A teoria de que a hereditariedade é fator preponderante no QI do indivíduo, é facilmente refutada por inúmeros casos, não só de nossa história, como também de nosso cotidiano.
É comum o aparecimento de "gênio" no meio de uma família de precárias condições sociais. O inverso também se nota, inclusive com maior ocorrência, pois é raríssimo encontrarmos filhos de "gênios" com a mesma genialidade do pai ou da mãe.
A pré-disposição ao aprendizado que alguns apresentam com mais intensidade em relação à outros, também é um caso a parte, e não pode ser simplesmente analisada como sendo resultado de uma melhor harmonia biológica do indivíduo. Se assim o fosse, as pessoas de saúde perfeita seriam os mais ilustres intelectuais de nossa sociedade.
Por outro lado, o QI, para desespero de muitos, não é um fator determinante de felicidade e nem de sucesso, tanto profissional como pessoal.
Nosso desenvolvimento intelectual, sem dúvida, deve ser sempre olhado com carinho, pois necessitamos continuamente estarmos exercitando nossos conhecimentos e aprimorando-os. Entretanto, não devemos creditar à essa intelectualidade a missão de nos fazer pessoas melhores que outras.
Um grande abraço.
Wagner.
2006-09-24 01:57:42
·
answer #1
·
answered by wagner 3
·
1⤊
0⤋
Desde o surgimento dos testes mentais, no início do século XX, com destaque para aqueles que supostamente mediam a inteligência, os chamados testes de Q.I. (quociente de inteligência ou quociente intelectual), foi despertado nas pessoas o interesse pelas potencialidades humanas, mas nada se fazia para desenvolvê-las.
Havia, na época, uma crença de que a inteligência era inata, hereditária, e que não se podia ensinar uma pessoa a ser inteligente. Essa idéia errônea permaneceu por muito tempo e ainda hoje há quem pense assim por total desinformação ou por interesses inconfessáveis.
O QI é apenas um teste para tentar medir a inteligência. É logico que outros fatores, como Inteligencia emocional, inteligencia perceptiva, inteligencia religiosa, determinantes biológicos da fisiologia, grau de estímulos do ambiente, grau de interêsse da pessoa (curiosidade), perseverança, sociabilidade, etc, alteram o quanto alguém pode ser inteligente.
Se levarem voce pra uma época pré-histórica, quanto inteligente voce seria em relação aos habitantes locais?
Acredito nas diferenças biológicas como fator determinante da facilidade de se aprender, pois se colocado duas crianças no mesmo ambiente, elas se comportarão de maneira diferente. Uma pode ser agressiva, e outra apática, e na minha opinião aquela que for mais equilibrada em todos os fatores terá mais sucesso e mais facilidade de assimilar, e porisso mais inteligente.
Há outro exemplo biológico, os cães, a exemplo de uma raça que está na antiga rússia, para lida de gado. Os botos dos mares são biologicamente superiores mentalmente em relação às outras espécies marinhas para aprender. E curiosamente, o modo de comunicação, quanto mais sofisticada, ágil, maior é o desempenho da espécie de aprender, e assim ser mais inteligente.
2006-09-23 23:23:03
·
answer #2
·
answered by Ti 4
·
2⤊
0⤋
Não há nada provado quanto a isso.
Aliás eu pessoalmente não acredito em programas e testes que meçam inteligência.
Uma prova do que eu digo:
Conheço gente, nível de professor universitário, que poderíamos admitir possuir um grande QI, ou ainda um outro que mal sabe escrever mas sabe ler uma planta e contruiu ele mesmo sua própria casa de excelente qualidade sem ser engenheiro, muita gente com alto QI não seria capaz disso.
Agora o mais interessante é que os 2 votam no Lula, isso derruba o QI de qualquer um, não é mesmo ?
2006-09-23 23:21:04
·
answer #3
·
answered by Iceman 4
·
1⤊
0⤋
ACHO QUE NÃO É BEM ASSIM. SENÃO VEJAMOS : - UMA PESSOA BEM NUTRIDA QUALITATIVAMENTE FALANDO , ELE TERÁ UM DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO BEM MELHOR DOQUE EMA PESSOA MAL NUTRIDA, NÃO ? ACHO QUE ISSO DEVERÁ TB. INFLUENCIAR ; ASSIM TB. COMO OS CARACTERES GENÉTICOS E OUTROS . PORTANTO ACHO QUE O "QI" IRÁ DEPENDER DE UMA SÉRIE DE FATORES JUNTOS .
2006-09-23 23:02:08
·
answer #4
·
answered by Bruxa do 71 5
·
1⤊
0⤋
, Querida Sandra Oliveira, que a paz de Deus esteja sobre o seu QI. Eu pessoalmente, digo que o QI (quociente de inteligência), de um indivíduo, está ligado a fatores hereditários, como sabemos que, Rui Barbosa foi um homem mui sábio, entre tantos outros gênios que conhecemos no decorrer da história da humanidade. Mas precisamos saber que isto não vem de nós mesmo, e sim de Deus que cria todas as cousas. O homem que anda pelas estradas largas(caminho da perdição), no seu QI deve haver a menor potencialidade para os intelectos de sabedoria. Motivo esse é que nos leva a ver tanta desgraça nas classes menos favorecidas, pois o seu QI é reduzido a quase nada. Concorda?. Abraço. José...
2006-09-24 18:01:23
·
answer #5
·
answered by Filho do Rei... 5
·
0⤊
0⤋
Dizem que em Brasilia tem outro significado.
Q.I. lá significa " Quem Indicou".
2006-09-24 06:24:13
·
answer #6
·
answered by fran 7
·
0⤊
0⤋
O meu QI é tão descrente que não me deixa acreditar nele!
2006-09-24 03:06:07
·
answer #7
·
answered by Noel Prosa 3
·
0⤊
0⤋
O único QI que está valendo hoje em dia é o Quem Indica... O Quociente de Inteligência já nem é mais usado nas empresas mais novas e arrojadas. Criaram novos padrões que não lembro agora as siglas, mas está baseado na capacidade do indivíduo de dar respostas coerentes com situações que lhe são simuladas. Acho que se chama Inteligência de Raciocínio. Não é como aqueles testes bobos psicotécnicos. Colocam vc diante de uma situação de risco(vários tipos de risco) e vc tem que falar qual é a melhor solução. São testes super estafantes. A intensidade das perguntas é tão alto que tem gente que chora....e dança né....QI já era. Armazenar conhecimento não significa saber oq fazer numa hora de risco. O indivíduo corre o risco de ficar embotado....hiii, mas isso levou anos sendo pesquisado....
2006-09-23 23:13:06
·
answer #8
·
answered by Caos_669 2
·
0⤊
0⤋
O QI? è uma medida derivada da divisão da idade mental pela idade cronológica,obtidapor meio de testes desenvolvidos para avaliar as capacidades cognitivas de um sujeito em comparaçao
ao seu grupo etário.Teste que é muito aplicado nos departamento de re cursos humanos(DRH)
Sinceramente eu acredito.
2006-09-23 23:11:56
·
answer #9
·
answered by colorado do oeste 2 1
·
0⤊
0⤋
acredito nas duas coisas, ninguem desenvolve tal capacidade sem o estimulo, mas existem jovens que são verdadeiros genios.
tem aquele negócio tb de que a inteligencia tem varios tipos, na musica, na arte(eu acho) e etc... uma pessoa pode não ser um genio da fisica, mas pode compor como nenhum outro...
2006-09-23 23:00:50
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋