Para usuários 'domésticos', que utilizam o PC para Internet, e-mail, joguinhos e etc, o Linux é apenas mais uma opção de S.O.
Essa questão de segurança todos comentam por aí é muito relativa. Acho que tem muito mais a ver com o usuário do que com o próprio S.O (pergunte à alguém que desenvolva serviços como bancos on-line para ver se estou certo ou não). Uma pessoa que não tenha o mínimo de cuidado ao navegar na internet ou abrir 'cartões' de amigos, por exemplo, vai representar uma falha de segurança para QUALQUER S.O., seja ele Windows, Linux, OS X...
Claro que alguns sistemas, e mesmo algumas distribuições Linux tentam diminuir esse fator 'usuário', mas não há como prever todas as besteiras que uma pessoa pode fazer utilizando o PC ;)
Um usuário cuidadoso é capaz de se dar bem com qualquer das três opções mencionadas, até com o Linux, que antes era taxado como de difícil configuração. As distros mais atuais, como o Ubuntu 6.06, são tão fáceis de instalar e configurar como o próprio Windows XP.
Do ponto de vista de usabilidade, o Linux agora é também apenas mais uma opção, devido ao grande numero de softwares desenvolvido para esse S.O. Editores de texto, navegadores, até mesmo edição de aúdio e vídeo são tarefas possíveis de serem realizadas neste sistema.
Portanto, o que eu penso do Linux é que, se estamos falando de usuários domésticos ele é apenas mais uma divertida opção de S.O., não venham me encher o saco falando que para um servidor apache com mySQL, blábláblá blábláblá, e que o Linux blábláblá blábláblá... Para usuários domésticos, segurança é um problema que está entre o teclado e a cadeira ;)
- Eu não alimento Trolls -
E pra finalizar: S.O. é uma questão de uso apenas. Como a Microsoft dominou a área de desktops desde o começo, é natural que estejamos muito mais familiarizados com o seu S.O., e é natural também que muito mais aplicações tenham sido desenvolvidas para este sistema. Agora que a utilização de S.Os alternativos está crescendo, esta diferença só tende a diminuir...
Um exemplo, só para terminar, você já viu e gostou do visual do Windows Vista? Legal né? E ele nem foi lançado ainda... Agora procure por XGL, dê uma olhada no que ele é capaz de fazer. Dê uma olhada também no Mac OS X, que está no mercado a mais de um ano... ;)
---
Ops, só agora ví que você tem mais perguntas relacionadas a programação e etc.
Neste caso, para programadores, minha opinião sobre o Linux é que ele é muito divertido ;)
Não só ele, todos os S.O. que não são Microsoft, tendem a instigar a mente de um programador.
2006-09-25 11:19:41
·
answer #1
·
answered by Eu 2
·
0⤊
1⤋
Eu não comheço muito mas pelo o que me dizem é muito mais seguro do que os outro.
2006-09-25 08:19:41
·
answer #2
·
answered by jucogomes 3
·
1⤊
0⤋
È ótimo para quem quiser utilizar um sistema rápido, seguro, estável, confiável, livre (não tem que pagar nada), mas que saiba configurar e tenha paciência, pois não é brincadeira não.
Pode utilizar um CD para rodar direto, sem instalar, mas vai ser uma droga, lerdo e tosco. Aliás, essa palavra cabe muito bem a certos aplicativos e recursos, que no rUindows funcionam relativamente bem, mas no Linux parece que falta ainda algumas linhas de código para melhorar (clique ou dupli clique, milhões de cores ou modo texto, copiar formatar ou (des)montar unidade, macros em documentos/planilhas).
As distribuições famosas ainda não me convenceram, então continuo no rUindows e no hOrrófice, infelizmente. Por bem ou por mal, funcionam desde um pentium 100... o que não é tão fácil de se comprovar utilizando Linux (funciona sim num 386, mas e o modo gráfico? não é fácil configurar não!)
2006-09-25 08:42:04
·
answer #3
·
answered by DanielGudang 3
·
0⤊
1⤋