As correntes marítimas são verdadeiros rios dentro dos oceanos, com características
próprias quanto à temperatura, salinidade, velocidade e direção. As correntes frias
originam-se nas regiões polares, enquanto que as quentes têm sua existência associada
ao aquecimento das águas nas regiões intertropicais e equatoriais.
2006-09-25 07:14:09
·
answer #1
·
answered by Bruna 1
·
8⤊
0⤋
São deslocamentos de águas oceânicas, ora ordenadas ou não, decorrentes da inércia da rotação do planeta Terra. Seus movimentos não são bem definidos por haver continentes e ilhas ao longo da sua movimentação, portanto, correm em diversas direções. Influenciam na pesca, na vida marinha e no clima...
2006-09-25 07:20:30
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
2⤋
não sei, mas este site tem http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_mar%C3%ADtima
espero q te ajudei.
valeu abraço
2006-09-25 07:17:10
·
answer #3
·
answered by Angela S 2
·
1⤊
2⤋
São rios de água salgada, com temperatura diferente daquelas , que correm no mar, segundo umaúnica direção. Uma enorme massa de água baixa dos pólos, fria, pesada, ao fundo do oceano, rumo ao equador,este deslocamento chama à superfície a água aquecida pelos raios do sol, que são mais leves.Tem-se, assim, um ciclo contínuo: dos pólos ao equador, fria e pesada, do equador aos pólos, quente e superficial.
As correntes marinhas são devidas, além das diferenças de temperatura e de salinidade, e por isso de densidade, sobretudo aos ventos de estação, constantes ou a longo período, como os alíseos e as monções.A Corrente do Golfo, no Atlântico, é a mais conhecida . Ela nasce da corrente equatorial, que se forma, no Atlântico, ao norte do equador: esta se divide em vários ramos, que vão tocar as costas americanas, por isso sai do Golfo do México (de querecebe o nome) e se dirige para leste passando perto do Banco de Terra Nova e atravessando o Atlântico. Além de ter influência sobre o clima, a Corrente do Golfo determina toda uma série de fenômenos.
2006-09-25 11:05:19
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
As correntes marítimas no
litoral do Rio Grande do Sul
Com uma declividade de apenas dois graus, a plataforma marítima do Rio Grande do Sul é bem mais rasa do que em outros lugares do litoral brasileiro. Por isso, quando há uma ressaca, as ondas jogam muita areia na praia. Essa é a explicação para o fato de, em alguns locais, a praia estar aumentando. O mar, então, recua, o que tem sido acompanhado nas proximidades do molhe leste, na praia do Cassino, em Rio Grande.
Com 620 quilômetros de extensão, o Rio Grande do Sul tem a maior praia do mundo, entre Torres e a Barra do Chuí, na fronteira com o Uruguai. Mas o litoral gaúcho não se diferencia dos demais apenas pela quantidade de areia. Existem particularidades também no mar, onde se reúnem diversas correntes.
Esse encontro de correntes se dá defronte a Rio Grande, estendendo-se por vezes até o Chuí. Normalmente ocorre a quinze quilômetros da costa, mas já foi visto até na beira da praia. Do Sul vem a corrente das Malvinas, com temperatura de quatro a cinco graus e salinidade de 34 partes de sal por mil, em média, que vem "fervilhando de vida", conforme explicam pesquisadores da Universidade Federal de Rio Grande.
Chega a ser escura, de tão rica em nutrientes. Eles é que permitem um melhor desenvolvimento do fitoplâncton (microalgas que são a base de toda a cadeia alimentar nos mares) e do zooplâncton (crustáceos microscópicos), cuja presença em grandes volumes resulta na formação de enormes cardumes de peixes, devido à fartura da alimentação.
Do Norte vem a corrente do Brasil, mais pobre em nutrientes, e com temperatura variando entre 13 e 18 graus, com salinidade média de 28 a 33 partes por mil. Suas águas são azuis e bem mais claras que as da corrente das Malvinas.
Ao se encontrarem, essas duas correntes formam algo parecido com o encontro das águas dos rios Amazonas e Negro, próximo a Manaus. Mas ao seu azul mais claro e mais escuro, junta-se um terceiro bloco de águas, bem barrento, resultado das chuvas e do escoamento das lagoas, especialmente da Lagoa dos Patos que, quando está com uma correnteza maior, chega a penetrar 150 quilômetros mar adentro.
Volta à página inicial do Litoral
Página inicial de turismo
Área de ecologia
2006-09-26 00:09:45
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
3⤋