Há cinco séculos, os portugueses chegaram ao litoral brasileiro, dando início a um processo de migração que se estenderia até o início do século XX, e paulatinamente foram estabelecendo-se nas terras que eram ocupadas pelos povos indígenas.
O processo de colonização levou à extinção muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado, seja pela ação das armas, seja em decorrência do contágio por doenças trazidas dos países distantes, ou, ainda, pela aplicação de políticas visando à "assimilação" dos índios à nova sociedade implantada, com forte influência européia.
Embora não se saiba exatamente quantas sociedades indígenas existiam no Brasil à época da chegada dos europeus, há estimativas sobre o número de habitantes nativos naquele tempo, que variam de 1 a 10 milhões de indivíduos.
Quando os portugueses chegaram no Brasil existiam inúmeras tribos indígenas espalhadas ao longo do território brasileiro, sem, contudo, demarcarem especificamente um determinado território. Vale ressaltar que, essa ocupação era feita de modo ordenado e com muito equilíbrio ecológico.
Em São Paulo existiam duas tribos indígenas a Tupi, que possuía a grande maioria das terras e, a tribo Jês, essas duas tribos praticamente cortavam São Paulo ao meio. A classificação do nome dessas tribos indígenas foram dados pelos portugueses, que utilizaram-se da própria língua dos indígenas.
O povo indígena dividia-se em tribos ou nações indígenas, que por sua vez, dividiam-se em aldeias ou tabas, essa forma de organização permitia que mesmo separados, eles mantivessem seus costumes. Nesse tipo de organização os guerreiros das tribos tinham um chefe denominado cacique e, o curandeiro espiritual da tribo denominava-se pajé que, também, ensinava aos mais jovens as lendas e tradições de seu povo.
Dessa cultura, os brancos receberam inúmeras influências culturais, principalmente relativo aos alimentos como por exemplo a mandioca e o guaraná, bem como objetos de uso próprio, como rede e jangada e, ainda não podemos deixar de verificar a importância de inúmeras palavras que fazem parte de nosso vocabulário.
Nessa época, no Brasil existiam várias tribos indígenas:
Tupi - Guarani
Jê
Maruaque
Caraíba
Aproximadamente a 2000 anos , os grupos de índios Tupis e Guaranis deixaram a Cordilheira Oriental colombiana em rumo para o sul e leste.
Mil anos depois, os índios Tupis e Guaranis se encontraram nos rios Tietê e Paranapanema. Para poder morar na beira desses rios , tiveram que expulsar os habitantes que estavam morando lá antes.
Os Tupis ocupavam a área entre o Pará e sul de São Paulo e faixa litorânea.
Já no Nordeste viviam os Tupis - Potiguares , Tabajaras e Caetés.
Na Bahia viviam os Tupiniquins e os Tupinambás.
No Espirito Santo até o Norte do Paraná dominavam os Tamoios.
Os Guaranis moravam no Paraná , Rio Grande do Sul , Mato Grosso do Sul e terras estrangeiras, como Argentina, Bolívia e Paraguai.
Aruaques , Caraíbas moravam nas Antilhas, América Central e algumas partes da Amazônia e ao norte do planalto Mato-grossense. Karib era o nome que se davam. O orgulho de ser considerados valentes guerreiros e heróis .
Espero ter ajudado...
8 :-)
2006-09-25 15:53:06
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Existia de 5 a 10 milhões de tribos no ano de 1500 no início do Brasil, mas com a modernização do mundo até hoje, existe apenas 50 mil tribos, fora algumas que os índios não são tão índios
2015-04-20 11:03:28
·
answer #2
·
answered by Débora Costa 2
·
0⤊
0⤋