As estrias, lesões de aspecto linear, por vezes deprimidas, pruriginosas (que coçam) e com discretas rugas transversais no seu maior eixo, são irreversíveis, posto que são cicatrizes, e como tal, podem tornar-se imperceptíveis.
Decorrentes de alterações ocorridas nas fibras elásticas e colágenas da pele, não escolhem alvo: podem surgir tanto em mulheres como em homens, embora, neste último grupo, com menor freqüência.
O mecanismo de formação das estrias pode ser facilamente entendido se imaginarmos um elástico muito esticado que quando volta ao seu tamanho natural, apresenta-se não mais liso e sim repleto de ondulações. O mesmo ocorre com nossa pele. Se ela esticar demais - seja devido ao crescimento ou ao aumento de peso - as fibras elásticas localizadas na derme (camada intermediária da pele) rompem-se e formam um “corte”, como se fosse uma ruptura do elástico. O sangue extravasa dos capilares (vasos muito pequenos encontrados especialmente na pele), inunda as fibras rompidas, provocando uma microequimose (pequena coleção de sangue) que se reflete imediatamente na pele, em forma de vergão avermelhado. Os tratamentos iniciados nesta fase podem melhorar a aparência final das estrias, principalmente das menores, conforme a condição da pele. A reação do organismo à lesão faz com que as estrias fiquem mais longas, largas e escuras com o passar do tempo, ganhando um tom arroxeado. Nesta etapa as possibilidades de obter bons resultados com os tratamentos são altas.
Incidência
Quanto ao sexo, atingem, segundo a literatura médica, mais as mulheres (60%) que os homens (40%) e costumam surgir principalmente na adolescência (puberdade) e na gravidez, com pico de maior prevalência entre 14 e 20 anos. Não é comum após os 45 anos, porém com o advento da reposição hormonal, especialmente o uso de anabolizantes de maneira indiscriminada, as temidas estrias atualmente são vistas em qualquer faixa etária, etnia ou parte do corpo.
Com este aumento de incidência generalizada, erroneamente as estrias são muitas vezes consideradas “normais e inevitáveis”, e apesar de serem uma das queixas mais freqüentes em consultórios médicos e centros de estética, frequentemente são banalizadas e irrelevantes para muitos profissionais. Estes, por sua vez, treinados para tratar “doenças” se esquecem que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “saúde é o bem estar físico, orgânico e psicológico do indivíduo”. Atualmente, qualquer detalhe pode alterar profundamente a auto-imagem corporal, podendo acarretar em sérios danos psicológicos, excluindo, por exemplo adolescentes de atividades que exponham seu estigma, ou impedindo que se use roupas cavadas ou mesmo trajes de banho, alterando completamente a socialização do indíviduo.
Os locais onde mais aparecem em mulheres são nádegas, abdome e mamas. Nos homens preferem costas, região lateral de coxas e região lombar.
As estrias dos ombros, costas e atrás dos joelhos surgem normalmente na adolescência devido ao crescimento repentino que provoca distensão mecânica. O mesmo mecanismo explica, nas grávidas, aquelas que aparecem no abdome (crescimento uterino) e nas mamas.
As estrias são geralmente mais compridas que largas, mas há casos em que as mesmas atingem larguras tão assustadoras quanto 5cm.
Causas
As estrias podem ser desencadeadas por vários fatores, todos, em última análise concorrendo para a fragmentação das fibras elásticas e colágenas. Entre eles, destacam-se:
Obesidade
Rápidos aumentos de peso e estatura contribuem para o estiramento da pele, fato bem exemplificado na adolescência, no chamado "estirão do crescimento".
Corticóides
O uso sistêmico de corticosteróides sabidamente contribuem para o aparecimento de estrias, porém mesmo quando o uso é tópico, por longo período, em extensas áreas de pele ou com corticóides de alta potência, o resultado é o mesmo. O uso em áreas de dobras de pele (áreas intertriginosas) e a oclusão potencializam o dano por aumentar a penetração do produto.
Exercícios Físicos e/ou Complementos Nutricionais
O exagero na realização de exercícios físicos (musculação) e uso de "complementos nutricionais", hormônios e estimulantes no intuito de ganhar massa muscular acabam por estimular o estiramento das fibras e dano mais sérios e até irreversíveis na saúde.
Sedentarismo
Pessoas sedentárias também apresentam maior predisposição para esse tipo de lesão na pele. A falta de exercícios cotidianos como uma simples caminhada ou a subida de degraus pode prejudicar a circulação sangüínea. Os problemas de circulação prejudicam a vitalidade da pele e atrapalham a manutenção da sua elasticidade.
Evolução
As estrias, ao longo do tempo, podem apresentar modificações em suas características que correspodem a um ou outro aspecto histológico, próprio da fase em que se encontra, podendo assim serem classificadas:
Rosadas ou Iniciais
Predomina o caráter inflamatório onde, por transparência, vê-se a coloração róseo-avermelhada dos vasos sangüíneos dérmicos. Pelo mesmo motivo, pode surgir edema local justificando a tumefação e o prurido desta fase.
Atróficas
Nesta fase já observamos uma estria com depressão central e hipocromia. porém com anexos da pele ainda preservados (pêlos, glândulas sudoríparas e sebáceas).
Nacaradas
Entre um e dois anos, as estrias ganham uma coloração esbranquiçada, sinal de que a pele original foi substituída por um tecido fibroso. O aspecto é de uma cicatriz mais espessa e profunda.A melanina, pigmento que dá cor à pele, é eliminada. A partir desta última etapa, os tratamentos não são tão eficazes. Mesmo assim, é possível melhorar a aparência da estria, deixando-a mais estreita e diminuindo sua depressão.
2006-09-24 06:27:58
·
answer #1
·
answered by Rodrigo M 3
·
0⤊
0⤋
O QUE SÃO ESTRIAS?
São linhas ou faixas deprimidas de coloração avermelhada, rosada ou arroxeadas, que com o passar do tempo se tornam brancas, lisas, brilhantes e deprimidas (baixas). Ocorrem principalmente na parte superior e lateral ou medial da coxa, abdômen (barriga), seios, nádegas, poplítea (atrás do joelho), cubital (atrás do cotovelo), dorso (costas) e em qualquer área onde possa haver alargamento da pele. Na derme, camadas mais profundas da nossa pele, existem fibras e mais fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade. Às vezes e pelos mais variados motivos, que você vai ler logo depois, a derme se rompe em alguns pontos. Resultado: as fibras em volta dos locais onde houve o rompimento ficam desarranjadas, formando uma espécie de cicatriz, avermelhada no início, esbranquiçada depois.
QUAIS SÃO AS CAUSAS?
- Você cresce muito rápido e a pele não acompanha o crescimento, rompendo-se em alguns lugares.
- Você engordou muito de uma hora para outra. Acontece a mesma coisa a pele não acompanha o crescimento e se rompe.
- Há um desequilíbrio hormonal no seu organismo. Quando um hormônio chamado cortisol é fabricado em excesso, há um enfraquecimento das fibras da pele, provocando o aparecimento de estrias. Tomar medicamentos que contenham cortisona(um derivado do cortisol) ou aplicar pomadas que tenham essa substância também pode dar origem ao problema.
- Maus cuidados com a pele, sol em excesso (ele fragiliza as fibras), banhos muito quentes e pouca hidratação.
- Pouco exercício ou exercício em excesso: quem não se mexe não estimula a circulação sanguínea, e pele mal-alimentada fica fraca mesmo. O excesso de malhação também pode fazer mal, quem faz muito exercício localizado (musculação, principalmente) aumenta a massa muscular e a pele corre o risco de arrebentar, ao tentar cobrir toda a musculatura que você ganhou durante as aulas.
site:http://www.michellemarques-tratamentoparaestrias.blogspot.com/.
2006-09-24 12:33:06
·
answer #2
·
answered by Carla 2
·
1⤊
0⤋
Se você gosta de ter um grande abs, sem ter de passar dias no ginásio, você deve tentar este método http://abdominal.sugestao.info
É um método natural inovador que ajuda a remover a gordura abdominal e transformar a sua abs!
2014-11-11 00:59:13
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Isso é um grande azar do qual poucas pessoas fogem!!
2006-09-28 07:33:41
·
answer #4
·
answered by Anny MCL 2
·
0⤊
0⤋
Por varios fatores- consumo de alimentos gordurosos, emagrecimento e gravidez sao alguns fatores
2006-09-28 07:19:27
·
answer #5
·
answered by Mandinha_*star* 1
·
0⤊
0⤋
porque nossa pele estica rapidamente (qdo engordamos)
2006-09-27 18:52:28
·
answer #6
·
answered by Eu mesma 1
·
0⤊
0⤋
porque a sua pele não teve tempo de acompanhar a mudança de volume do seu corpo-----
2006-09-27 18:28:22
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
a resposta da carla a está correta
2006-09-27 16:32:49
·
answer #8
·
answered by PERSIA ROBERTA D 2
·
0⤊
0⤋
eu nao sei devi ser porque anda muito.
2006-09-27 16:24:05
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
gene,por que ao engordar nosso corpo estica a nossa pele,e ao emagrecer ele volta ao normal ,sendo assim nossa pele e elastica,mais neste tal de emagrecer e engordar nos criamos a famosa estria,beijos se cuide ...........
2006-09-26 11:24:42
·
answer #10
·
answered by ALINE P 4
·
0⤊
0⤋
devido a pele se esticar mt...ela rasga por dentro..
2006-09-25 21:52:35
·
answer #11
·
answered by slash 2
·
0⤊
0⤋