English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

No caso de filhos: Há alguma regra específica sobre ordem de sobrenomes? Tipo: Nome + último sobrenome da mãe + último sobrenome do pai. É possível escolher?

2006-09-25 16:59:47 · 5 respostas · perguntado por cisoxp 2 em Família e Relacionamentos Família

Agradeço as respostas já enviadas, mas informo que já tive problemas com registro de filhos. Então acredito que deva haver alguma rega definida para cada estado. Pois em Fortaleza registraei minha filha com a ordem que eu bem entendesse (pq não era casado), já em Curitiba, tive que registrar meu segundo filho com uma determinada ordem: Nome + último sobrenome da mãe + último sobrenome do pai. Não achei maiores informações na internet a respeito.

2006-09-25 17:20:45 · update #1

5 respostas

Entre casados o Código Civil permite que qualquer dos cônjuges acrescente ao seu nome o último sobrenome do outro, mas, que eu saiba, somente um pode fazer isso, ou seja, ou a mulher acrescenta ao seu nome o último sobrenome do marido (é mais comum) ou o marido acrescenta ao seu nome o último sobrenome da mulher. Portanto, não é possível um troca-troca de sobrenomes.
Os cônjuges ainda podem manter seus nomes de solteiros mesmo depois de casados. Não há nada que obrigue acrescentar o sobrenome do outro.
Quanto aos filhos não há regras muito claras, a não ser uma que determina que o filho terá o sobrenome do pai, da mãe ou de ambos. Isso fico muito a critério do Oficial do Registro Civil, mas sua atitude pode ser questionada jurídicamente se ele insistir em desrespeitar a lei obrigando o pai ou a mãe a fazer desse ou daquele jeito. Quanto a ordem dos sobrenomes, acertasse. O costume é de colocar o sobrenome da mãe primeiro e o do pai por último, mesmo naqueles casos em que o pai tenha adotado o nome da esposa quando casou. Trata-se de assunto juridicamente controverso e costuma valer o Direito Consuetudinário (Baseado nos costumes), esse que expliquei acima. Procure se informar sobre onomástica familiar.

2006-09-25 17:37:41 · answer #1 · answered by Marcelo 4 · 1 0

Antigamente havia uma regra...agora não tem mais..

2006-09-26 00:01:47 · answer #2 · answered by Sábio pra chuchu 5 · 1 0

Creio que o Imperador já esclareceu bem como funciona ultimamente.Espero que ja se possa escolher pois acabo de encontrar meu pai e ele quer me registrar.A pronuncia do meu nome ficou melhor com o sobre nome dele antes do de minha mãe.Então o melhor a se fazer é procurar um advogado ou se interar melhor no cartório mais próximo de você.

2006-09-26 00:20:22 · answer #3 · answered by Emanuele 2 · 0 0

Não tem regra, no meu filho eu coloquei o meu primeiro sobrenome e coloquei o primeiro e o terceiro do meu marido. A escolha é livre;

2006-09-26 00:08:15 · answer #4 · answered by Madame Cintia 6 · 0 0

com a Nova Lei Civil no País é possivel escolher. Qdo se casava, a mulher aderia o nome do marido, hoje o marido pode aderir o da mulher e vice-versa, ou ninguém aderir o nome de ninguém, casando e mantedo o sobrenome de solteiro mesmo. Com esta possibilidade, tbem pode-se exigir essas alternâncias no cartório qdo for colocar o sobrenome do filho.
Vc pode colocar: nome+sobrenome da mãe+sobrenome do pai que é tradicional ou nome+sobrenome do pai+sobrenome da mãe, vai da sua escolha

2006-09-26 00:06:31 · answer #5 · answered by Imperador 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers