As respostas anteriores estão corretas, mas vamos tentar completá-las um pouco.
Vou pressupor que os seus 10 peixes sejam pequenos. Se não forem, o problema com excesso de matéria orgânica (fezes) é o principal fator.
Da mesma forma que nós, humanos, os peixes e plantas do aquário convivem com micróbio. Todo peixe e planta os possui. No caso, geralmente em aquários, os micróbios são fungos e muitos deles são capazes de fotosíntese.
Eles se alimentam de matéria orgânica do aquário. Escamas soltas do peixe, fezes e sobras de rações são absorvidas o que facilita a expansão das colônias de fungos.
O Ph, que é índice de acidez/alcalinidade da água também pode incentivar o crescimento das colônias. Compre uma fita de teste pequena e meça o Ph; pela cor com a água do aquário e com o lugar de onde você abastece o aquário. Se estiver entre torno de 7 ou 8 não será preciso nenhuma ação. Caso não significa que o aquário, ou até mesmo a água antes de entrar no aquário estão com Ph alterado. Neste caso será preciso corrigir o Ph com aditivos ou substituir a fonte de água.
Como os certos fungos são capazes de fotosíntese é preciso verificar se não há luz em excesso. Se vc utiliza uma lâmpada comum no aquário, substitua por uma fluorescente de luz branca. Nunca utilize a lâmpada incandescente ou fluorescente de luz amarela. Evite exposição ao sol ou a luz por muito tempo. A noite, cubra o aquário para evitar que a luz do cômodo entre no aquário. Nos rios e lagos existe luz solar, mas eles não são tão razos quanto o seu aquário. As partes mais fundas são mais escuras o que equilibra a quantidade de luz.
Verifique também se a temperatura do aquário está constante. Manter o aquário constantemente com temperaturas acima de 28o.C e abaixo de 32oC incentiva a proliferação de fungos.
Você também pode colocar um peixe limpa vidro. Eles absorvem a matéria orgânica que sobrou no aquário dos restos de rações, fezes e até dos fungos que se formam.
O filtro biológico ajuda e muito. E é o principal recurso para manter o aquário limpo. Mas se for usando em excesso, irá retirar os sais minerais da água e por osmose os peixes irão perder sais minerais, em especial cálcio e fósforo deixando-os doentes e com cores menos vivas.
O colega do Rio Grande do Sul deve ter tido menos trabalho, pois as temperaturas são mais baixas e há menor intensidade luminosa do que em outras regiões do país. Quanto mais ao Norte do País, mais cuidados com luz e temperatura acaba sendo necessário. E lembre-se que o filtro biológico é o principal recurso, mas não o único.
Você achou que cuidar de um aquário seria fácil? Geralmente não é. Boa sorte.
2006-09-26 01:45:42
·
answer #1
·
answered by Eduardo Costa 4
·
0⤊
0⤋
Todas as respostas que recebeu tem lógica.
Porém o que está acontecendo com seu aquário, é que ele está recendo muita luz direta, que estimula os processos químicos.
Eu sei que é dificil, mas a solução definitiva seria mudar seu aquário de local onde receba menos luz.
2006-09-26 01:45:42
·
answer #2
·
answered by Mauricio C 1
·
1⤊
0⤋
Não troque toda água de uma vez só... Troque apenas um pouco!!!
2006-09-28 06:31:09
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
OI NANI...
TENHO DOIS AQUAS (500LITROS E 200LITROS) TENHO BASTANTE EXPERIENCIA COM ISSO. ME PASSE OS EQUIPAMENTOS QUE VC TEM QUE TE FALO O QUE FAZER, OK?
2006-09-28 03:55:54
·
answer #4
·
answered by NETO 4
·
0⤊
0⤋
Verifique tb se o fundo é de areia, pois certas areias tem um elemento quimico que reage com a luz e fica verde e suspenso um bom filtro pode ajudar mas nao resolve. O que esta acontecendo e uma explosão de bacterias pois pelo que descreveu a agua sta verde mas nao tem limbo neh? Diminua a iluminação, eu tampo todo o meu aquario durante dois dias durante a semana 3 dias na luz e um dia no escuro pois onde deixo um deles tem sol.
2006-09-27 06:38:05
·
answer #5
·
answered by Mr.Rabbit 5
·
0⤊
0⤋
O segredo e simples:
1 - Ele fica verde por causa da iluminação do local, algas que reagem a determinada iluminação deixam ela verde.
2 - E necessário a aquisição de um filtro de bom desempenho que deve ser limpo semanalmente e trocado mensalmente.
3 - A troca de água deve ser feita mensalmente para evitar acréscimo destas algas e outros detrimento como as fezes dos peixes.
4 - A aquisição de peixes como cascudo, entre outros do tipo carniceiros e interessante pois limpam e se alimentam destes tipos de bactérias e vegetais.
5 - Existem hoje vários tipos de medicamentos para aquários que contribuem com a remoção e não procriação de algas
2006-09-27 04:00:41
·
answer #6
·
answered by Thiago Prado 1
·
0⤊
0⤋
compra um macunaíma!
sim, é um peixe feio, muito feio e sua função é comer essas "coisas" verdes do vidro do aquário.
2006-09-27 03:06:57
·
answer #7
·
answered by ??? 4
·
0⤊
0⤋
Compra um daqueles peixinhos que come limo, por exemplo, o cascudo.
2006-09-26 09:04:30
·
answer #8
·
answered by Maya 4
·
0⤊
0⤋
Oi,bom dia!
Verifique se nao tem planta em excesso ou coissas que possam juntar limo ,isso pode ser uma das coisas outra pode ser o excesso de plantas ou raçâo (a ração deve ser dada de forma de os peixes comam toda ela para nao sujar a agua).
E se o teu aquario nao tem um filtro biologico deve providencialo,porque vai te ajudar e muito a manter o teu aguario limpo ,caso nao tenha va a uma casa de aquario de sua confiança e pessa uma orientação sobre o melhor fitro biologico para o teu aquario.
Eu tive aquario dos 10 anos ate meus viinte e poucos anos de varios tamanhos e com varias especies.
Espero poder ter te ajudado.
Um abraço.
2006-09-26 01:18:47
·
answer #9
·
answered by Recanto d 2
·
0⤊
0⤋
compra um filtro - e compra aqueles peixinhos que limpa pedra.
2006-09-26 00:13:55
·
answer #10
·
answered by kkris 1
·
0⤊
0⤋