Guerra do Yom Kipur
Conflito armado entre Israel e os países árabes vizinhos. Tem início com o ataque da Síria e do Egito às posições israelenses no Sinai e nas Colinas de Golã, em 6 de outubro, dia em que os judeus comemoram o Yom Kipur (Dia do Perdão), feriado religioso, de 1973. Os árabes tentam recuperar as áreas perdidas para Israel na Guerra dos Seis Dias, além de responder aos bombardeios israelenses na Síria e no Líbano em busca das bases militares da Organização para a Libertação da Palestina (OLP). A guerra dura 19 dias, não provoca alterações territoriais e chega ao fim sob a intervenção das potências mundiais.
Os sírios, ajudados por tropas jordanianas e iraquianas, avançam ao norte em direção a Golã, enquanto as forças egípcias invadem pelo sudoeste, a partir do Canal de Suez. Obrigam os israelenses a abandonar suas linhas de defesa em Bar-Lev e os campos petrolíferos de Balayim, ocupando toda a área do canal, de Port Said a Suez. Mas o contra-ataque de Israel força o recuo de egípcios e sírios. Damasco é bombardeada e os blindados israelenses obrigam as forças sírias a retroceder até as linhas demarcadas pela Guerra dos Seis Dias. No Sinai, cerca de 200 tanques e 10 mil soldados de Israel cruzam o canal, destruindo instalações de artilharia e bases de lançamento egípcias na margem oeste. Pressões diplomáticas dos EUA e da URSS impedem o massacre das forças egípcias cercadas no canal. O cessar-fogo é assinado em 24 de outubro. As posições vigentes ao final da Guerra dos Seis Dias são praticamente restabelecidas com os acordos assinados entre Israel e Síria, em 1974, e entre israelenses e egípcios, em 1975.
2006-09-25 11:10:55
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
6⤊
0⤋
Esta guerra aconteceu em 1973 e envolveu o Egito e a Síria contra Israel. Como os judeus mantiveram as áreas ocupadas em 1967, Síria e Egito fizeram um ataque surpresa a Israel durante o feriado judeu de Yom Kippur, o dia do perdão. Os israelenses responderam violentamente à ofensiva, mas os egípcios chegaram a penetrar 15 quilômetros em território judeu.
Damasco, na Síria, foi bombardeada e as tropas egípcias no Sinai foram isoladas. O conflito armado terminou em impasse e os israelenses não alteraram o território conquistado nas guerras anteriores.
Sob a interferência dos Estados Unidos, da União Soviética e da ONU, foram feitos acordos de cessar-fogo em 1973, 1974 e 1975.
Uma das consequências desta guerra foi a Crise do petróleo, já que os estados árabes (membros da OPEP - Organização dos Países Exportadores de Petróleo) decidiram parar a exportação deste produto para os Estados Unidos da América e para os países europeus que apoiavam a sobrevivência de Israel.
2006-09-25 18:21:14
·
answer #2
·
answered by Ze S 1
·
0⤊
1⤋
Quando os Judeus de Israel se sentiram ameaçados pelos Árabes, fizeram uma guerra relampago nessa data do Yom-Kippur . Assim venceram o Egipto e seus amigos!
..
2006-09-25 18:15:51
·
answer #3
·
answered by nuno vaz 4
·
0⤊
1⤋
Gerra do Yon Kippur
Em Outubro de 1973, as forças egópcias e sírias atacaram Israel de surpresa, no dia em que a tradição judaíca comemora o dia do perdão, o Yon Kippur. Mas o contra ataque israelense foi fulmi-nante. Após esse ataque um novo trtado de cessar fogo foi assinado co a intervenção de richard Nixon.
Em 1978, Anuar Sadat, presidente de Egito, e o novo primeiro ministro de Israel, Menagem Begin, iniciara as negociações de paz, assinando o acordo de Camp David, onde Israel devolveu o sinai ao Egito.
Se o mundo ocidental viu nesse acordo um demostração de paz, o mundo árabe considerou uma traição e o fim do sonho do Pan-Arabismo. Outra conseqüência deste acordo foi o assassinato de Anuar Sadat por um de seus soldados. Com isso houve o fortalecimento da Organização para Liberteção da Palestina (OLP).
A partir da década de 80, a população palestina, dos territórios ocupados, organizou um movimento de desobediência civil contra os Estado de Israel. O movimento era orientado pela OLP e ficou conhecido como intifada (revolta das pedras), pois não usavam armas de fogo.
Em 1993, o líder israelense, Ytzhak Rabin, e o líder OLP, Yasser Arafat firmaram um acordo de Reconhecimento Mútuo. Por esse acordo, Israel reconheceu pela primeira vez a existência de um nação palestina, e a OLP reconheceu o Estado de Israel.
No dia 4 de maio de 1994 foi assinado o Tratado de Oslo. Por ele os palestinos conquistariam direito pleno sobre a Faixa de Gaza e a cidade de Jericó.
Em 1995, Israel e a OLP assinaram, em Washington o Tratado de Oslo II, agregando a Cisjordania ao controle palestino. Neste mesmo ano, Ytzhak Rabin é assassinado por um fundamentalista judeu.
2006-09-25 18:12:48
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
dinheiro, terras e petróleo
2006-09-25 18:11:15
·
answer #5
·
answered by Fabiano A 5
·
0⤊
1⤋
Hem
2006-09-25 18:10:53
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋