English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

é um fenomeno raro ver a transição de mércurio no sol, o que dificulta esta visualização se a cada três dias ele cruza à frente do sol, se tiverem vídeos desta transiç~~ao gostaria de recebê-los.

2006-09-23 10:54:23 · 4 respostas · perguntado por lucianopmn 2 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

4 respostas

Mercúrio não dá uma volta em torno do Sol a cada três dias!
A translação de Mercúrio em torno do Sol leva 88 dias aproxidamente. E sua rotação em torno do eixo e de 59 dias aproximadamente.

Mercúrio não passa a cada três dias em frente ao disco solar!
E a passagem em frente ao disco solar dificilmente duraria 3 dias para um determinado ponto da Terra, no máximo algumas horas.

O último trânsito de Mercúrio foi em 2003. O próximo será em novembro deste ano.

Veja em:

http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/eventos/20...

O plano orbital de Mercúrio está inclinado 7° (sete graus) em relação ao plano orbital terrestre, isso é que torna os trânsitos raros. Sendo ele um planeta inferior há a possibilidade de Mercúrio cruzar a frente do disco solar e igualmente há ocasiões em que o planeta Mercúrio passa atrás do Sol para um observador na superfície terrestre.

Essas ocasiões são raras; uma conjunção inferior é quando o planeta tem que passar a frente do disco solar: nós temos a ocorrência de um TRÂNSITO. A definição de trânsito sempre será aplicada quando um astro passar a frente de outro; fato muito comum com os satélites galileanos de Júpiter. Os trânsitos de Mercúrio são menos frequentes

2006-09-24 06:52:45 · answer #1 · answered by polyhedra 4 · 0 0

Mercúrio dá uma volta em torno do Sol a cada 88 dias.

O plano orbital de Mercúrio está inclinado 7° (sete graus) em relação ao plano orbital terrestre. Sendo ele um planeta inferior há a possibilidade de Mercúrio cruzar a frente do disco solar e igualmente há ocasiões em que o planeta Mercúrio passa atráz do Sol para um observador na superfície terrestre. Essas ocasiões são raras; uma conjunção inferior é quando o planeta tem que passar a frente do disco solar: nós temos a ocorrência de um TRÂNSITO. A definição de trânsito sempre será aplicada quando um astro passar a frente de outro; fato muito comum com os satélites galileanos de Júpiter. Os trânsitos de Mercúrio são menos frequentes.

A primeira pessoa a observar um TRÂNSITO DE MÉRCURIO foi Pierre Gassendi em Paris a 7 de novembro de 1631.

2006-09-25 00:18:09 · answer #2 · answered by Sr Americo 7 · 0 0

Acho que ficamos virados para o lado contrário né ? mas mesmo que estivessemos do lado certo não conseguiríamos vê-lo durante o dia da mesma forma que não vemos nenhum outro, ainda assim as trajetórias órbitas devem demorar a coincidir.

2006-09-23 19:53:16 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Talvez seja um caso de miopia.......(rs)

2006-09-23 18:08:21 · answer #4 · answered by Donna 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers