English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

6 respostas

Perfeito, é o que Freud chamou de projeção (de tela de cinema mesmo)

Tudo que temos em nós e não aceitamos vemos projetados nos outros de forma gigantesca...

Isso se aplica a tudo que odiamos, tudo que mexe conosco...temos mas não assumimos,

Ou seja quem critica, se confessa.

Mas não é apenas um incomodozinho... é quando aquilo lhe irrita muito...aquilo que vc vê ali no outro é SEU, você é daquele jeito e não aceita isso em vc..

Tem tb o outro lado...a paixão, aquilo que vemos nos outros que nos despertam esse sentimento..é coisa nossa..

Exemplo... vc queria aprender a tocar guitarra, e no entanto os outros ou vc mesmo aceitou/acreditou que não poderia...e recalcou

Quando vc vê alguém tocando bem...vc deslumbra...se arrepia..
vira fã...se apaixona.

A pessoa que está ao seu lado no show...não vê assim da mesma maneira..aquilo é SEU, uma projeção SUA

outro exemplo

Vc ve alguma pessoa publica, ela fala com segurança, com força...
vc se deslumbra... isso significa que vc não se sente seguro, que vc não acredita em sua força...

A partir do momento que vc percebe isso e trabalha sua segurança e sua força....vc para de ver GRANDE essas caracteriscas nos outros...

acho que deu para entender né?

2006-09-24 08:12:46 · answer #1 · answered by Anonymous · 6 0

Pode. Você deve questionar-se sobre a razão de irritar-se, de odiar ou de não tolerar determinada conduta ou característica. E assim poderá compreender melhor a si mesmo.
A pessoa que um dia sentiu vergonha de ter medo pode, em compensação, como uma tentativa desesperada e subconsciente de provar a si mesma e à sociedade que não é covarde, desenvolver o arrojo, adotar condutas desafiadoras e repudiar a covardia, irritando-se quando vê isso em outrem. Essa irritação é reflexo do próprio temor de ser covarde - é reflexo da covardia que um dia ele sentiu ou que ainda sente. Trata-se da projeção, conforme explicaram logo acima.

Mas os motivos da irritação podem ser diversos. Às vezes, irritamo-nos com uma característica simplesmente porque supervalorizamos a característica oposta (o que é quase a mesma coisa). O sujeito pontual pode irritar-se com os impontuais, ainda que não seja ele a "vítima" da impontualidade alheia. Isso não quer dizer que tal sujeito seja um impontual em seu âmago, mas, sim, que sua auto-estima depende muito da manutenção ou valorização dessa característica. Ele teme ser impontual (ou teme a reprovação social que ocorreria se ele fosse impontual), o que não quer dizer, necessariamente, que ele seja assim em seu âmago. Essa valorização do traço de caráter não é sadia - a irritação revela que não é. Se há irritação, é porque há medo, há algo em nosso âmago que precisa ser conhecido e trabalhado. Saber o motivo dessa irritação revela-nos algo sobre nós mesmos. Se você se questionar, conhecer o motivo da irritação, superar seus medos, deixar de supervalorizar qualidades próprias, etc., a irritação ficará menor, e você será uma pessoa mais tolerante, equilibrada e sensata.

2006-09-25 02:35:00 · answer #2 · answered by Caio 2 · 0 0

Tudo aquilo que te irrita nos outros, só irrita porque vc sabe que tem o mesmo traço de caráter, embora deteste ter que reconhecer. Daí a irritação: o outro te lembra que vc é igualzinho, e como isso incomoda... Cada vez que vc aponta um dedo para o outro, repare que tem três dedos apontados para vc.

2006-09-24 16:24:03 · answer #3 · answered by ivo morel 5 · 0 0

perfeita a resposta do cara acima,mas podemos utilizar tudo isso para compreendermos mais a nós mesmos,usando a projeção em benefício de nós e de outras pessoas

2006-09-24 16:16:02 · answer #4 · answered by cleooliver7 2 · 0 0

Com certeza, o que nos irritam em outras pessoas é o mesmo que os outros se sentem irritados por nós, quando apontamos um dedo, tem três de volta apontado para nós.

2006-09-24 15:03:26 · answer #5 · answered by MC Marc Bard 4 · 0 0

Pode ser q sim. As vezes por vc se irritar por alguma atitude de alguém, vc automaticamente evita de comete-la, pensando que alguém poderá se irritar com vc.

2006-09-24 15:02:25 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers