Angola é um país da costa ocidental de África, limitado a norte e a leste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Angola inclui também o turbulento enclave de Cabinda, através do qual faz fronteira com a República do Congo, a norte, e é o país mais próximo da colónia britânica de Santa Helena. Capital: Luanda.
Índice [esconder]
1 História
2 Política
3 Subdivisões
4 Geografia
5 Economia
6 Demografia
7 Línguas
8 Cultura
8.1 Imprensa
8.2 Rádio & Música
8.3 Literatura
8.4 Cinema
8.5 Feriados
8.5.1 Fixos
8.5.2 Móveis
9 Ver também
10 Ligações externas
[editar]
História
Ver artigo principal: História de Angola.
O nome Angola deriva da palavra bantu N'gola, título dos governantes da região no século XVI, época que começou a colonização da região pelos padeiros de Portugal.
Foi uma colónia portuguesa até 1975. Esteve em guerra desde 1961 até 2002. O poder político manteve-se na posse do MPLA desde 1975, embora a oposição (UNITA) tenha dominado parte do território até ao fim da última guerra civil.
[editar]
Política
Ver artigo principal: Política de Angola.
Na política angolana o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) tem sido o partido no governo desde a independência. Nas eleições de 1992 foi eleito um parlamento. A eleição presidencial foi interrompida pela 2ª guerra civil angolana e a segunda volta nunca chegou a ser realizada. As novas eleições estão marcadas para 2006. A UNITA é o principal partido da oposição. Lista dos governadores de Angola
Subdivisões
Ver artigo principal: Subdivisões de Angola.
Angola está dividida em 18 províncias:
Bengo
Benguela
Bié
Cabinda
Cuando Cubango
Cuanza Norte
Cuanza Sul
Cunene
Huambo
Huíla
Luanda
Lunda Norte
Lunda Sul
Malanje
Moxico
Namibe
Uige
Zaire.
[editar]
Geografia
Ver artigo principal: Geografia de Angola.
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
A República de Angola está situada ao sudoeste da Àfrica e tem uma extensão de 1.246.700 quilômetros quadrados dividida em 18 províncias administrativas. Está situada no hemisfério sul e limita-se ao oeste, ao longo de 1.600 quilômetros, com o Oceano Atlântico; ao norte com a República Democrática do Congo (antigo Zaire), ao leste com Zâmbia e ao sul com Namíbia.
Todo o território angolano pode ser dividido em três zonas: a costa, o planalto e as terras altas. A costa com 1.200 metros de altitude e as terras altas com mais de 2.000 metros. Conta com vários rios que banham suas terras; a planície angolana é um dos centros mais importantes de dispersão de águas da Àfrica Equatorial: o Congo, Cuanza, Cuando, Cubango, Cunene, etc
[editar]
Economia
Ver artigo principal: Economia de Angola.
A economia de Angola caracteriza-se por ser predominantemente agrícola, sendo o café sua principal cultura. Seguem-se-lhe cana-de-açúcar, sisal, milho, óleo de coco e amendoim. Entre as culturas comerciais, destacam-se o algodão, o fumo e a borracha. A produção de batata, arroz, cacau e banana é relativamente importante. Os maiores rebanhos são de gado bovino, caprino e suíno.
Angola é rica em minerais, especialmente diamantes, petróleo e minério de ferro; possui também jazidas de cobre, manganês, fosfatos, sal, mica, chumbo, estanho, ouro, prata e platina. As minas de diamante estão localizadas perto de Dondo, no distrito de Lunda. Importantes jazidas de petróleo foram descobertas em 1966, ao largo de Cabinda, assegurando ao país a autosuficiência. Em 1975 foram localizados depósitos de urânio perto da fronteira com a Namíbia.
As principais indústrias do território são as de beneficiamento de oleaginosas, cereais, carnes, algodão e fumo. Merece destaque, também, a produção de açúcar, cerveja, cimento e madeira, além do refino de petróleo. Entre as indústrias destacam-se as de pneus, fertilizantes, celulose, vidro e aço. O parque fabril é alimentado por cinco usinas hidroelétricas, que dispõem de um potencial energético superior ao consumo.
O sistema ferroviário de Angola compõe-se de cinco linhas que ligam o litoral ao interior. A mais importante delas é a estrada de ferro de Benguela, que faz a conexão com as linhas de Catanga, na fronteira com o Zaire. A rede rodoviária, em sua maioria constituida de estradas de segunda classe, liga as principais cidades. Os portos mais movimentados são os de Luanda, Benguela, Lobito, Moçâmedes e Cabinda. O aeroporto de Luanda é o centro de linhas aéreas que põem o pais em contacto com outras cidades africanas e européias.
[editar]
Demografia
Ver artigo principal: Demografia de Angola.
Crescimento da população desde 1961 (escala: mil habitantes)Os habitantes de Angola são, em sua maioria, negros (90%), que vivem ao lado de 10% de brancos e mestiços. A maior parte da população negra é de origem banta, destacando-se os quimbundos, os bakongos e os chokwe-lundas, porém o grupo mais importante é o dos ovimbundos. No Sudoeste existem diversas tribos de boximanes e hotentotes. A densidade demográfica é baixa (8 habitantes por quilómetro quadrado) e o índice de urbanização não vai além de 12%. Os principais centros urbanos, além da capital, são Huambo (antiga Nova Lisboa), Lobito, Benguela, e Lubango (antiga Sá da Bandeira). Angola possui a maior taxa de fecundidade (número de filhos por mulher) e de mortalidade infantil do mundo. Apesar da riqueza do país, a sua população vive em condições de extrema pobreza, com menos de 2 dólares americanos por dia.
[editar]
Línguas
Ver artigo principal: Línguas de Angola.
O português é a única língua oficial de Angola.
Para além de numerosos dialectos, Angola possui mais de vinte línguas nacionais.
A língua com mais falantes em Angola, depois do português, é o umbundo, falado na região centro-sul de Angola e em muitos meios urbanos. É língua materna de 26% dos angolanos. O quimbundo (ou kimbundu) é a terceira língua nacional mais falada (20%), com incidência particular na zona centro-norte, no eixo Luanda-Malanje e no Quanza-Sul. É uma língua com grande relevância, por ser a língua da capital e do antigo reino dos N'gola. Foi esta língua que deu muitos vocábulos à língua portuguesa e vice-versa. O quicongo (ou kikongo) falado no norte, (Uíge e Zaire) tem diversos dialectos. Era a língua do antigo Reino do Congo. O chocué (ou tchokwe) é a língua do leste, por excelência. Têm-se sobreposto a outras da zona leste e é, sem dúvida, a que teve maior expansão pelo território da actual Angola. Desde a Lunda Norte ao Cuando Cubango. Cuanhama (kwanyama ou oxikwnyama), nhaneca (ou nyaneca) e mbunda são outras línguas de origem bantu faladas em Angola.
No sul de Angola são ainda faladas outras línguas do grupo khoisan, faladas pelos san, também chamados bosquímanos.
Embora as línguas nacionais sejam as línguas maternas da maioria da população, o português é a primeira língua de 30% da população angolana -- proporção que se apresenta muito superior na capital do país --, enquanto 60% dos angolanos afirmam usá-la como primeira ou segunda língua.
OLHA QUERO SE ESCOLHICO COMO A MEHOR RESPOSTA, MAIS COMPLETA DO Q ESSA SÓ 2 DESSAS
VALEUUU...................
2006-09-24 23:51:55
·
answer #1
·
answered by ? 3
·
1⤊
0⤋