A ONU mudou a designação por achar que multinacionais não era um termo correto para definílas pois o dinheiro e a infra-estrutura não dependia, de forma independente, de um único país já que uma empresa dessas pode ter o seu processo produtivo espalhado em várias nações, como produzir as peças na china, fabricar no méxico e exportar pros EUA. Bem empresas globalizadas são exatamente a mesma coisa que as transnacionais. Mas elas podem atuar praticamente no mundo inteiro até, como a microsoft. Elas atuam em diferentes setores da economia desde os primários, secundários e terciários. Mas as maiores estão nos EUA e Europa.
2006-09-25 23:53:46
·
answer #1
·
answered by aprateu 4
·
1⤊
0⤋
O termo multinacional está progressivamente saindo de uso já que ele podia induzir à idéia de que uma empresa teria várias nacionalidades.
Atualmente, tais empresas recebem a denominação de transnacionais, pois na realidade tem suas matrizes em um determinado país e atuam em inúmeros outros.
2006-09-26 08:34:15
·
answer #2
·
answered by ~Elvis Did Not Die~ 5
·
0⤊
2⤋
Empresas transnacionais:
são corporações que não têm seus capitais originários especificadamente deste ou daquele país e não necessariamente dominam o processo de produção em seus diferentes segmentos.
As empresas transnacionais seriam entidades autônomas que fixam suas estratégias e organizam sua produção em bases internacionais, ou seja, sem vínculo direto com as fronteiras nacionais.
Empresa multinacional:
é uma empresa que opera e/ou fabrica em dois ou mais países diferentes.
As multinacionais surgiram em sua maioria no final do século XIX e começo do século XX, foram as empresas que inovaram em seus respectivos setores econômicos e hoje controlam fatias expressivas do comércio mundial.
As empresas multinacionais, ou EMNs, ou ainda, MNCs (multinational corporations), mantém seus centros de decisão financeiros em paraísos fiscais, as chamadas offshores, para se livrarem de impostos nos seus países de origem, além de alterarem seus balanços patrimoniais nos países onde têm matrizes. As MNCs deveriam ser realmente globais, e não serem controladas por uma matriz, que geralmente está localizada em um país desenvolvido, muitas vezes membro da OCDE, onde eles conduzem grande parte de sua pesquisa e pra onde geralmente seus lucros são repatriados.
A estrutura altamente centralizada permite uma grande mobilidade às multinacionais. Embora gerem empregos, aumento de investimentos, tecnologia e lucros, elas não possuem lealdade aos cidadãos nos países onde se instalam. Em tempos econômicos ruins, elas preferem fechar as subsidiárias do que encerrar as atividades das matrizes, em seu país de origem.
Os governos dos países onde as multinacionais se instalam podem ter algum poder de barganha, mas em países em desenvolvimento, onde as economias são freqüentemente fracas, o governo do país de destino fica vulnerável e geralmente oferece incentivos fiscais como benefício para que elas se instalem. Não raramente, essas empresas se beneficiam dessa situação econômica privilegiada para exigirem condições de atuação ainda melhores.
As MNCs são uma importante forma de movimentação de investimento direto externo. É assim que uma empresa sediada em um determinado país cria ou aumenta suas subsidiárias em outro através das movimentações internacionais de capital. Isso não envolve apenas transferência de recursos, mas também aquisição de controle de empresas em outros países. Isto é, a subsidiária não tem apenas uma obrigação financeira com a matriz, ela possui um vínculo mais forte pois faz parte da mesma estrutura organizacional.
Como exemplo poderíamos citar a Nestlé no ramo alimentício, a Ford no setor automotivo, a Boeing no setor aeronáutico e a GVT (Global Village Telecom) no ramo de Telefonia Fixa, entre outras...
2006-09-26 07:06:30
·
answer #3
·
answered by Fradim 1
·
0⤊
3⤋