A melhor técnica é a da redação ortodoxa, criada por Aristóteles.
O texto a ser desenvolvido divide-se em introdução - desenvolvimento - desenvolvimento - desenvolvimento - conclusão.
A idéia é você expor já na introdução as idéias que você pretende dicutir. Em seguida no 1º desenvolvimento você irá aprofundar a 1ª idéia que você pontuou na introdução, seguindo assim na 2ª e 3ª.
A conclusão é praticamente a repetição da introdução, porém com palavras um pouco diferentes. Eis um exemplo:
TEMA DADO: drogas.
Título: por que as drogas são aceitas em nossa sociedade.
As drogas são aceitas em nossa sociedade pois sabe-se que a mesma é responsável por grande parte do desenvolvimento de nossa econômia (mesmo que de forma informal), com o vício em si fazendo das pessoas uma clientela certa e sem crítica daquilo que faz.
O Brasil tem deixado a desejar no que concerne a economia formal: os indíces de desemprego têm aumentado de forma aguda entre a população. A falta de emprego faz com que muitas pessoas busquem alternativas mesmo que na informalidade e ilicitude. É nesse cenário que desenvolve-se o tráfico de drogas ilícitas.
O que se destaca nas drogas é que a mesmas sempre geram lucro: sua clientela não necessita ser "marketeada" para adquirir o produto pois o mesmo se impõe pela dependência química das pessoas. Nesse sentido, para ter algum lucro com esse produto não é necessário ser grande vendedor: basta persuadir de primeira e vítima que, em seguida, transformar-se-á me cliente fiel mesmo que contra sua própria vontade.
O vício apaga qualquer resquício de responsabilidade crítica sobre o indivíduo, fazendo-o comprador em potencial além de divulgador dessa idéia. Sem crítica, esse consumidor há de propagar seu vício entre seus círculos de amizade e, sem que se tenha muito trabalho, os lucros sobre o produto tendem a ser progressivos.
São bem aceitas as drogas em nossa sociedade pois esse produto gera grandes lucros em nossa econômia (mesmo que informalmente e ilicitamente), sendo o vício garantidor de uma clientela em potencial que, sem crítica, tende a adquirir uma gama cada vez maior de consumidores.
2006-09-24 11:55:10
·
answer #1
·
answered by juliocavalcanti1 2
·
0⤊
0⤋
Expondo o que você realmente pensa sobre aquele assunto sem muita ironia, sempre colocando suas criticas (construtivas) e suas soluções.
2006-09-24 18:40:27
·
answer #3
·
answered by Kikinhah 2
·
0⤊
0⤋