Olá Sabrina, vamos falar de um jeito fácil: HD é onde tudo o q vc tem no computador seria guardado, um HD de 40GB é bom, mas se vc comparar os preços verá q um de 80GB ficaria cerca de $40 mais caro somente, giraria em torno de $210.00+ou-.
Os 256 q vc fala é de memória RAM, é onde todos os programas q vc estiver usando no momento são carregados, quanto mais memória, mais rápido vc abrirá um programa qualquer, para saber se é bom, vc terá q saber para o q quer o computador, se for para trabalhos caseiros e internet, está bom, mas se for para jogar jogos em 3D ou utilizar programas como Corel Draw vc precisaria de 512MB de RAM, o q ficaria cerca de $120.00+ou- uma memóra destas, meu e-mail é flaviorspiler@yahoo.com.br, se tiver mais dúvidas ficarei feliz em responder.
2006-09-25 14:47:28
·
answer #2
·
answered by Flávio R 2
·
0⤊
0⤋
Disco rÃgido, disco duro, (popularmente também winchester) ou HD (do inglês Hard Disk) é a parte do computador onde são armazenadas as informações, ou seja, é a "memória permanente" propriamente dita (não confundir com "memória RAM"). Caracterizado como memória fÃsica, não-volátil, que é aquela na qual as informações não são perdidas quando o computador é desligado.
O disco rÃgido é um sistema lacrado contendo discos de metal recobertos por material magnético onde os dados são gravados através de cabeças, e revestido externamente por uma proteção metálica que é presa ao gabinete do computador por parafusos. à nele que normalmente gravamos dados (informações) e a partir dele lançamos e executamos nossos programas mais usados.
Este sistema é necessário porque o conteúdo da memória RAM é apagado quando o computador é desligado. Desta forma, temos um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados da próxima vez em que o computador for ligado. O disco rÃgido é também chamado de memória de massa ou ainda de memória secundária. Nos sistemas operativos mais recentes, o disco rÃgido é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual.
Existem vários tipos de discos rigidos diferentes: IDE/ATA, SATA, SCSI, Fibre channel.
como funciona??
Dentro do disco rÃgido, os dados são gravados em discos magnéticos, chamados em inglês de platters. Estes discos internos são compostos de duas camadas.
A primeira é chamada de substrato, e nada mais é do que um disco metálico, geralmente feito de ligas de alumÃnio. A fim de permitir o armazenamento de dados, este disco é recoberto por uma segunda camada, agora de material magnético. Os discos são montados em um eixo que por sua vez gira graças a um motor especial.
Para ler e gravar dados no disco, usamos cabeças de leitura eletromagnéticas (heads em inglês) que são presas a um braço móvel (arm), o que permite o seu acesso a todo o disco. Um dispositivo especial, chamado de atuador, ou actuator em inglês, coordena o movimento das cabeças de leitura.
A superfÃcie do HD é subdividida em setores de 512 bytes, que são agrupados pelos sistemas de arquivos formando as unidades lógicas mÃnimas, denominadas de clusters. Sendo assim, o cluster de um sistema de arquivos pode ocupar , por exemplo, 2048 bytes (4 setores de 512 bytes), 4096 (8 setores de 512 bytes) ou qualquer valor múltiplo de 512.
como sao gravador dentro dele?
Os discos magnéticos de um disco rÃgido são recobertos por uma camada magnética extremamente fina. Na verdade, quanto mais fina for a camada de gravação, maior será sua sensibilidade, e consequentemente maior será a densidade de gravação permitida por ela. Poderemos então armazenar mais dados num disco do mesmo tamanho, criando HDs de maior capacidade.
Os primeiros discos rÃgidos, assim como os discos usados no inÃcio da década de 80, utilizavam a mesma tecnologia de mÃdia magnética utilizada em disquetes, chamada coated media, que além de permitir uma baixa densidade de gravação, não é muito durável. Os discos atuais já utilizam mÃdia laminada (plated media); uma mÃdia mais densa, de qualidade muito superior, que permite a enorme capacidade de armazenamento dos discos modernos.
A cabeça de leitura e gravação de um disco rÃgido funciona como um eletroÃmã semelhante aos que estudamos nas aulas de ciências do primário, sendo composta de uma bobina de fios que envolvem um núcleo de ferro. A diferença é que num disco rÃgido, este eletroÃmã é extremamente pequeno e preciso, a ponto de ser capaz de gravar trilhas medindo menos de um centésimo de milÃmetro.
Quando estão sendo gravados dados no disco, a cabeça utiliza seu campo magnético para organizar as moléculas de óxido de ferro da superfÃcie de gravação, fazendo com que os pólos positivos das moléculas fiquem alinhados com o pólo negativo da cabeça e, consequentemente, com que os pólos negativos das moléculas fiquem alinhados com o pólo positivo da cabeça. Usamos neste caso a velha lei “os opostos se atraem”.
Como a cabeça de leitura e gravação do HD é um eletroÃmã, sua polaridade pode ser alternada constantemente. Com o disco girando continuamente, variando a polaridade da cabeça de gravação, variamos também a direção dos pólos positivos e negativos das moléculas da superfÃcie magnética. De acordo com a direção dos pólos, temos um bit 1 ou 0.
Para gravar as seqüências de bits 1 e 0 que formam os dados, a polaridade da cabeça magnética é mudada alguns milhões de vezes por segundo, sempre seguindo ciclos bem determinados. Cada bit é formado no disco por uma seqüência de várias moléculas. Quanto maior for a densidade do disco, menos moléculas serão usadas para armazenar cada bit e teremos um sinal magnético mais fraco. Precisamos então de uma cabeça magnética mais precisa.
Quando é preciso ler os dados gravados, a cabeça de leitura capta o campo magnético gerado pelas moléculas alinhadas. A variação entre os sinais magnéticos positivos e negativos gera uma pequena corrente elétrica que caminha através dos fios da bobina. Quando o sinal chega na placa lógica do HD, ele é interpretado como uma seqüência de bits 1 e 0.
Vendo desta maneira, o processo de armazenamento de dados em discos magnéticos parece ser simples, e realmente era nos primeiros discos rÃgidos (como o 305 RAMAC da IBM), que eram construÃdos de maneira praticamente artesanal. Apesar de nos discos modernos terem sido incorporados vários aperfeiçoamentos, o processo básico continua sendo o mesmo.
Para que o sistema operacional seja capaz de gravar e ler dados no disco rÃgido, é preciso que antes sejam criadas estruturas que permitam gravar os dados de maneira organizada, para que eles possam ser encontrados mais tarde. Este processo é chamado de formatação.
Existem dois tipos de formatação, chamados de formatação fÃsica e formatação lógica. A formatação fÃsica é feita apenas na fábrica ao final do processo de fabricação, e consiste em dividir o disco virgem em trilhas, setores e cilindros. Estas marcações funcionam como as faixas de uma estrada, permitindo à cabeça de leitura saber em que parte do disco está, e onde ela deve gravar dados. A formatação fÃsica é feita apenas uma vez, e não pode ser desfeita ou refeita através de software.
Porém, para que este disco possa ser reconhecido e utilizado pelo sistema operacional, é necessária uma nova formatação, chamada de formatação lógica. Ao contrário da formatação fÃsica, a formatação lógica não altera a estrutura fÃsica do disco rÃgido, e pode ser desfeita e refeita quantas vezes for preciso, através do comando FORMAT do DOS por exemplo. O processo de formatação, é quase automático, basta executar o programa formatador que é fornecido junto com o sistema operacional.
Quando um disco é formatado, ele simplesmente é organizado “do jeito” do sistema operacional, preparado para receber dados. A esta organização damos o nome de “sistema de arquivos”. Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rÃgido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos.
Os sistemas de arquivos, mais usados atualmente são o FAT16, compatÃvel com o DOS e todas as versões do Windows, e o FAT32, compatÃvel apenas com o Windows 98, Windows 2000 e Windows 95 OSR/2 (uma versão “debugada” do Windows 95, com algumas melhorias, vendida pela Microsoft apenas em conjunto com computadores novos) e, finalmente, o NTFS, suportado pelo Windows 2000, Windows NT e Windows XP. Outros sistemas operacionais possuem seus próprios sistemas de arquivos; o Linux usa geralmente o EXT2 ou EXT3 enquanto o antigo OS/2 usa o HPFS.
Quando o micro é ligado, o BIOS (um pequeno programa gravado em um chip na placa-mãe, que tem a função de “dar a partida no micro”), tentará inicializar o sistema operacional. Independentemente de qual sistema de arquivos você esteja usando, o primeiro setor do disco rÃgido será reservado para armazenar informações sobre a localização do sistema operacional, que permitem ao BIOS “achá-lo” e iniciar seu carregamento.
Historia do Hd
Sem dúvida, o disco rÃgido foi um dos componentes que mais evoluÃram na história da computação. O primeiro disco rÃgido foi construÃdo pela IBM em 1957, e era formado por nada menos que 50 discos de 24 polegadas de diâmetro, com uma capacidade total de 5 megabytes, incrÃvel para a época. Este primeiro disco rÃgido foi chamado de 305 RAMAC (Random Access Method of Accounting and Control). Em 1973 a IBM lançou o modelo 3340 "Winchester", com dois pratos de 30 megabytes e tempo de acesso de 30 milissegundos. Assim criou-se o termo 30/30 Winchester (uma referência à espingarda Winchester 30/30), termo muito usado ainda hoje para designar HDs de qualquer espécie. Ainda no inÃcio da década de 1980, os discos rÃgidos eram muito caros e modelos de 10 megabytes custavam quase 2.000 dólares americanos, enquanto hoje compramos modelos de 160 gigabytes por menos de 100 dólares. Ainda no começo dos anos 80, a mesma IBM fez uso de uma versão pack de discos de 80 mb, usado no sistemas IBM Virtual Machine.
Capacidade deles
10 GB 9,31 GB
15 GB 13,9 GB
20 GB 18,63 GB
30 GB 27,94 GB
40 GB 38,2/37,25 GB
80 GB 74,51 GB
120 GB 111,76 GB
160 GB 149,01 GB
200 GB 186,26 GB
300 GB 279,4 GB
Toda a vez que um HD é formatado, uma certa quantidade de espaço é marcada como utilizada.
2006-09-25 14:38:41
·
answer #5
·
answered by liloX #liloXInformatica.com.br 2
·
0⤊
0⤋