Direita política:
Direita é o termo geralmente utilizado para designar indivíduos e grupos relacionados a partidos políticos ou ideais considerados conservadores ou liberais, em oposição à Esquerda.
Deve a sua designação ao facto de, nos Estados Gerais franceses reunidos em 1789 (ver Revolução Francesa), os Monarquistas, que apoiavam o Antigo Regime, tomarem o lugar à direita do rei. Essa definição tornou-se obsoleta, e o sentido de direita e esquerda foi se alterando e relativizando para tornar-se mais apropriado às ideologias comparadas, e ao ponto de vista de quem usa (p.ex. os Jacobinos eram a "Esquerda" em 1789, mas em 1792 já eram considerados de "direita").
O termo geralmente se refere ao conservadorismo, mas a partir do século XX, o termo foi utilizado para o fascismo (especialmente àqueles que reprimiram políticos e movimentos de esquerda), e, antagonicamente, ao libertarianismo, e ao liberalismo clássico, de livre mercado (principalmente em sua faceta econômica), apesar de muitos libertários e liberais recusam o enquadramento (veja espectro político).
Esquerdismo:
Esquerdismo é uma expressão derivada de "esquerda", que, no espectro político, se distingue e se opõe à "direita" ou conservadorismo. O nome esquerda surgiu com este significado na França devido ao fato de, nos Estados Gerais franceses reunidos em 1789, o Terceiro Estado (que clamava por reformas liberais, quando não mesmo revolucionárias), tomar os lugares à esquerda do rei, em virtude de os da sua direita já se acharem ocupados pelos representantes do clero e da nobreza.
Já expressão Esquerdismo, por sua vez, se refere aqueles que assumem uma posição de esquerda. No entanto, o marxismo ressignificou esta expressão para denominar por este termo uma corrente que surge no seu próprio interior.
Características do esquerdismo:
Anti-parlamentar ou extra-parlamentar [Carece de fontes]
Anti-capitalistas
Anti-soviético (contra a União Soviética, considerada "capitalismo de estado")
Anti-social-democrata.
O meu posicionamento perante essas ideologias é esquerda-liberal.
E o seu?
2006-09-25 03:50:26
·
answer #1
·
answered by TeKa 3
·
0⤊
0⤋
Quando era universitária ..tinha os ideais da esquerda (quase extrema)..... pois era o que dominava os Cursos da área de Ciências Sociais, na época.
Me decepcionei ..
e vi que .... não existe hoje , lugar para radicalismos.
Além do partido , depende sim o CARÁTER do candidato.
Seu histórico , sua vida pública ....
Seus projetos , sua visão .
PORISSO ...FORA LULA !
2006-09-25 03:54:11
·
answer #2
·
answered by Betty 6
·
0⤊
0⤋
trabalhei 30 anos na politica, como sempre os cabos eleitorais ganham pouco, sabem muito sobre os candidatos, dão os votos e até apanham para defender seus candidatos e depois.. são esquecidos ou mandado embora do emprego, para que entre aqueles que trabalharam para os que venceram , só que esses que lutaram muito e suaram muito a camiseta, vão para as ruas varrerem, limpar banheiros etc.......... e os que nada fizeram só ficaram de beleza junto aos candidatos, ainda pegam um cargo de confiança e mandam naquels coitados que sofreram pelos candidatos... éu sofri muito, fui de faxineira .....com faculdade hem, hoje não preciso mais disso e apenas analiso os candidatos para dar o meu voto consciente
2006-09-25 03:48:37
·
answer #3
·
answered by karinhosa52 3
·
0⤊
1⤋
http://perfil.transparencia.org.br/
2006-09-25 03:42:25
·
answer #4
·
answered by thuthukinho_43 6
·
0⤊
1⤋
Lula era de esquerda, virou a casaca e se vendeu às elites e ao capital financeiro internacional. Então, por dedução, passou a ser de direita. Enquanto de direita, quis copiar, a mando de sua assessoria corruPTa o que anteriores em seu cargo tinham feito, mas exagerou na dose, comprando metade do Congresso com mensalão e dólares na cueca. Criticado pela mídia e pelo povo sofrido desse país, mudou de vertente, assumindo uma pseudo social democracia, e mergulhando o país numa onda assistencialista sem precedentes. Agora, às vésperas de ser reeleito, está assumindo um lado... o lado dele.
2006-09-25 03:41:40
·
answer #5
·
answered by ? 5
·
0⤊
1⤋
Politica se resume em:
- Enganar
- Mentir
- Ludibriar
- Ser desonesto
- Fazer conchavos contra o Povo
- Fazer tranzações inlicitas pra enrrequecimento Fraldulento
- Roubar a Instituição publica
- Deixar os podres cada vez mas pobres (para não entenderem o que acontece)
Afinal....
é a arte de Mentir e enganar de roubar de matar de traficar ew tudo mas que há de ruim no mundo!!
se quer falar mal de alguem chameo de POLITICO
2006-09-25 03:39:23
·
answer #6
·
answered by Samuray Wendel 2
·
0⤊
1⤋