English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sabemos, pelo estudo das Sagradas Escrituras e História do povo Hebreus, que Deus recebeu muitos nomes mas só é conhecido pelos Cristãos simplesmente por Deus que não é um nome propio e sim uma designação. Então, quem sabe seu primeiro nome?

2006-09-26 11:36:12 · 12 respostas · perguntado por juarezpal 2 em Artes e Humanidades História

12 respostas

O progresso que os hebreus fizeram desde o politeísmo, passando pelo henoteísmo, até o monoteísmo, não foi um desenvolvimento ininterrupto e contínuo de conceitos. Eles experimentaram muitos retrocessos na evolução dos seus conceitos da Deidade, enquanto, ao mesmo tempo, em uma mesma época, havia idéias sobre Deus que variavam entre os grupos diferentes de crentes semitas. De tempos em tempos, numerosos termos foram usados na sua conceituação de Deus e, com o intuito de impedir a confusão, esses vários títulos dados à Deidade serão definidos do modo como dizem respeito à evolução da teologia judaica:

1. Yavé era o deus das tribos da Palestina do sul, as quais associavam esse conceito de deidade com o monte Horeb, o vulcão de Sinai. Yavé era meramente um, entre as centenas e milhares de deuses da natureza que atraíam a atenção e clamavam a adoração das tribos e dos povos semitas.

2. El Elyon. Durante séculos, depois da passagem de Melquisedeque por Salém, a sua doutrina da Deidade sobreviveu sob várias versões, mas era geralmente indicada pelo termo El Elyon, o Deus Altíssimo dos céus. Muitos semitas, incluindo os descendentes imediatos de Abraão, por várias vezes adoraram a ambos, a Yavé e a El Elyon.

3. El Shadai. É difícil explicar o que El Shadai representava. Essa idéia de Deus era um composto derivado dos ensinamentos do Livro da Sabedoria de Amenemope, modificado pela doutrina de Aton, feita por Iknaton, e posteriormente, influenciado pelos ensinamentos de Melquisedeque incorporados ao conceito de El Elyon. À medida, porém, que o conceito de El Shadai impregnou a mente dos hebreus, ele coloriu-se totalmente pelas crenças no Yavé do deserto.

Uma das idéias dominantes da religião dessa época foi o conceito egípcio da Providência divina, o ensinamento de que a prosperidade material era uma recompensa dada por servir a El Shadai.

4. El. Em meio a toda essa confusão, na terminologia, e à imprecisão de conceito, muitos crentes fervorosos esforçaram-se sinceramente para adorar a todas essas idéias em evolução da divindade, e adveio a prática de referir-se a essa Deidade composta como sendo El. E esse termo incluía, ainda, outros dos deuses beduínos da natureza.

5. Eloim. Em Kish e em Ur, durante muito tempo, perduraram grupos de sumérios-caldeus que ensinavam um conceito de um Deus três-em-um, fundamentado nas tradições dos dias de Adão e de Melquisedeque. Essa doutrina foi levada para o Egito, onde essa Trindade foi adorada sob o nome de Eloim, ou, no singular, como Eloá. Os círculos filosóficos do Egito e, mais tarde, dos professores alexandrinos, de extração hebraica, ensinaram essa unidade de Deuses pluralísticos; e muitos dos conselheiros de Moisés, na época do êxodo, acreditavam nessa Trindade. Contudo, o conceito do Eloim trinitário só tornou-se realmente parte da teologia dos hebreus depois que eles passaram para a influência política dos babilônios.

6. Vários nomes. Os semitas não gostavam de falar o nome da sua Deidade, e, por isso, eles recorriam a numerosos nomes, que variavam de tempos em tempos, tais como: O Espírito de Deus, O Senhor, O Anjo do Senhor, O Todo-Poderoso, O Santo, O Mais Alto, Adonai, O Ancião dos Dias, O Senhor Deus de Israel, O Criador do Céu e da Terra, Kírios, Jah, O Senhor das Hostes e O Pai do Céu.

Jeová é um termo que, em épocas mais recentes, tem sido usado para designar o conceito finalmente evoluído e concluído de Yavé, depois da longa experiência dos hebreus. Todavia, o nome Jeová não veio a ser usado senão depois de mil e quinhentos anos da época de Jesus.

2006-09-26 11:48:32 · answer #1 · answered by Rodrigo M 3 · 1 0

estudei teologia e posso te afirmar que foi dado nome a deus pelos hebreus na antiguidade de Jeová!

2006-09-26 11:49:03 · answer #2 · answered by |_ ! @ 1 · 1 0

javé

2006-09-26 12:27:28 · answer #3 · answered by biaket 3 · 0 0

seu nome era :YAVÉ muito anos depois, começaram a chama-lo de JEOVÁ

2006-09-26 12:07:02 · answer #4 · answered by Luiz 3 · 0 0

A Bíblia nos mostra: é JEOVÁ. Pode verificar em textos tais como Êxodo 6:3 ou Salmo 83:18 (em algumas traduções, Salmo 82:18); Porém, muito mais pode ser dito sobre este assunto:
O alfabeto hebraico é composto somente de consoantes (as vogais somente eram pronunciadas, não escritas). Por isso a forma escrita do nome pessoal de Deus no idioma hebraico é JHVH ou IHVH (o famoso tetragrama, do grego tetra=quatro e grama=letra). E por causa de uma interpretação extremista do mandamento "Não deves tomar o nome de teu Deus em vão" e da tradição oral dos fariseus, a pronúncia do nome caiu em desuso. Os séculos se passaram e quando os massoretas gregos desenvolveram um método de escrita das vogais naquele idioma, a pronuncia correta já havia se perdido. É por isso que alguns, principalmente na segunda metade do século XX, bem como traduções como a Bíblia de Jerusalém, insistem na forma Iavé (Iahveh ou Iahweh) ou Javé (Jahveh ou Jahweh).
O que eles desconsideram é que alguns nomes próprios bíblicos como Jeremias e outros, tem na sua forma original o próprio nome de Deus! e além disso, seu filho unigênito, Jesus Cristo, conhecia a pronúncia correta e a propagou grandemente, como nos mostra, por exemplo, João 17:26. Este fato, unido ao antigo uso da forma Jeová, já cunhada em moedas européias na idade média, nos mostra que este é o nome pessoal do Criador.

Ps.: a palavra aleluia (em hebraico hallelujah) quer dizer: louvai a Jah (Jah = corruptela do nome Jeová). Espero ter ajudado.

2006-09-26 11:56:33 · answer #5 · answered by 10metro 1 · 0 0

Javé,mas Moisés perguntou à Deus, qual era o seu nome, e Deus respondeu:EU SOU O QUE SOU! sem dúvida, é o mais certo. veja o poder destas palavras;Jesus disse: EU SOU o caminho, a verdade e a vida! vc precisa ter cuidado ao pronunciar o EU SOU no começo de cada frase; Eu SOU inteligente,EU SOU feliz, EU SOU sortudo, etc...com o tempo vc. atrai para sí o q/ vc falar. é o poder do Verbo. agora se vc afirmar o contrário, vc. atrai como um ímã...EU SOU pobre, EU SOU azarado, EU SOU feia.... tem q/ falar o EU SOU sempre de modo positivo.

2006-09-26 11:54:48 · answer #6 · answered by Tigre Azul 3 · 0 0

Bom, Deus não têm um Nome como em outras cuturas tais (como Zeus, Jupiter, Odin e etc..) na primeira vez em que lhe foi perguntado seu nome o mesmo responde com a preoragativa EU SOU, que queria dizer que não havia outro além dele e que ele é o principio e o fim, é eterno e subexiste em si mesmo. Como não podiasse pronunciar o nome de Deus: o mais perto que se chega de uma desginação é:YHWH que em algumas traduções tornasse Javé ou Jeová!

2006-09-26 11:48:55 · answer #7 · answered by Lelo 3 · 0 0

Se não estou enganada seria Javé

2006-09-26 11:47:43 · answer #8 · answered by Simone v 09 TDB 6 · 0 0

Yahveh

Aquele que é

2006-09-26 11:46:40 · answer #9 · answered by astrorei, carioca e busólogo 6 · 0 0

Jeová? ou Iaweh? ou Jah? Não sei...

2006-09-26 11:45:11 · answer #10 · answered by Jamil p2 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers