talvez você queira dizer que "felicidade é a limitação do desejo, e a limitação do conhecimento limita o desejo".
é parte da verdade que o conhecimento aumenta o desejo, faz desejar coisas novas, e o desejo seria causa da infelicidade, porque nunca estamos plenamente satisfeitos, há sempre novos desejos a realizar e novas frustrações.
mas não é verdade que a ignorância limita o desejo. o homem tem em si um "vazio", uma saudade, muitas vezes explicada como saudade do paraíso perdido, ausência de Deus, e até saudade do aconchego do útero... mesmo alguém que desconhece objetos de desejo buscará preencher esse vazio.
eu acho que felicidade não significa "satisfação de desejos", ou, ao contrário, a "supressão do desejo".
felicidade é a consciência de existir em determinado momento do tempo em determinado lugar, perceber os dons e desafios trazidos para essa existência, compartilhar esses dons e lições com os semelhantes e sentir que tudo está seguindo seu caminho. esse "ser feliz" é uma condição permanente que independe das flutuações de alegria/tristeza, independe da satisfação de desejos e frustrações, que passam a não ter tanta importância.
talvez por isso o Budismo dê tanta ênfase à superação do desejo como prática para chegar ao estado de felicidade. só que eu não acho que "reprimir" seja o mesmo que "superar". o que é reprimido sempre volta. o que é superado passou por uma "vivência", pela compreensão profunda, "perdeu poder" sobre nós. como um obstáculo que ultrapassamos, deixamos para trás e seguimos em frente.
2006-09-28 11:13:02
·
answer #1
·
answered by punk_ballad 3
·
0⤊
0⤋
Isso é uma realidade,nunca estamos contentes com nada,sempre queremos mais e mais...
2006-09-25 00:58:09
·
answer #2
·
answered by Sarinha 4
·
0⤊
0⤋
Não.Porque felicidade é o tempo capturado no pensamento e quando mais sabemos sobre os prazeres nossa mente se abre a uma nova idéia , cheia de perspectivas e tendências a jamais voltar a idéia ou informação original.
2006-09-25 00:01:41
·
answer #3
·
answered by Creuzinha 6
·
0⤊
0⤋
Gostei da sua pergunta, acho que quanto mais temos mais queremos, e serve tbm para o conhecimento...
2006-09-24 23:56:36
·
answer #4
·
answered by Leonardo Cardoso 3
·
0⤊
0⤋
Filosofia tôsca! O ignorante não decodifica a felicidade em todo o seu potencial. O sábio sabe qual a melhor carne,distingue o vinho bom. Que coisa torta pregar a ignorãncia! Já se delicou com Nietschz? Pardiu? Camus? Já se embriagou ao som do opus 155 no 4º movimento de Beethoveen?
O sabio responde o Ignavo fala asneiras.
2006-09-25 00:16:27
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋