English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Preciso saber disso p/ um trabalho de Física, me ajudem! Desde já obrigado!

2006-09-25 11:18:59 · 10 respostas · perguntado por luciano_gcm 2 em Ciências e Matemática Física

10 respostas

Como o avião, mesmo pesando, às vezes, milhares de quilos e carregado de pessoas, cargas e todo tipo de coisa, consegue voar com tanta facilidade? Essa dúvida já deve ter deixado você intrigado algumas vezes, não é? Pois saiba que a explicação é muito mais simples do que você imagina.

O principal responsável pelo vôo do avião é o ar. Quando esse aparelho está voando, o ar que passa por suas asas gera uma força para cima, que se equilibra com a força que seu peso faz para baixo, e o sustenta. Mas não é só. O ar produz, ainda, uma força, o arrasto, que se opõe ao movimento para frente do avião. E, para manter uma velocidade constante, os motores fazem uma força no sentido contrário ao arrasto.

O arrasto é uma força que todos nós conhecemos. Ou será que você, ao correr depressa, nunca teve a sensação de que o ar o empurrava para trás? Essa resistência que o ar faz ao nosso movimento é justamente a força de arrasto. Mas como é produzida a outra força, a que joga o avião para cima, impedindo que ele caia?

Dois fatores são responsáveis por isso e ambos estão relacionados ao movimento do ar na asa. Em primeiro lugar, o ar dá um impulso na asa, que é levemente inclinada para cima. Se você, em um dia com muito vento, esticar sua mão, meio inclinada, poderá verificar isso ao vivo: uma força a empurrará um pouco para trás, mas também um pouco para cima. Quem a joga para trás é o arrasto, mas quem a empurra para cima é a força que proporciona sustentação ao avião.

O outro fator que ajuda a manter o avião no ar é a pressão. Quando o avião está em movimento, o ar passa tanto pela parte superior das suas asas – que é arredondada e, portanto, mais comprida – quanto pela parte de baixo, que é praticamente reta e mais curta. Na parte de cima da asa, o ar alcança uma velocidade maior do que na parte de baixo. Talvez você não saiba, mas, quanto maior a velocidade do ar, menos pressão ele gera. Assim, na parte de cima da asa, o ar produz uma pressão menor do que na parte de baixo. Resultado? É gerada uma força de baixo para cima, que empurra o avião para o alto: a força de sustentação!

Os dois fatores que dão sustentação ao avião, porém, apenas surgem quando ele atinge uma certa velocidade. Por isso, as pistas de decolagem são longas e retas: para a aeronave se tornar cada vez mais veloz.

Viu só como o principal responsável por sustentar os aviões lá no céu não é nenhuma força mágica, mas, sim, o próprio ar?

2006-09-25 11:21:51 · answer #1 · answered by *Gata_Smack* 2 · 0 0

Aerodinâmica não tem nada a ver. É a força do pensamento do piloto, da tripulação e dos passageiros. Se um deles pensar negativamente o avião cai.

2006-09-25 18:23:08 · answer #2 · answered by Caveira Flamejante 6 · 2 0

Tem TUDO A VER (não haver) com aerodinâmica.
Ele voa porque suas asas são construídas de forma a que a velocidade do ar, na parte superior delas, seja muito maior que na parte inferior.
Assim, maior velocidade corresponde a menor pressão.
Portanto, a pressão debaixo da asa é maior que a pressão na parte de cima. Então, o avião "flutua" no ar.

2006-09-25 18:34:52 · answer #3 · answered by Xiquim 7 · 0 0

é simples a 3 lei de Newton ( para toda a ação existe uma reação de efeito inverso) e a ei de Bernouilli ( sobre o tubo de ventouri, invertido...) vou trentar explicar: em uma asa, na parte de cima recebe uma aceleração que cria uma depressão na parte inferior, negativa... pura aerodinamica... babe..

2006-09-25 18:30:06 · answer #4 · answered by LEO 1 · 0 0

O formato da asa de um avião (q é ao contrário de um fórmula 1) é projetado p/ fazer o ar passar + devagar por baixo do q por cima, pq onde o ar passa + devar a pressão aerodinâmica é maior, oq empurra a asa p/ cima e consequentemente, o avião.

2006-09-25 18:28:45 · answer #5 · answered by VelhoHomem 4 · 0 0

Toda aeronave mais pesada que o ar, seja um planador ou um avião a jato, depende da aplicação da energia mecânica ao ar circundante, de forma a receber um impulso para cima, sustentando-a contra as forças de gravidade. Para que a nave se mantenha no alto, é necessária uma entrada contínua de energia, que proporcione o movimento para a frente, contra a resistência do ar. As hélices, jatos ou foguetes, acionados por motor, fornecem o impulso necessário não só à permanência no ar, como também à subida do aparelho ou decolagem.
Basicamente, um avião é composto de uma fuselagem em forma de charuto, para transportar a tripulação, a carga e os passageiros, um par de asas, localizado mais ou menos no meio da estrutura, e uma empenagem traseira, formada por um plano horizontal e um leme de direção vertical. Além disso, há um ou mais motores, montados praticamente em qualquer lugar do avião, desde o interior da fuselagem propriamente dita, até as pontas das asas.
Nesse tipo de avião, a sustentação se concentra geralmente nas asas; assim, o centro de sustentação destas corresponde, normalmente, ao centro de gravidade do avião.
O formato da asa do avião faz com que o ar que passa em cima dela se movimente mais depressa do que o ar que passa embaixo. Isso ocorre devido às diferentes curvaturas na parte superior e inferior da asa.
Acontece que quanto maior a velocidade do ar, menor sua pressão. Por isso a asa do avião sofre pressão do ar maior na parte inferior das asas e menor na parte superior, o que resulta numa força de sustentação.

A sustentação produzida pelas asas varia com a velocidade do avião. Quanto mais rápido ele voar, mais sustentação será produzida. Assim, o aparelho tem que ganhar uma velocidade considerável no solo antes de obter sustentação suficiente para decolar. Maiores velocidades implicam em maior resistência do ar (mais dificuldade para o avanço). Por isso os jatos e outros aviões de alta velocidade têm asas mais delgadas, que oferecem pouca resistência.
Quando em movimento quatro forças agem sobre o avião: A tração dos motores, o peso da gravidade, a sustentação provocada pelo movimento e o arrasto devido ao atrito com o ar e turbulências.

Um dispositivo conhecido como flap (B) foi desenvolvido para modificar uma seção da asa, a fim de que a sustentação possa ser alterada pelo piloto. Quando movimentados para baixo, os flaps aumentam a resistência ao avanço, diminuindo a velocidade do aparelho.
Durante o vôo, o avião tem que se mover de três maneiras básicas: num ângulo vertical - para cima e para baixo; num ângulo horizontal - de um lado para outro; e rolando ao redor de um eixo longitudinal. O movimento vertical é controlado pelas superfícies móveis, chamadas elevadores (C). Movendo-se esses elevadores para cima, o avião tem a sua frente levantada, em posição de subida. Baixando-se os elevadores, o efeito é exatamente o oposto.
Controla-se o movimento horizontal por meio de uma superfície móvel no estabilizador vertical, conhecido como leme (D). No caso de apenas o leme ser usado, o avião "derrapa" lateralmente, pois não há uma força contrária horizontal que evite o avião de continuar a virar. Movendo-se os ailerons (A), superfícies de controle nas extremidades das asas, o avião pode ser forçado a se inclinar ou rolar para o lado interno da curva, ao mesmo tempo que o leme o faz girar de tal maneira que ele se inclina na direção do centro da curva, como, por exemplo, numa bicicleta.

Nos aviões primitivos, as superfícies de controle - ailerons, elevadores e leme - eram movidas pela ação direta do piloto, através de cabos de controle. Nos aviões modernos as operações se realizam, geralmente, por meio de cilindros hidráulicos, comandados pelo piloto através de servo-mecanismos.

2006-09-25 18:24:07 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Por que o avião voa?

Esse site possui uma explicação detalhada que talvez possa ser usada no seu trabalho:
http://perso.orange.fr/eduardo.affonso/voa-p.htm

Espero que lhe ajude.

2006-09-25 18:22:12 · answer #7 · answered by will 5 · 0 0

é magia pura, assim como o super - homem voa...

2006-09-25 18:20:06 · answer #8 · answered by Fabiano A 5 · 0 0

Da mesma maneira que se consegue nadar na agua se consegue "nadar no ar" usando um jeito diferente de conseguir flutuar, ou seja, impulso onde as asas do avião sofre uma pressão maior na parte de baixo e menor na parte de cima.

2006-09-25 19:30:47 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

Não necessariamente. Bom vamos por partes: - 1º Você deve ter notado que os aviões ou eles são puxados pelas hélices ou são empurrados pelas turbinas; 2º Mas o que faz com que um avião se mantenha no ar é um princípio físico que princípio de venture. Note que as asas dos aviões em cima ela é curva e embaixo é reta. Agora imagine duas moléculas de ar que entram em contato com a asa do avião, essas duas moléculas deverão chegar na parte de trás da asa no mesmo instante. A molécula de baixo, encontrará uma superfície reta fazendo o percurso a uma determinada velocidade, já a de cima terá que desenvolver uma maior velocidade. Pelo fato de a molécula de cima ter uma velocidade maior que a molécula de baixo, esta desenvolverá sobre a asa do avião uma região de baixa pressão. Esta região de baixa pressão irá formar uma região de vácuo, o qual irá puxar a asa do avião para cima. É desta forma que o avião sobe e mantém a sua altitude.

2006-09-25 18:42:19 · answer #10 · answered by Martin C 1 · 0 1

fedest.com, questions and answers