English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

para pesquisa na faculdade.
por que ocorre
os meios de acabar com ela
punir ou nao os clubes

2006-09-26 13:29:27 · 11 respostas · perguntado por Marcelo D 1 em Esportes Futebol Futebol Brasileiro

11 respostas

Colega!
Eu gosto muito de futebol, então desde criancinha que acompanho. Você pergunta porque ocorre, e vou dar a minha opinião: Durante o decorrer dos tempos sempre houve violência envolvendo futebol e times, porque, porque existe em princípio a passionalidade, ou seja, as pessoas "amam" seus clubes e não toleram provocaçãoes(paixões incontroláveis), bom isto é um tipo de violência, e existe este outro tipo de violência atual em que se agregam a violência normal toda uma carga social e de deseducação jamais havida. Eu tenho acompanhado entrevistas dos representantes policiais e eles próprios tem dificuldade em expressar e classificar o tipo de pessoas que estão tendo estas mutações comportamentais. Existem verdadeiros arrastões, no entorno dos estádios, quebradeiras de ônibus e estações de metrô, enfrentamento de torcidas nas ruas, roubos e badernas nas estradas pelas torcidas organizadas.
Os meios de acabar com ela? Difícil, posto que os clubes tiveram de colocar cameras de filmagem, extinguiram as torcidas organizadas, colocaram seguranças próprios e ainda assim, quando menos se espera eclode uma tragédia.
Os representantes policiais citam que determinadas operações são organizadas e planejadas inclusive e até pela Internet.
Realmente, eu acredito que já exista por parte da polícia históricos suficientes para que a Inteligência e Tática se antecipe aos fatos.
Quanto a punir os clubes? Olha, só se for provado envolvimento. Você lembra do último jogo do Brasil? Houve a invasão de uma dezena de torcedores brasileiros e o Brasil ou a CBF não foram punidos.
Volto a repetir que violências maiores que acontecem muito revelam o caldo de cultura e estrutura social que o país está atravessando.
Oxalá, que os deuses do futebol possam intervir!
Beijinhos.

2006-09-26 18:08:50 · answer #1 · answered by Tully 3 · 0 0

Por que o ser humano é tão ignorante que briga por coisas minimas no caso uma partida de futebol

2006-09-30 14:05:52 · answer #2 · answered by vascaino de coração 2 · 0 0

a falta de espirito esportivo

2006-09-29 17:14:25 · answer #3 · answered by galo 2 · 0 0

Por fauta de incopetencia de quem faz o futebol!!!!!

2006-09-27 17:00:15 · answer #4 · answered by estevaoboy 2 · 0 0

A violência esta generalizada!! Mas as torcidas organizadas são formadas por delinquentes. Fiquei horrorizado quando assisti um jogo no meio de uma torcida organizada!!

2006-09-27 11:10:54 · answer #5 · answered by Yehokhanan 3 · 0 0

um modelo a seguir é a Inglaterra, vc lembra dos amistosos do Brasil, naquele país, houve uma simples invasão de campo considerado por nós, mas lá existe leis e São cumpridas, aqui se um torcedor faz a mesma coisa não tem punição, o grande culpado por isso não são os clubes, temos que cobrar mais de nossas autoridades, lembra do caso grafite, puniram o jogador argentino, mas as pessoas como o grafite vivem sofrendo discriminação e cadê as autoridades.

2006-09-27 09:05:18 · answer #6 · answered by salva 2 · 0 0

os clubes nao tem tanta culpa mas tem entende...

as pessoas vao mto no que as outras falam... entao se fossem assistir os jogos sosinhas sem mta gente perto nao teria briga, como sabem que tem uma grande quantidade de fanaticos se sentem seguros e brigam e batem por qualquer coisa.
as vezes as brigas nao é tanto pelo time perder mas sim para poder fazer o fervo..
sao todos impetuosos

2006-09-27 00:42:52 · answer #7 · answered by Alex A 1 · 0 0

Oi Marcelo. Bom, vou te dar meus pontos de vista a respeito deste problema e aí vc poderá desenvolvê-los melhor em seu trabalho. Aí vai:
A violência ocorre no futebol de diversas e diferentes formas. Se formos olhar pelo lado social, a violência começa nos campos de várzea entre os próprios jogadores, diante da incopentência e da falta de controle do jogo feito pelo juiz, e até mesmo da falta de policiamento adequado em certos campos. Possíveis resultados disto: Jogadores amadores gravemente lesionados, com membros quebrados, tiros e até mortes.
No futebol profissional a violência ocorre em duas partes: Dentro e fora de campo. Fora de campo é o famoso confronto entre torcedores rivais, quebra-quebra de ônibus, arrastões, etc. Dentro de campo ela ocorre tanto entre os jogadores, quanto entre os torcedores, e dos jogadores com os torcedores. Analisando cada caso, os jogadores se agridem em campo, seja verbalmente ou fisicamente, com xingamentos de todo o tipo (racista, familiar, etc, ex. caso Zidane), entre torcedores de equipes rivais (Boca e River, Atlético Mineiro e Cruzeiro, Corinthians e Palmeiras, Flamengo e Vasco, Grêmio e Internacional) com paus, pedras, foguetes, etc, deixando pessoas feridas e algumas mortas.
E o último caso é o da torcida com os jogadores, neste caso se pode abordar a agressão física que jogadores adversários podem sofrer e agressões racistas, como torcidas na europa que imitam macacos ou jogam bananas quando um jogador negro toca na bola.
Estas agressões ocorrem porque falta um controle maior das autoridades esportivas e até mesmo policiais sobre as atitudes destas pessoas, que são bandidos travestidos de torcedores que vão aos estádios para aprontar e exaltar ódio seja lá contra quem for.
O que se pode fazer para acabar a violência é equipar e monitorar ao máximo as atividades destes torcedores no estádio e nas cercanias do mesmo através do uso de câmeras de vigilância sofisticadas, um forte aparato policial e punições duras e pesadas aos marginais que forem pegos transgredindo a lei. Outra idéia que pode e deve ser feita com maior intensidade são campanhas educativas para conscientizar os torcedores, para que respeitem os torcedores e jogadores adversários, independente de qual time for. Bater ou matar um torcedor rival não o fará torcer para seu time de coração, não adianta e não resolve nada.
Quanto a punir ou não os clubes depende de cada caso. O clube deve fazer sua parte de conscientizar e mobilizar seus torcedores para que sejam pacíficos e que estejam em campo para torcer, e não para outros fins como brigas, tumultos, etc. Punir só se houver reincidência da torcida de determinado clube sobre determinado fato, e este mesmo clube nada fizer a respeito do problema. Exemplo: A torcida do clube x é racista nos jogos do seu time, e a diretoria nem os jogadores se manifestam para que isto mude. Isto se torna, a meu ver, passível de punição, por estarem indiferentes a uma situação gravíssima como esta. E no caso do Brasil os clubes já são punidos com perda de mandos de campo, portões fechados em jogos de determinado time e por aí vai, de acordo com o tipo de infração cometida.

Bom, espero ter ajudado!!!
Um abraço e sucesso neste trabalho!!!

2006-09-27 00:15:02 · answer #8 · answered by nicevandro 5 · 0 0

Se vc vc vai fazer esse trabalho para a facul eh pq seu profº "acha" q existe violencia no futebol.Vou te dizer uma coisa, a violencia q vc ve no noticiario, eh so o q a imprensa "inventa" para vender jornal.Exitir claro q existe como em todo lugar, mais nao absurdamente como se ve.
sugiro q vc faça uma pesquisa comparando a violencia no futebol brasileiro com a de outros paises.
os meios de acabar com ela eh parar de dar importancia para a imprensa "marrom"
Boa sorte no seu trabalho!!!

2006-09-26 20:41:59 · answer #9 · answered by marylisboa_mv 3 · 0 0

Tudo se inicia na sua origem varzeana, e de periferia. Fico triste em ver um atleta que ganha milhares de reais, entrar de carrinho no companheiro que também depende das pernas para continuar o esporte.

Jogadores como o Edmundo (de origem humilde), também conhecido como "animal", falar para um time do interior, que o salário dele daria para pagar o time inteiro.

Tudo em nada ajuda, mas contribui e muito para com a violência tanto fora como dentro de campo.

2006-09-26 20:41:45 · answer #10 · answered by Deuteronômio 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers