English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

9 respostas

Essa pergunta eu já respondi muitas vezes, por isso vou fazer um apanhado de alguns textos que escrevi anteriormente:

Existem inúmeros fatores, infra-estrutura, corrupção, informalidade, situação política atual(uma herança histórica), juros altos, carga tributária, legislação arcaica, violência, etc... Contudo é unânime que a mãe de todos os males é a educação. O baixo nível educacional brasileiro produz uma sociedade disforme; muita informalidade, pouco desenvolvimento tecnológico, e baixa produtividade.
A cada ano o Brasil deixa de ganhar o equivalente a um PIB da Austrália devido às práticas econômicas ilegais. Um mal que atinge 41% da economia brasileira(318 bilhões de dólares), a ilegalidade é hoje o principal obstáculo que trava o nosso crescimento. Práticas a margem da lei, como sonegação de impostos, contrabando e falsificação, respondem por 39% da diferença de renda entre brasileiros e americanos, tomados como parâmetro. Isso significa que, para produzir a mesma coisa, um trabalhador brasileiro leva cinco vezes mais tempo que um americano.

O que governo precisa é ter planos d verdade p o futuro, ñ essa ilusão q é o assistencialismo. As reformas tem que ser voltadas para "Substituição d Impotações e Desenvolvimento", povo menos ignorante, acomodado e mais independente p empreender.

Substituição de importações aumentaria a renda per capita dos brasileiros. Pela forma como está estruturada a nossa economia -praticamente todos os nichos de mercados sendo dominados por multinacionais extrangeiras (Unilever, GE, Bayer, Monsanto...) - é normal que o povo tenha pouco dinheiro. Quando se compra um carro, 65% do valor vai para a matriz, 13% vão para os fornecedores(Pirelli, SaintGlobam, 3M...), 20% são impostos(dependendo da alíquota), e apenas 2% retornam à circulação -já que fornecemos aço e mão-de-obra. O carro é apenas um exemplo emblemático de tantos outros. Para q surjam empresas nacionais competitivas é necessário tecnologia, e isso não se consegue sem educação. Infelizmente o Brasil é um dos países que gasta a menor parcela do orçamento com educação, e esse pouco ainda é muito mal empregado. Para mim, é justamente aí que reside o grande erro.

Uma regra dos Tigres asiáticos: Educação = +Produtividade.
A produtividade é exatamente a capacidade de gerar riquezas, portanto é natural que uma economia mais produtiva gere uma sociedade mais rica. Os Tigres encaram a educação como a "fórmula" para aumentar a produtividade, e os resultados vem provando que o caminho é certo, sem "messias" e sem milagres

2006-09-25 06:04:54 · answer #1 · answered by ஃ panen et circenses ஃ 7 · 4 0

Pq o povo é fútil, vadio, burro, preconceituoso e mal-educado.

2006-09-25 08:43:08 · answer #2 · answered by Almirante Kirk 3 · 0 0

Taxa de juros alta é uma das razões, porque, ao invés de investimentos na produção, o empresário prefere aplicar no mercado financeiro. Outra: carga tributária elevada. Mais uma: incerteza do empresariado com relação a futuras políticas econômicas a ser adotadas pelo governo. Mais uma: a moeda (real) brasileira supervalorizada. E assim por diante.

2006-09-25 05:23:29 · answer #3 · answered by Curioso 7 · 0 0

Olá,
Bom, vou explicar da forma que sei, e que estou aprendendo.
O crescimento economico está baixo porque estamos numa fase de andamento para a grade de investimentos, ou seja, para entrarmos numa escala de superávit precisamos ter um Sistema Financeiro estruturado e isso acontece com o controle da inflação.
Quando um país entra numa escala de superávit, não pode cair... e então, teremos que ter uma produção e um aumento do PIB elevado para que mantenhamos essa classe, sendo assim, a inflação subiria muito, pois o país não tem capacidade de produção para tanta demanda que teríamos, o que faria a inflação subir e os juros subirem também.
Após a explicação da influência da produção, posso responder sua pergunta dizendo que não temos crescimento mais alto no momento, por falta de capacidade de produção que esse crescimento exigiria e por nosso controle da inflação e juros buscando um sistema financeiro estável estar em andamento.

2006-09-25 04:08:22 · answer #4 · answered by Thelma 3 · 0 0

Porque pensam que pode-se crescer sem a justa distribuiçao de renda.

2006-09-25 03:32:00 · answer #5 · answered by Ederson S 2 · 0 0

É porque os Economistas do Governo são incompetentes.

2006-09-25 03:28:46 · answer #6 · answered by osne 3 · 0 0

Porque a maquina administrativa brasileira é cara ineficiente, e corrupta.

2006-09-25 03:27:01 · answer #7 · answered by eduardo f 4 · 0 0

Isso só ocorreu depois que o LULARAPIO assumiu a presidência do Brasil, então a culpa é do Governo Federal que está no poder, ou seja, seu LULALAU.

2006-09-25 03:25:21 · answer #8 · answered by J3@? 4 · 0 0

Juros altos.

2006-09-25 03:25:19 · answer #9 · answered by Eça Nonsey 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers