Quando os buracos negros começaram a ser estudados, pensou-se que nada jamais poderia deixá-los, tamanho o campo gravitacional ao seu redor. No entanto, em 1974 Hawking sugeriu uma possível fonte de radiação formada próximo aos buracos negros, que poderia tirar alguma energia dele. A radiação de Hawking está ligada à formação espontânea de pares partícula-antipartícula no vácuo. Em condições normais, estes pares são formados mas logo depois voltam a colidir, aniquilando-se. No entanto, os pares formados próximo ao horizonte de eventos de uma singularidade poderiam apresentar um comportamento diferente, com uma das partículas entrando no buraco negro e a outra distanciando-se dele. Um observador distante veria apenas a partícula que restou, e teria a impressão de que o buraco negro estaria emitindo radiação (a "radiação Hawking").
O Efeito Unruh, descoberto em 1976 por Bill Unruh da Universidade da Colúmbia Britânica, é a predição que um observador acelerado vai perceber radiação de buracos negros enquanto que um outro observador em repouso inercial não irá observá-la. Em outras palavras, o observador acelerado vai se encontrar em um ambiente mais aquecido. O estado quântico que é visto como um estado estático pelo observador inercial é visto como um equilíbrio termodinâmico pelo observador uniformemente acelerado, dando origem a uma radiação térmica.A existência da radiação de Unruh pode ser referenciada para o horizonte de eventos, colocando no mesmo esboço conceitual da radiação Hawking. Por outro lado, o efeito Unruh mostra que a definição do que constitui uma partícula depende do estado inercial do observador.
Belinski, que pesquisa o assunto no Centro Internacional de Astrofísica Relativística (Icra), na Itália, afirmou este mês, durante a 12ª Escola Brasileira de Cosmologia e Gravitação, em Mangaratiba (RJ), haver inconsistências na interpretação de Hawking. Tais supostos erros levaram-no a concluir que a radiação Hawking não existe. "Ou seja, não há equilíbrio nem termodinâmica do buraco negro", afirmou Belinski.
O problema é que negar a radiação de Hawking significa negar também o efeito Uhruru. E, enquanto a radiação de Hawking ainda não foi observada experimentalmente, o efeito Unruh já o foi, em aceledadores de partículas.
Infelizmente, o caso todo ainda é muito recente e envolve questões muito complexas. Estudos adicionais terão de ser realizados antes que uma conclusão possa ser obtida.
2006-09-23 00:01:26
·
answer #1
·
answered by Geek 5
·
2⤊
0⤋