Acredito que trará resultados a longo prazo, mais não será um número significativo , pois hoje a faculdade substituiu a exigência pedida anteriormente , que era o ensino médio completo...na busca do emprego , devemos contar com a capacidade, quem indique e sorte também...se não, será apenas mais um operário no mundo capitalista!
Quanto as cotas , não concordo, vou explicar meu ponto de vista em ambos:
Para pobres: sempre fui, e mesmo assim atinge meus objetivos de graduações e efetivações, pelo meu próprio empenho, se os filhos de ricos tem bons colégios desde novos, nós pobres, temos que nos esforçar mais ainda para vencermos na vida, porém , não é o que acontece, percebemos bem o contrário!(adolescentes drogados, meninas grávidas e alunos não querendo estudar, apenas azarar)
Para negros: Sou branca , mais acredito que essas cotas aumentam mais ainda o preconceito, até entre eles , que acham que por terem mais melanina na pele, apresentam o direito de terem mais vantagens...como acabar com o preconceito com essa visão de mundo...sei que estas cotas estão relacionadas com a história dos escravos, mais temos dividas então com imigrantes e outras raças também...tudo isso é muita hipocrisia ao meu ver...Afinal, somos todos iguais, mais parece que algumas pessoas não lutam por isso, mais por vantagens!
2006-09-23 08:31:33
·
answer #1
·
answered by Patricinha 1
·
0⤊
0⤋
gatinha seu país é o país da bela adormecida?
2006-09-23 09:16:30
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Acho q esse sistema por si só já é um tipo de discriminação. O q um negro ou um pobre tem de diferente de um branco e um rico? As pessoas tem caráteres diferentes. Naum importa a camada social existem os de bom e os de mau caráter. Tanto branco como negro, tanto rico como pobre. Tanto homem qto mulher. Nunca achei esse sistema eficaz.
Qto a distribuição de renda, lendo um livro de auto-ajuda me conscientizei de uma coisa: O mundo é abundante e somos filhos naturais da abundância. Deus nos quer ver felizes. Naum existe "carma" q naum possa ser resgatado. Se vc tiver boa vontade e for um batalhador, as coisas acontecerão. "A preparação encontra sempre oportunidade."
Uma pessoa pode nascer em berço de ouro e morrer pobre, outra pode nascer na maior miséria e através de seus méritos alcançar seus objetivos almejados. O importante é nunca perder a fé. Uma palavra de duas letras q podem "mover montanhas!"
Uma pessoa nunca deve perder a "fé." Sempre deve apostar, sempre deve ser ousada, sempre deve "investir nela em todos os sentidos", claro sem nunca extrapolar os limites do seu semelhante. Agora, se as coisas infelizmente naum acontecerem como o esperado é q uma força superior talvez queira lhe provar: "DEUS!" Porém Ele é muito bom e sempre vai lhe conceder um meio de prosseguir a sua jornada. Invente, tente, naum deu certo, "tente outra vez." Mas aceitemos os nossos fracassos como prova e como uma forma de aprendizado, sempre resignado e nunca murmurando pelos cantos. Algumas pessoas sentem prazer em contar as suas histórias tristes para as outras para essas mesmas verem como elas são "coitadinhas." Mas "DEUS" naum é injusto. Cada um tem o q merece e à pessoa somente cabe reverter a situação. Se naum merecer alcançar o objetivo desta vez, ficará um "saldo disponível" (risos) para uma próxima existência, talvez mais feliz. Se vc for reencarnacionista com certeza me compreenderá. Um abraço!
2006-09-23 08:49:59
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não vejo que seja esta uma solução, não é a côr ou por ser pobre que se mede a inteligência de uma ser humano, o que vale mesmo é competencia.
2006-09-23 08:29:54
·
answer #4
·
answered by claudioroy s 7
·
0⤊
0⤋
Essa sua questão é um pouco complexa.O pobre subirá na vida mais facilmente quando o 9º país mais rico do mundo que é o brasil deixar de ter as desigualdades sociais e não está relacionado à raça negra.Acho que sobe na vida quem quer e tem dedicação,porém o Brasil é muito desigual,um rico no Brasil,por exemplo muitas vezes é beeeem mais rico que um rico na Europa,enquanto um pobre é bem mais miserável que um pobre na europa.Vc não ve um médico,administrador,advogado etc saindo do brasil atravessando fronteiras ilegais para tentar uma vida boa nos Eua,é mais comum vc ver pessoas que não tem cargos "importantes"tais como,isso se deve ao fato de todos em um país onde a desigualdade é baixa crescer mais facilmente.Quanto ao sistema de negros terem mais chances na universidade,depende do ponto de vista ele é bom ou ruim,tem pessoas que dizem que isso é um preconceito inferiozando a raça negra e outros dizem que isso é uma forma de corrigir a escravidão no passado,portanto eu não posso te responder se é bom ou ruim,de qualquer forma não deveria existir essa história de "cor"tem que ter mais chance,pois se todos nascemos cidadãos de um mesmo país,com direitos iguais,acho que assim deveria ser feito.Lógico que os ricos estudaram em escolas particulares e tiveram mais chance de estudo,mas hoje as coisas estão tão acessíveis à todos,que qualquer um consegue subir na vida,mesmo sendo mais pobre que ou mais excluído,todos os tipos de livros vc encontra de graça em qualquer biblioteca,todo tipo de instruções,todos tem acessos,inclusive conheço gente que sempre teve do bom e do melhor,estudou em escolas particulares e não passou em nenhum vestibular,e conheço gente negra que era pobre,estudou em escola estadual e era na época em que a lei da "cor"ainda não existia,passou em um ótimo curso em uma faculdade federal,a melhor e maior do brasil,se formou e hoje leva uma vida tão digna quanto os outros.Sempre que há luta há vitória,sempre que há esforço há retorno,independente de sexo,cor,dinheiro e onde estudou,há lugar para todos,todos os esforçados.E eu acho que essa lei de cor deve acabar,não deveria existir cotas em universidades para negros,brancos,cafusos,índios etc,uma vez que o Brasil é o país de todos e todos são cidadãos iguais,a desigualdade é evidente no Brasil sim,mas essas cotas distanciam cada vez mais a igualdade,pois já há um tratamento diferente.at+flow!!!!!!!!!!!
2006-09-23 08:27:32
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Resultados sim, mas longe do esperado. Na verdade é mais uma aberração da legislação brasileira. "Todos são iguais perante a Lei", diz a Constituição, então deveria haver cotas para brancos, para amarelos, para índios, para japoneses, chineses, alemães, italianos, brasileiros, gays, mulheres, homens, solteiros, desempregados... Quanto mais diferente são tratadas as pessoas, maior a distância para igualá-las.
2006-09-23 08:23:25
·
answer #6
·
answered by Taylor 1
·
0⤊
0⤋
só trás polêmica!
esse sistema de cotas deveria ser para quem não tem condições de pagar , e tem muita vontade e notas para esta em uma universidade.
não por causa de cor pois todos nos somos iguais , seres humanos a cor não importa.
carlinha!
2006-09-23 08:15:34
·
answer #7
·
answered by Carlinha 5
·
0⤊
0⤋
Não mudará nada, os programas das universidades estão defasados não contemplam a realidade de nosso país.
2006-09-23 08:15:06
·
answer #8
·
answered by miguel a 6
·
0⤊
0⤋
PAPO FURADO DE PeTralha!!!
ISSO É DESCRIMINAÇÃO!!!
ABAIXO O PRECONCEITO!!!
2006-09-23 08:14:28
·
answer #9
·
answered by basta de mentiras 6
·
0⤊
0⤋
Estao comecando por cima: Universidade, depois o segundo grau, e quem sabe, chega a estas cotas nas escolas de primeiro grau.
Falta limitar mais as outras racas de entrarem nos cinemas, restaurantes, shoppings tambem, nao ?
2006-09-23 08:13:47
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋