Tudo indica que não. O crescimento da China hoje é insustentável. O país ainda tem graves problemas que terão de ser resolvidos mais cedo ou mais tarde - êxodo rural, abertura política, desigualdades sociais. Além do mais, o sistema chinês atual não está produzindo muitas idéias, e o dinamismo econômico está se dando mais por aspectos peculiares de seu pais (baixo salários, fartura de mão de obra, descasos ambientais...) do que por inovações tecnológicas.
A economia americana mantém um dinamismo impressionante há mais de 150 anos, sempre se adequando de maneira flexível as novas realidades, e as grandes revoluções já foram feitas.
É bem provável que a China venha a crescer e se tornar a segunda superpotencia, mas superar os EUA seria muito otimismo.
2006-09-24 10:46:29
·
answer #1
·
answered by ஃ panen et circenses ஃ 7
·
3⤊
1⤋
A China - primeiro devido a fatores históricos e depois em função do seu sistema político - teve sua economia estagnada durante muito tempo. Com a abertura econômica, por intermérdio das Zonas Econômicas Especiais, o país deu um salto gigantesco; hoje é um dos que mais crescem no mundo, sob o ponto de vista econômico.
Todavia, devemos destacar que essas ZEEs ocupam apenas a parte oriental do país, tornando-a uma área rica e desenvolvida, nos padrões ocidentais. Por outro lado, o leste chinês é uma região montanhosa, fria e pobre, onde a maior parte da população sobrevive com menos de US$ 1,00, por dia. Além dessas desigualdades regionais (leste oeste), a situação social na China só se mantém sobre controle devido ao "pulso de ferro" do Regime Comunista, que, se vacilar, repete o que ocorreu na ex-URSS - desintegrção total. Na China existem 52 etnias diferentes, muitas das quais discordantes do governo de Pequim.
Portanto, pelas razões expostas não há como o gigante chinês ultrapassar o gigante norte-americano, muito mais dinâmico e totalmente democrático.
2006-09-28 22:57:40
·
answer #2
·
answered by Nilton Silva S 2
·
0⤊
0⤋
Hoje em dia os cidadãos americanos estão muito 'caros' para o mundo, em contrapartida ao cidadão Chinês. Os Estados Unidos vêm tentando então deslocar a dívida para um 'terceiro mundo', cujas dimensões, localização e conveniências coincidem com o Brasil !!!!!
2006-09-27 13:22:49
·
answer #3
·
answered by rAmAfLaSh 3
·
0⤊
1⤋
No futuro há grandes chances ....
Veja a noticia que encontrei.
China superará EUA como maior economia mundial, prevêem analistas
Por Omar Lugo Rio de Janeiro, 9 nov (EFE).- A expansão econômica chinesa tirará os Estados Unidos do posto de maior potência global, e o Brasil é um dos países do novo bloco de nações que ocupará novos espaços na economia mundial na primeira metade deste século, previram hoje especialistas reunidos no Rio de Janeiro.
Segundo acadêmicos e empresários presentes no seminário "A ascensão da China, implicações estratégicas e econômicas", organizado pelo centro de estudos Ibmec, o Brasil, juntamente com China, Índia e Rússia (as chamadas economias BRIC), ascenderá no cenário mundial nas próximas décadas, assumindo novas posições principalmente no campo econômico. Já a China será a principal potência econômica global por volta de 2040, quando superará os Estados Unidos em Produto Interno Bruto (PIB), disse Jacek Kugler, professor da universidade de Claremont (EUA) e consultor do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Já em 2005, China superará a Grã-Bretanha, ultrapassando a Alemanha em 2010 e o Japão em 2015, segundo as previsões.
"A renda per capita da China em 2050 ainda será de 26 % da americana, mas devido à enorme diferença populacional, a produção chinesa será 20% maior que a dos Estados Unidos", destacou Kluger, que estuda as conseqüências internacionais desse rápido crescimento.
Ainda segundo Kluger, a Índia seguirá os passos da China e superará a Itália em 2016, o Reino Unido em 2025 e a França em 2026.
Já as BRIC, lideradas por Brasil e China, mostram taxas de crescimento de investimentos estrangeiros comparáveis às das seis nações mais ricas do mundo, que por sua vez estariam deixando de ser as mais produtivas.
"As histórias de França, Veneza, Roma e Grécia têm paralelos com a da Inglaterra e Estados Unidos", disse Kluger, ao prever a decadência dos EUA.
No âmbito comercial, José Luiz Glaser, diretor da transnacional Cargill, uma das maiores produtoras mundiais de alimentos e responsável em boa parte pela vigorosa indústria da soja no Brasil, observou que toda a sensível expansão da agricultura brasileira nos últimos anos teve como objetivo o abastecimento do mercado chinês.
O crescimento da China, baseado em um modelo importador e exportador, distorceu os preços relativos de matérias-primas, produtos básicos, infra-estrutura e fretes, destacou.
Se o país continuar crescendo a essas taxas, "pode haver um estrangulamento mundial. É algo que preocupa o mercado global" desses setores, acrescentou Glaser.
A disponibilidade de matérias-primas, os contínuas investimentos e o posicionamento em novos mercados explicam a expansão da economia da China a uma taxa média de 9,38% desde 1978, e de seu comércio exterior em taxas anuais de 15,3%.
O economista Claudio Haddad, acadêmico do Ibmec e ex-diretor do Banco Central, observou que não há nenhum país na história que tenha crescido com taxas tão altas e de maneira tão sustentada durante tanto tempo.
Para um país, é mais importante uma expansão moderada em vez de espasmos de crescimento, disse Haddad.
A China ainda tem cerca de 400 milhões de pessoas trabalhando de forma rudimentar, o que também representa um potencial enorme se esse contingente for incorporado a outras formas de produção mais modernas e produtivas, destacou o economista.
2006-09-25 07:05:01
·
answer #4
·
answered by Keith 5
·
0⤊
1⤋
Futuramente axo q sim, mas imagina q inferno a gente ter q aprender a falar chinês, ninguém merece!!!!!!!!!!!
2006-09-24 18:05:04
·
answer #5
·
answered by Leninha 6
·
0⤊
1⤋
existe alguma competição que eu não saiba?
2006-09-24 18:01:32
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Não. A economia chinesa está crescendo muito porque tem muita mão de obra barata. Essa mão de obra vive trabalhando para um sistema capitalista mas sob as regras de uma ditadura. Um dia, toda essa mão de obra vai tomar consciência democrática e vai criar graves problemas sociais ao país. Nos Estados Unidos, apesar de todas as deficiências, existem mecanismos de defesa da mão de obra e existe uma opinião pública democrática e livre. O crescimento da China está sendo
realizado dentro de uma panela que um dia pode explodir.
2006-09-24 17:57:07
·
answer #7
·
answered by nunocountry 3
·
0⤊
1⤋
A China eu não sei, mas o Japão em alguns setores vai, porque para os EUA só perde para o poder militar.
2006-09-24 17:55:00
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Não
Uma economia depende da outra
2006-09-24 17:52:37
·
answer #9
·
answered by MariaCrissssss 7
·
0⤊
1⤋
achu q naum...
2006-09-24 17:49:20
·
answer #10
·
answered by ;D 3
·
0⤊
1⤋