Ela tem enviado e-mail's para mim com mensagens 'q envolvem afetividade' e, como não tenho respondido ela foi mais direta se referindo ao meu sorriso...
Enfim, como reagir? Estive pensando em ser direto também e dizer que "não sei como reagir, mas devo agradecer o elogio dela qto ao meu sorriso...." mais ou menos como uma indireta.
Seria a melhor forma? Não quero estragar a relação de aprendizado e o espaço que ganhei com meus alunos (minha primeira turma, trabalho voluntário).
2006-09-23
11:54:12
·
21 respostas
·
perguntado por
Cadu
2
em
Educação e Referência
➔ Outras - Educação
Bloqueio de email não faz sentido pois o utilizo como uma ÓTIMA FERRAMENTA DE TRABALHO com meus alunos. E não é por uma situação pontual que deixarei de utilizá-lo.
Sobre o fato de "dar corda", por mais que eu seja carismático com eles, não o deixarei de ser. Este sou eu como pessoa, e não penso que devo me transformar eu outro 'eu' perante os alunos (posso rever esta minha atitude se eu perceber q estiver agindo erroneamente).
Dentro disso tudo q foi levado em consideração, penso que devo seguir a linha do que eu já imaginava inicialmente, que é abrir o jogo com respeito, sem desconsiderar o sentimento dela. Desta forma acredito que eu continue mantendo a concentração dela nas aulas e ela encare o "sorriso bonito" de uma forma mais distante, no sentimental. Ainda bem que se trata de uma ótima aluna.
Observação para o "Basket B": meu usuário está com Brazil com 'Z' pois o criei inicialmente para participar do Yahoo Respostas da Inglaterra, para praticar o inglês.
2006-09-24
02:04:09 ·
update #1
Leia a reportagem do site abaixo. Acredito que vá ajudá-lo.
http://novaescola.abril.com.br/ed/128_dez99/html/psicologia.htm
Felicidades!
2006-09-24 09:18:18
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Converse com ela e diga que você tem uma coleção de discos de Odair José e Vicente Celestino em vinil e só gosta de escutar bem alto. Fale que o esporte que você pratica é Levantamento de Copo e que aos domingos você só para de beber quando vomita. Pergunte se ela conhece algum produto bom para chulé.
2006-09-23 21:32:22
·
answer #2
·
answered by Renatus 3
·
1⤊
0⤋
Caro Cadu Brazil (com z???),
eu poderia falar de ética, de seu juramento, de seu papel como orientador. Não é o caso de citar essas coisas, pois tenho certeza que já sabe. Apenas o fato de se questionar já demonstra que é uma pessoa de consciência. E se tem consciência tem ética, pois este não existe sem o outro.
A questão que aqui se apresenta, é de ordem humana. Estamos falando de um homem, que por acaso é professor, e de uma mulher, que por acaso do destino é aluna. Antes de tudo vocês são homem e mulher e a natureza lhes fez assim, feitos um para o outro (me perdoem os homosexuais).
Se está indagando a respeito, é porque está em dúvida e a dúvida é o que constrói o caminho para a liberdade. Você é livre para decidir, mas também como homem.
Quem dera, nós homens fôssemos perfeitos, para que qualquer decisão fosse tomada com base em princípios éticos, morais ou mesmo racionais. Não somos assim, nunca fomos e nunca seremos. Caro Cadu Brazil, sua dúvida é a mesma que temos todos nós como humanos, como profissionais e como brasileiros, e se tens, é porque és digno.
Abraços e sucesso.
PS: como homem e como pessoa humana, eu diria resista! Se for algo verdadeiro, permanecerá. Mas é provável que seja apenas uma projeção da imagem do homem ideal na figura segura e carismática do professor. Se assim for, você correrá dois riscos. O primeiro de prejudicar sua imagem profissional. O segundo, se apaixonar por uma pessoas que naquele momento lhe pareceu nutrir um sentimento verdadeiro, mas com o tempo se mostrou tão sólido como o vento que desarruma seu cabelo.
2006-09-23 19:57:23
·
answer #3
·
answered by Basket B 5
·
1⤊
0⤋
Seja direto, agradeça os elogios e diga que o relacionamento de vocês é e nunca passará a ser diferente de professor e aluna, no máximo amizade. Caso contrário esta situação pode se transformar em dor de cabeça rápido rápido.
2006-09-23 18:58:01
·
answer #4
·
answered by Tiger 5
·
1⤊
0⤋
O trabalho mesmo sendo voluntário não deve ser confundindo com esse tipo de coisa, a não ser que seja do seu gosto.
O email tem modos de bloquear as mensagens indesejadas e vc, sendo professor adulto, deve aprender a se desvincelhar desse tipo de problema. Se não for franco com ela, aí sim vai atrapalhar a aprendizagem porque estará mantendo um vínculo de esperança. Aprenda a se relacionar com alunos senão fica difícil porque ser assediado por elas e eles é super-comum.
Ser professor e amigo, em classe de adolescentes. é uma relação sempre confusa. Nem todos entendem. O ideal é não misturar. A afetividade deve ter um limite e a autoridade de professor deve estar acima de tudo.
Boa sorte!
.:.
2006-09-23 20:49:59
·
answer #5
·
answered by aeiou 7
·
0⤊
0⤋
Assédio de alunas aos professores(homens) ocorre com muita freqüência nas escolas, já isto não acontece em relação às professoras. Pela observação que pude fazer(eu sou professora e ensino na rede publica e trabalho com adolescentes e adultos)
os próprios professores "dão corda" , talvez até para alimentar o ego. É aí que está o erro. Algumas regrinhas básicas devem ser seguidas por qualquer professor, como por exemplo, não dar seu e-mail, número de telefones ou endereço de casa. E acima de tudo não falar sobre sua vida pessoal.Afinal de contas, a sala de aula, como o nome já diz é lugar de aulas.
Há alunas que assediam o professor com o intuito de obter vantagens. Conheço o caso de um professor que acabou sendo pai de uma garotinha. Portanto, corte o mal pela raiz, evite usar o endereço do e-mail que sua aluna tem, e toda vez que ela escrever delete, nem leia.Evite ficar na sala sozinho com a moça; e não agradeça a nenhum elogio, ignore-os. Lembre-se, foi você mesmo que deu seu endereço para ela, e provocou tal situação até por inexperiência, porque como você disse esta é a sua primeira turma.
2006-09-23 20:28:41
·
answer #6
·
answered by Helena 2
·
0⤊
0⤋
Vc deve é estar querendo ser conselhos para que coma a gatinha. E é esse conselho que eu dou. Ela quer? Manda brasa. Ou ela é muito feia? Se for manda ela fazer um *******. No mínimo, pra isso ela deve servir.
2006-09-23 19:35:04
·
answer #7
·
answered by .TÔ INDO. nÃO EMPURRE 4
·
0⤊
0⤋
A MELHOR COISA É VC DAR UMA AULA SOBRE ÉTICA PROFISSIONAL, FALANDO SOBRE OS JURAMENTOS EM QUE UM FORMANDO FAZ, TIPO ADVOGADOS, JUIZES, MILITARES, PROFESSORES, MÉDICOS, ENFERMEIROS E AI VC CONTA UMA HITÓRIA DE UMA AMIGA SUA QUE RECEBIA UMAS CARTAS DE UM ALUNO E QUE ESTAVA SE ILUDINDO COM ELA POR ELA SER UMA ÓTIMA PESSOAS E ALÉM DE TUDO BONITA, E QUE A RELAÇÃO ENTRE O CHEFE E OS OERÁRIOS TEM QUE SE MANTER UM RESPEITO E QUE JAMIS TTERIA A POSSIBILIDADE DE UM PROFESSOR OU PROFESSORA SE ENVOLVER COM UM ALUNO OU ATÉ MESMO UMA ALUNA, CASO ELA NÃO ACEITE A SUA TEORIA, DIGA QUE EU TENHO UMA NAMORA QUE A AMO E QUE JAMIS A TRAIRIA E ELA SABE DE TUDOQ UE ACONTECE COMIGO, TEMOS UMA VIDA CONJUGAL ABERTA E SINCERA.
TENTA VEJA SE VAI DAR CERTO, SE NÃO DER CERTO CHAME ELA E FALE COM SINCERIDDE QUE VC GOSTA DELA COMO AMIGA, UMA BOA ALUNA E NADA MAIS E QUE NÃO QUERIA MISTURAR AS COISAS.
COMIGO ACONTECEU AO CONTRÁRIO, MEU PROFESSOR QUE QUIS FICAR COMIGO, DISSENDO QUE SEMPRE ME ADMIROU MUITO,CHEGAMOS ATÉ A FICAR MAIS ACABEI DESCOBRINDO QUE ELE ERA GAY. ME DECEPCIONEI, MAIS HOJE SOMOS AMIGOS.
2006-09-23 19:32:57
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Converse com jeito pra não machucá-la, mas também de forma que fique claro que vc não está interessado em ter mais do que relação professor-aluno com ela.
2006-09-23 19:22:36
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
manter-se sério perante a situação, mesmo q haja imteresse, não demonstre, afinal é uma aluna, despreze, coloque-a em seu lugar, se vc der mole, ela vai achar q vc a quer e isso é um problema...
2006-09-23 19:17:00
·
answer #10
·
answered by tassiadicarvalho 2
·
0⤊
0⤋