English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Estou perguntando, porque tenho dois filhos (Yan e Bia). A Bia tem down, o que não torna o Yan, menos especial que ela. Para mim, os dois são especiais.
Tem algum termo que pode ser usado?

2006-09-26 03:04:51 · 13 respostas · perguntado por feranap 2 em Educação e Referência Educação Especial

13 respostas

concordo com você. uma criança pra mim e especial independente do rotulo que e dado a ela. todas as crianças São particulares e únicas e todas buscam sempre a mesma coisa, a felicidade.
o termo criança especial e, para mim, preconceituoso e ultrapassado. o que e pra mim ou pra você como uma pessoa especial?
vejo o temo como uma qualificação social e usado mais como quantificacao do individuo e sua qualificação, ou não, de produzir.
para mim, o termo em questão não caracteriza ou qualifica uma pessoa mais pela capacidade de produzir do que pela capacidade de ser feliz. pelos ganhos e descobertas e conquistas ao longo da vida, pela capacidade de produzir pequenas ou grandes coisa.
tenho certeza que, pra você, como mãe, sua filha Bia e yan, com cada ganho, cada aprendizado, se tornam cada dia mais especiais.

2006-09-27 00:35:00 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Nao tenho documentado, mas acho que a expressao vem do termo em ingles "special needs" - crianca com "necessidades especiais". A traducao nao e muito fiel ao significado original, eu acho. Deveria ser "necessidades especializadas" ou seja, que requerem pessoal especializado, materiais diferenciados ou diferentes expectativas de sucesso. Claro que tanto o Yan quando a Bia sao especiais...mas o Yan se beneficia de tudo o que se prepara para uma crianca "tipica". A Bia precisa de gente que goste muito dela e tambem de pessoas "especializadas" que sabem melhor do que ela precisa para se desenvolver bem, sendo uma crianca com sindrome de Down.
Voce pode usar outros termos...crianca "desafiada" cognitivamente, crianca com atraso no desenvolvimento, ou a expressao crianca com necessidades especiais. ...Os termos importam muito menos do que a necessidade que voce vai ter de educar as pessoas que convivem com sua filha para que eles vejam mais do que um rotulo.
Um abraco conterraneo para voce. Muito carinho para seus dois filhos!

2006-09-26 20:30:33 · answer #2 · answered by literatriz 2 · 0 0

Realmente todas as crianças são especiais. Mas quanto falamos em crianças que possuem algum tipo de deficiência ou distúrbio falamos em especias no sentido de que são crianças com necessidades ESPECIAIS de ensino e cuidado. Não querendo dizer que umas são mais especiais que as outras mas que possuem características diferentes, como todas as pessoas as possuem.

2006-09-26 16:16:53 · answer #3 · answered by Deny 1 · 0 0

O termo "especial" é usado para a criança que é portadora de alguma necessidade especial !!! Não digo quando ela sofre algum acidente(perdendo locomoção, visão, audição, etc.) pois, aí ela "passou a portar" alguma "necessidade especial". Digo isto no caso em que ela nasce com alguma necessidade especial, como é o caso dos Portadores da Sindrome Down, má formação fetal, etc, pois, já nascem "portando" ela.
Portanto, ela é especial neste sentido de entendimento.
Mas, em nenhum destes casos, qualquer uma das suas crianças deixam de ser especiais para vc, ou para qualquer outra mãe e pai!!!Nossos filhos sempre são e serão especiais para nós!!!!!

2006-09-26 11:18:14 · answer #4 · answered by galdisan 4 · 0 0

Creio que porque é um termo mais leve, mas pra mim temos que falar criança com down, o que ela é mesmo, sem hipocrisia, porque não tem nada de mais! é a mesma coisa de falar aquele senhor de ´´cor`` quando queremos dizer que a pessoa é negra, qual é o problema de dizer que a pessoa é negra, mesmo pq todos falam que quem é branco é branco não é verdade? O mundo é hipócrita na minha opinião! Acho que não tem nada de mais falar, a criança com sindrome de down, pq é a verdade não é?Mas muitos usam termos como criança especial so porque ela tem diferenças das crianças que não nasceram com essa doença, mas sei que o amor que vc sente é completamente o mesmo que para com o seu outro filho! E isso ai o que eu penso! Nesse caso eu tb seria especial para minha mãe, ou vc é especial para a sua, tudo isso são apenas termos babacas!

2006-09-26 10:25:07 · answer #5 · answered by Luizão 3 · 0 0

eu tb concordo com vc.se as duas sao especiais prq a diferenciação.e nao concordo com o q é "politicamente correto" eu sou negro e nao "afro brasileiro" e tenho orgulho da minha cor.estas expressoes "politicamente corretas" é q acabam denegrindo as pessoas.virei um grande fã do romario prq um dia num jogo apos fazer um gol ele exibiu uma camisa com a foto de sua filha com os dizeres:eu tenho uma filha down que é linda.o fato de a pessoa nascer diferente das demais nao qr dizer q ela n consiga realizar as mesmas coisas.nao se adimire se a bia superar o yan em muitas realizaçoes.uma dica trate sempre os dois com o mesmo amor.seja na hora de premiar ou de castigar.isso farácom q nao cresçam se sentindo diferentes.desculpa por me estender muito na resposta.um abraço em vc e seus filhos.

2006-09-26 10:22:02 · answer #6 · answered by Carlos Eduardo 3 · 0 0

Sinceramente, não vejo problema =nenhum em chamar de criança especial, isso não vai diminuir o seu outro filho, mais é uma palavra mais amena, é melhor que chamar a sua filha de doente, exepcional ou outros nomes com o mesmo significado pq antes tinha pessoas que se ofendiam, sei lá, vc quem sabe. o problema esta na sua cabeça.

2006-09-26 10:15:05 · answer #7 · answered by Jubileu 6 · 0 0

Se vc tivesse na sua família, vc ia quere que a chamassem de criança especial ou retardada mental ? Questão de educação e mesmo porque elas são mesmos especiais e que necesitam de cuidados especiais.

2006-09-26 10:13:56 · answer #8 · answered by Eu mesmo 4 · 0 0

É incrível, mas, quando eu fazia magistério, me explicaram que esse termo era usado para que as crianças com deficiência mental ou física não se sentissem diferentes dos demais que dizer algo sobre a sua menosvalia era insultante e preconceituoso... honestamente, eu trabalhei com os chamados especiais e penso que, eles mesmos nem fazem caso! Tudo depende da intenção e não da palavra, para que se ofenda uma pessoa... se ofende mais os pais, que não superaram a rejeição que sentem pelos seus filhos e o resto da sociedade! Desde que os trate com dignidade e carinho, pouco importa dizer ou não sua menosvalia... isso, para mim é "tabu".

2006-09-26 10:13:09 · answer #9 · answered by lmcolhado1965 2 · 0 0

agora o politicamente correto é falar assim, para não estigmatizar,fala-se criança especial aquelas que possuem ou doença ou problemas fisicos.

2006-09-26 10:11:11 · answer #10 · answered by FUI 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers