No período I (3100 AC), Stonehenge era uma vala circular com um banco de pedras interno, com um círculo de 97,54 metros de diâmetro, com uma única entrada; 56 misteriosos furos em torno de seu perímetro (com restos de cremações humanas); e um santuário de madeira no meio. O círculo foi alinhado com o pôr do sol do último dia do inverno, e com as fases da lua.
O período II (2150 AC) deu-se a realocação do santuário de madeira, a construção de dois círculos de pedras azuis (pedra pintadas com um matiz azulado), alargamento da entrada, a construção de uma “avenida” de entrada marcada pelas valas paralelas alinhadas ao sol nascente do primeiro dia do verão, e a ereção do círculo de fora, com 35 pedras que pesavam toneladas. As altas pedras azuis, que pesam quatro toneladas, foram transportadas das montanhas no Wales à 24 quilômetros ao norte.
Durante o período III (2075 AC), as pedras azuis foram derrubadas e pedras enormes - que estão ainda hoje - foram erguidas. Estas pedras, medindo em média 5,49 metros de altura e pesando 25 toneladas, foram transportadas do norte por 19 quilômetros. Entre 1500 e 1100 AC, aproximadamente sessenta das pedras azuis foram restauradas e postas em um círculo dentro de outro círculo, e outras dezenove foram colocadas em forma ferradura, também dentro do círculo. Estima-se que as três fases da construção requereram mais de trinta milhões de horas de trabalho. Estudos recentes indicam ser improvável que Stonehenge estivesse funcionando muito após 1100 AC. As teorias atuais a respeito da finalidade de Stonehenge sugerem seu uso simultâneo para observações astronômicas e a funções religiosas. Recolhendo os dados a respeito do movimento de corpos celestiais, as observações de Stonehenge foram usadas para indicar os dias apropriados no ciclo ritual anual.
Nesta consideração, é importante mencionar que a estrutura não foi usada somente para determinar o ciclo agrícola, uma vez que nesta região o solstício de verão ocorre bem após o começo da estação de crescimento; e o solstício de inverno bem depois que a colheita é terminada. A respeito de sua forma e função arquitetônicas, os estudiosos sugeriram que Stonehenge - especialmente seus círculos mais antigos - pretendia ser a réplica de um santuário de pedra, sendo que os de madeira eram mais comuns em épocas Neolíticas.
2006-09-25 10:10:07
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
7⤊
0⤋
Stonehenge é um monumento da Idade do Bronze, formado de pedras colocadas em torno de um círculo. está localizado em Wiltshir ao sul da Inglaterra.
Não se sabe até hoje a origem das pedras (não são típicas da região). Algumas lendas dizem que Merlim, o mago, as trouxe magicamente de outra parte do reino, hoje Irlanda.
Stonehenge parece ter sido projetado para permitir a observação de fenômenos astronômicos - solstícios do verão e do inverno, eclipses, e mais. Uma das opiniões mais populares foi a de John Aubrey, quem primeiro ligou Stonehenge aos Druidas.
Esta idéia se tornou inquestionável na opinião da cultura popular do século XVII até os dias atuais, sendo que na verdade, os Druidas não tiveram nenhuma participação na construção dos anéis de pedra, pois só apareceram na Grã-Bretanha após 300 AC. Mais de 1500 anos após os últimos anéis de pedra serem construídos, porém, algumas evidências sugerem que os Druidas encontraram os anéis de pedra e os usaram para fins religiosos.
Outros arqueólogos achavam que o monumento foi construído pelos Romanos, mas esta idéia é ainda mais improvável que a teoria dos Druidas, já que os Romanos nunca pisaram nas Ilhas britânicas até 43 DC, quase 2000 anos após a construção dos anéis de pedra.
Quanto à construção de Stonehenge, as coisas não aconteceram de uma vez só. Na verdade, com a passagem dos séculos o monumento foi sendo alterado o que leva os arqueólogos a acreditarem que trata-se de alguma coisa que cumpria um papelo funcional e não religioso. Por isso, ao longo do tempo, novos anéis subsituiam os antigos, como se fossem inovações.
Por exemplo, durante o período III (2075 AC), as pedras azuis (que foram as penúltimas a serem colocadas) foram derrubadas e pedras enormes - que estão ainda hoje - foram erguidas. Estas pedras, medindo em média 5,49 metros de altura e pesando 25 toneladas, foram transportadas do norte por 19 quilômetros. Mas, entre 1500 e 1100 AC, aproximadamente sessenta das pedras azuis foram restauradas e postas em um círculo dentro de outro círculo, e outras dezenove foram colocadas em forma ferradura, também dentro do círculo.
Estima-se que as três fases da construção requereram mais de trinta milhões de horas de trabalho.
As pedras não caem primeiro porque estão semi enterradas na terra e depois por pesarem 25 toneladas cada uma, em média. Não dá para derrubar!!!
2006-09-25 18:22:04
·
answer #2
·
answered by Ricardo 6
·
0⤊
0⤋
Uma das primeiras "construções" do homem...
Dizem q essas pedras estão arranjadas de tal forma que em determinadas épocas do ano, e de acordo com a posição solar, a luz bate em determinado ponto, blá blá blá...
O que eu quero dizer é que, pedras aparentemente posicionadas ao acaso, podem conter um significado além do percebido num primeiro olhar.
Nem sempre as coisas são o que parecem ser...
2006-09-25 17:19:33
·
answer #3
·
answered by kadufarah 3
·
0⤊
0⤋