vejamos da seguinte forma:
pobre pela manhã: não toma café...não tem uniforme adequado...tem que utilizar transporte coletivo para se deslocar para escola (isso quando pode pagar passagem)
rico pela manhã: café diversificado, achocolatado; queijos;etc
após um café completo...tem um veículo particular para leva-lo à escola...
diante deste quadro, quem deveria ter um melhor desempenho?
rico paga reforço para o filho - pobre não.
rico tem internet - pobre não
2006-09-26 06:41:31
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Existe sim! O aluno pobre em conseqüência dos poucos recursos que tem, com relação à moradia, alimentação e saúde, tem um nível de aprendizado menor que os de classe média. Sendo que este tem melhores condições de vida, assim, o processo de aprendizagem pode ser mais elevado, porém, não muito equidistante...
2006-09-29 15:09:17
·
answer #2
·
answered by Edilene S 2
·
0⤊
0⤋
Levando-se em consideração que o padrão de vida dos alunos de classe média que contribuem para uma melhor aquisição e construção de conhecimentos, tais como alimentação, lazer, acesso a diversos meios culturais, nota-se que há uma diferença gritante entre o nível de aprendizagem dos alunos dessas classes sócio-econômicas. Contudo, o aluno pobre, ao levar em consideração que a educação pode mudar sua vida para melhor, pode se destacar em elevados níveis de aprendizagem, não deixando a desejar, ou seja, não se diferenciando dos estudantes de classe média. Eu, por exemplo, sou uma prova viva disso, pois não nasci rica, meus pais não concluíram o ensino fundamental, mas me incentivaram a buscar um futuro melhor por meio da educação. Hoje, sou pedagoga, pós-graduada, coordenadora pedagógica devido aos esforços que tive ao estudar.
2006-09-26 07:03:50
·
answer #3
·
answered by danishedel 5
·
0⤊
0⤋
Não é preciso ser pedagogo ..para se saber , que o
déficit nutricional ..os quais as crianças de periferia estão sujeitas ...pode afetar sua capacidade de concentração ..e daí ..todo o processo de aprendizagem ..
Na classe média,além da alimentação saudável, e os estímulos
eletrônicos disponíveis .....
há a presença dos pais , descansados ....dando o suporte emocional...para que o estudante , cercado de carinho , consiga seus objetivos.
Também , os cursos que ajudam na formação cultural ..do tipo Ballet, piano .....colaboram .na construção de uma pessoa mais sensível ..., mais calma ...e inclinada à valoração das artes.
Essa diferença educacional ..... cria uma desigualdade tão grande entre os cidadãos ...que parece ..que somos países diferentes dentro de um mesmo território !
2006-09-26 06:54:51
·
answer #4
·
answered by Betty 6
·
0⤊
0⤋
Escola Delfina - SIM! Os alunos mais pobres têm muitas desvantagens em relação aos alunos da classe média. Primeiro no que se refere à alimentação; sabe-se que as crianças pobres não têm uma dieta equilibrada e com nutrientes suficientes para torná-los aptos a assimilar o aprendizado, o desenvolvimento físico e mental, as crianças mais pobres não recebem estímulos dos seus pais em relação a leitura, desenvolvimento e interação social ou do grupo, infelizmente os estímulos caseiros dessa classe, (não podemos generalizar) na maioria das vezes é a violência, o alcoolismo, a falta de respeito e amor. Já os de classe média levam vantagens por terem pais mais participativos, esses pais procuram e escolhem uma melhor escola para seus filhos e conseqüentemente melhor desenvolvimento e aprendizado. Espero ter colabora, abraços...
2006-09-26 06:53:07
·
answer #5
·
answered by munchausen 7
·
0⤊
0⤋
Depende do aluno, não importa se ele é rico ou pobre basta ele se esforçado e querer saber mais do que lhe é ensinado.
2006-09-26 06:48:11
·
answer #6
·
answered by Easy to like, hard to forget!!! 3
·
0⤊
0⤋
Olha teoricamente não deveria haver diferença. mas vamos traçar um perfil do aluno pobre e talvez consigamos entender essas diferenças de aprendizagem:
Alimentação. fator primordial para o desempenho e desenvolvimento de qualquer ser vivente;
Estrutura familiar, raramente vemos um aluno pobre que tenha uma estabilidade emocional para ter um bom aprendizado devido as condições do relacionamento familiar;
Nivel cultural dos pais, é mais do que sabido que o apoio dos pais nas tarefas diarias dos alunos é fundamental para sua melhoria na escola;
Fator externo, sua vizinhança não tem discernimento bastante para incentiva-lo a ser o melhor, sempre estão tentando puxá-lo para baixo alegando que o estudo não adianta nada. Esses motivos e diversos outros fazem essa diferença ficar tão gritante, infelizmente.
Lucas
2006-09-26 06:45:22
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
nao os alunos tem a mensma capacidade ,so que a qualidade de ensino e muito diferente de uma para a outra.
2006-09-26 06:45:10
·
answer #8
·
answered by carol 2
·
0⤊
0⤋
Não vai do esforço de cada aluno
2006-09-26 06:44:24
·
answer #9
·
answered by EPS 1
·
0⤊
0⤋
em termos de aprendizagem não. Mas em termos de qualidade de ensino sim!
2006-09-26 06:36:43
·
answer #10
·
answered by Miss Cherry 6
·
0⤊
0⤋