto Piva, onde se fala a respeito dos beatniks. Enquanto você não encontra, deixo aqui um texto de Allen Ginsberg que foi publicado na revista "Música do Planeta Terra", nº 3 (que, aliás, deve ter durado uns poucos números a mais). Penso que vai gostar. E espero que sim. Aqui está:
(Detalhe: adorei esta sua pergunta. Por ela, estou relendo toda "a rapaziada", incluindo um texto de Henry Miller sobre Kerouac. Caso queira, depois o transcrevo também. Valeu!)

"Um Supermercado
na Califórnia"

de: Allen ginsberg

Que pensamentos tenho de ti esta noite, Walt Whitman, porque desci as ruas laterais debaixo das árvores com uma dor de cabeça auto-consciente olhando para a lua cheia.
Na minha fadiga faminta, e querendo comprar imagens, entrei no supermercado de fruta com néon, sonhando com as tuas enumerações!
Que pêssegos e que penumbra! Famílias inteiras fazendo compras à noite! Corredores cheios de maridos! Mulheres nos abacates, bebês nos tomates!_ e tu, Garcia Lorca, que estavas a fazer ao pé das melancias?

Vi-te, Walt Whitman, sem filhos, velho comilão solitário, apalpando as carnes no frigorífico e deitando o olho aos marçanos.
Ouvi-te fazer perguntas a todos: quem amtou as costeletas de porco? O preço das bananas? És o meu anjo?
Vagueei por entre as pilhas brilhantes de latas seguindo-te, e seguido na minha imaginação pelo detetive da casa.
Percorremos juntos os grandes corredores na nossa fantasia solitária provando alcachofras, tirando todos os manjares congelados, e sem nunca passarmos pela caixa.

Aonde é que vamos, Walt Whitman? As portas fecham dentro de uma hora. Que caminho a tua barba aponta hoje?
(Toco no teu livro e penso na nossa odisséia no supermercado e sinto-me absurdo).
Passearemos toda a noite por ruas solitárias? As árvores juntam sombra com sombra, luzes nas casas, estaremos os dois solitários.
Sonhando com a perdida América de amor passaremos por automóveis azuis estacionados, a caminho da nossa casa silenciosa?
Ah, querido pai, barba grisalha, velho e solitário mestre de coragem, que América tiveste quando Charon deixou de empurrar o seu barco e tu desceste para a margem enfumarada e ficaste a vê-lo desaparecer nas águas negras do Lethe?

2006-09-29 17:59:21 · answer #1 · answered by Noel Prosa 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers