A Democracia é parcial no Brasil, a pessoa não vota por opção, vota por obrigação. Se não votar ou justificar seu voto, paga-se multa para regularizar a situação. E se não pagar a multa perde o acesso a uma série de serviços públicos que exigem que o eleitor esteja em dia com suas obrigações.
Acredito que a eleição deveria ser facultativa, mas o grande problema disso é que as pessoas que não gostam de política vão sair perdendo muito com isso... Uma vez que não é obrigado a dar sua opinião aqueles que gostam de política vão reinar soberanos. O maior mal para os que não gostam de política é serem governados por aqueles que gostam.
Anular o voto já foi uma saída, hoje não é mais... Acredito que o grande movimento democrático, aquele que mostrará a verdadeira democracia será quando o povo fazer valer sua vontade de forma soberana mostrando o descontentamento contra o governo quando isso ocorrer. Foi assim com o Collor, o povo mostrou seu descontentamento e o tirou de sua cadeira... Isso pode se repetir sim, desde que o povo saiba usar a ferramenta certa para lutar por seus direitos.
2006-09-26 05:50:26
·
answer #1
·
answered by Tio Ace 2
·
0⤊
0⤋
DEIXEI DE SABER ! ESTOU EM PROTESTO CONTRA O YAHOO RESPOSTA , QUE TIRA OS PONTOS DAS PESSOAS E NÃO JUSTIFICAM O POR QUE DAS COISAS !
2006-09-26 12:06:42
·
answer #2
·
answered by SEM NOME ! 7
·
0⤊
0⤋
Lula diz que 81% dos casos de corrupção foram HERDADOS de FHC
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à reeleição, criticou o desvio do PT em seu governo, contemporizou o envolvimento de nomes fortes do partido no escândalo do mensalão, e disparou contra o governo Fernando Henrique: 81% dos casos que a Polícia Federal desmontou começaram no governo tucano.
A declaração, em entrevista no Jornal da Band, da Rede Bandeirantes, na noite desta quinta-feira, foi uma reação de Lula quando questionado sobre a crítica de FH, que falou em "podridão moral" no governo petista.
"Eu só queria lembrar que 81% dos casos que a Polícia Federal desmontou, envolvendo a operação Sanguessuga e Vampiro, começaram antes do meu governo, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Possivelmente ele também não sabia, porque só se sabe quando é investigado", argumentou.
Lula lamentou que o colega não saiba se comportar como ex-presidente e que ele deve estar "irritado porque não tem espaço político e tem alto nível de rejeição".
Fazer diferente
Quanto ao envolvimento de petistas no escândalo do mensalão, Lula reconheceu que o PT cometeu erros durante sua gestão e traiu suas premissas.
"O PT foi construído para ser o símbolo de que era possível fazer política diferente. E de repente eu vejo algumas pessoas do PT enveredam pelo mesmo círculo vicioso da política brasileira, achando que o PT poderia fazer o que todo mundo faz sem pagar nenhum preço. Eu me senti traído por quem cometeu erro", disse Lula.
Segundo ele, no papel de presidente, fez o que lhe coube: "Presidente exonera, não julga. E eu afastei os envolvidos, agora, quem cometeu erro vai pagar", disse o presidente, que prometeu que em "seu governo os casos de corrupção serão investigados e não, engavetados", em crítica velada ao governo Fernando Henrique.
Sistema apodrecido
Por outro lado, Lula contemporizou a culpa e o envolvimento do PT em escândalos durante o seu governo. "A principal lição que eu tiro é que um erro não é de um partido político ou de uma pessoa, mas de um sistema. A lógica da política brasileira está apodrecida", ponderou Lula.
Como sua contribuição à moralização da política, o presidente voltou a prometer que fará a reforma política.
"Na política brasileira, vamos ter de pensar 3/4 no mandato e 1/4 para discutir política. No Brasil, se trabalha muito para que o Brasil não dê certo", ataca o presidente e candidato.
Ausência em debates
Quanto ao fato de não comparecer aos debates eleitorais, Lula voltou a mencionar FH para se desculpar.
"Não é hábito do presidente ir a debate. O Fernando Henrique não foi a nenhum debate. Eu nunca vi ninguém cobrar dele", disse Lula, que também negou a ausência nos debates ao fato de estar na frente das pesquisas."O presidente da República não pode se expor, tem de preservar a instituição", acrescentou Lula.
2006-09-26 12:06:34
·
answer #3
·
answered by JOSINO M 6
·
0⤊
0⤋