Filhinha tenho certeza que seu Professor te conhece e vai saber se foi vc ou nao quem fez a REDACAO...rsrsrs tipo comecar a te perguntar topicos do que "VOCE" escreveu..e na frente dos outros...queria estar la para ver sua cara....boa sorte
2006-09-25 01:59:47
·
answer #1
·
answered by thuthukinho_43 6
·
0⤊
1⤋
ó ta bem resumido heim....
Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes, inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.
Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques etc).
Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.
O Início
O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados ( liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos ) e Eixo ( Alemanha, Itália e Japão ).
Desenvolvimento e Fatos Históricos Importantes:
O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia.
Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico. Após este fato, considerado uma traição pelos norte-americanos, os estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas.
De 1941 a 1945 ocorreram as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo. Neste período, ocorre uma regressão das forças do Eixo que sofrem derrotas seguidas. Com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalhas.
O Brasil participa diretamente, enviando para a Itália ( região de Monte Cassino ) os pracinhas da FEB, Força Expedicionária Brasileira. Os cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados.
Final e Conseqüências
Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades.
Bomba Atômica explode na cidade japonesa de Hiroshima
Os prejuízos foram enormes, principalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis. O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus.
Com o final do conflito, em 1945, foi criada a ONU ( Organização das Nações Unidas ), cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações. Inicia-se também um período conhecido como Guerra Fria, colocando agora, em lados opostos, Estados Unidos e União Soviética. Uma disputa geopolítica entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, onde ambos países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em conflitos armados.
bjs e boa sorte...
2006-09-25 01:57:51
·
answer #2
·
answered by Rogério Pulga 7
·
0⤊
0⤋
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Há sessenta anos atrás, no dia 8 de maio de 1945, terminava o mais sangrento conflito militar da história da humanidade. Os números sobre as vítimas da Segunda Guerra são imprecisos e historiadores trabalham com hipóteses que variam de 50 a 80 milhões de vítimas. O fim do conflito inaugurou uma Nova Ordem Mundial, marcada por organismos de dominação, como a ONU, o FMI e Banco Mundial, pelo imperialismo norte-americano e o início da Guerra Fria
Alguns historiadores apresentam a Segunda Guerra Mundial como se ela fosse uma conseqüência lógica da Primeira Guerra, particularmente no que se refere aos tratados de paz de Versalhes, que foram extremamente desfavoráveis à Alemanha derrotada. Certamente os acordos de paz contribuíram para exacerbar os conflitos políticos, mas são absolutamente insuficientes para explicar a origem do conflito militar.
A força motriz que deflagrou a Segunda Guerra foi a rivalidade interimperialista na disputa por novos investimentos, mercados e fontes de matérias-primas baratas. Mas, para isso, era necessário definir qual seria o imperialismo que deteria a hegemonia mundial e ditaria a nova ordem política do capital. Não se tratava mais de subordinar apenas os países do mundo subdesenvolvido, mas também os países industrializados, às prioridades de acumulação de uma determinada potência hegemônica. Às vésperas da Segunda Guerra, as potências credenciadas para essa disputa eram os Estados Unidos, a Alemanha, o Japão e o decadente Império Britânico, com Itália e França ocupando um papel secundário.
Todavia, o papel do imperialismo alemão foi fundamental para a deflagração da guerra. Representando as classes dominantes alemãs, especialmente setores ligados à indústria armamentista, Hitler, desde sua chegada ao poder em 1933, tinha um projeto consciente não só de retomar a fatia perdida pelo imperialismo alemão depois da derrota na Primeira Guerra, mas também impor uma agressiva política de expansão em busca da hegemonia. Em outras palavras, a burguesia alemã preparava conscientemente a guerra.
O imperialismo norte-americano, por sua vez, era o adversário com maiores condições para disputar a liderança com a Alemanha. Dispunha de enormes reservas de capital, imenso potencial produtivo e mão-de-obra. O avanço da economia norte-americana levava à disputa do mercado internacional, pois o capital precisava ser investido e as mercadorias vendidas no exterior.
Até fins de 1938, Inglaterra e França assistiram com resignação pacífica a expansão nazista sobre a Europa (remilitarização da Renânia, anexação na Áustria e a ocupação de Praga). Mas Londres reagiu depois de perceber que a dominação nazista na Europa era apenas o prelúdio de uma investida de Hitler contra o Império Britânico e suas colônias. Razão pela qual resolveu reagir a qualquer expansão alemã sobre a Europa oriental, sua antiga área de influência. O ataque nazista à Polônia, em setembro de 1939, finalmente forneceu o pretexto para a Inglaterra, levando a reboque um relutante aliado francês, declarar guerra à Alemanha.
2006-09-25 01:56:54
·
answer #3
·
answered by Leoninha 2
·
0⤊
0⤋
Infelizmente não posso mas vou garantir meus dois pontos
tchau.
2006-09-25 01:52:10
·
answer #4
·
answered by bruninha 2
·
0⤊
0⤋
huahuahahuahu
nossa...isso é o cumulo da comodidade e da preguiça...
mas la vai alguma coisa...
A Segunda Guerra Mundial (1939–1945) opôs os Aliados às Potências do Eixo, tendo sido o conflito que causou mais vítimas em toda a história da Humanidade. As principais potências aliadas eram a China, a França, a Grã-Bretanha, a União Soviética e os Estados Unidos. O Brasil se integrou aos Aliados em 1943. A Alemanha, a Itália e o Japão, por sua vez, perfaziam as forças do Eixo. Muitos outros países participaram na guerra, quer porque se juntaram a um dos lados, quer porque foram invadidos, ou por haver participado de conflitos laterais. Em algumas nações (como a França e a Jugoslávia), a Segunda Guerra Mundial provocou confrontos internos entre partidários de lados distintos.
O líder alemão de origem austríaca Adolf Hitler, Führer do Terceiro Reich, pretendia criar uma "nova ordem" na Europa, baseada nos princípios nazistas da suposta superioridade alemã, na exclusão — eliminação física incluída — de algumas minorias étnicas e religiosas, como os judeus e os ciganos, bem como deficientes físicos e homossexuais; na supressão das liberdades e dos direitos individuais e na perseguição de ideologias liberais, socialistas e comunistas.
Tanto a Itália como o Japão entraram na guerra para satisfazer os seus propósitos expansionistas. As nações democráticas (como a França, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos da América) opuseram-se a estes desejos do Eixo. Estas nações, juntamente com a União Soviética, após a invasão desta pela Alemanha, constituíram a base do grupo dos Aliados.
ahh..por ai vai ...
procura na net e faz um resumo
2006-09-25 01:50:40
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Fazer eu não posso. Posso lhe mostrar os caminhos. Meu sobrinho usa muito esse site para seus trabalhos escolares.
http://www.bussolaescolar.com.br/historia_geral/2_guerra_mundial.htm
2006-09-25 01:48:38
·
answer #6
·
answered by miosotis 7
·
0⤊
0⤋
Faça vc mesmo, quem esta pérdendo aprendizado aqui é vc.
2006-09-25 01:48:01
·
answer #7
·
answered by lero lero 3
·
0⤊
0⤋
Desculpe por utilizar este espaço para isso, porém estou muito feliz pois finalmente vou para o nível 3 e sua ajuda foi fundamental...
Muito obrigado a todos...
2006-09-25 01:46:46
·
answer #8
·
answered by O Emotivo !!! 4
·
0⤊
0⤋