Caro Heitor e colegas,
Certamente existem diversos fatores que determinaram este trágico contexto atual e patético, capaz de permitir o exercício da corrupção no dia a dia a céu aberto, sendo este um fato considerado até banal e esperado pelos principais meios de comunicação que os noticiam sem qualquer nível de indignação, pois os apresentadores lêem textos, não se expressam como cidadãos.
As causas são certamente muitas, várias delas alinhavadas a diversos contextos históricos e atuais, influências culturais e de grandes instrumentos de manipulação da consciência da população, com capacidade para forjar comportamentos compulsivos e autônomos, de fácil adesão, que formam a cultura de massa.
Entendo que do tempo de Colônia para cá progredimos muito pouco. Haviam as capitanias hereditárias que eram cedidas pela coroa portuguesa para nobres que exploravam as riquezas sem quaisquer compromisso com a população local, pagando apenas tributo a coroa portuguesa de parte dos ganhos explorados da terra e da força de trabalho.
Hoje entendo que na prática, ainda existem estas capitanias na forma de unidades federativas.
Contudo, elas não são mais hereditárias, agora são...Partidárias.
Sua concessão agora está muito mais "democratizada" e, por convenção eleitoral, em cada 4 anos, podemos optar pela escolha de novos mandatários que, na prática, comportam-se como legítimos representantes dos seus partidos e interesses relacionados, explorando através da carga tributária a riqueza do povo, sem quaisquer preocupação em retribuir-lhes serviços públicos de qualidade como (Educação,Saúde, Saneamento, Segurança Pública e Estradas, entre outros).
É só olhar para ver que vivemos num reino de faz de conta, onde muitas pessoas tem a ilusão de que o Brasil é de fato um país cuja soberania é exercida pelo seu povo.
Hoje na prática não o é...mas poderá vir a sê-lo.
Na minha opinião, temos um desafio a vencer para alcançarmos uma solução para este problema que não pode ser vencido por ninguém a não ser por nós mesmos...este desafio é:
Aprendermos a SER pessoas que AGEM de forma verdadeiramente responsável e equilibrada, não só no aspecto emocional e psicológico, mas sobretudo, moral, perante os fatos da vida, condição indispensável para que saibamos respeitar a nós mesmos e, quem sabe um dia, aprender a construir de verdade o nosso país.
Estão sobrando por todos os lados dois esteriótipos de pessoas cuja personalidade já de antemão inviabiliza qualquer progresso prático, semeando a derrota e o fracasso, fazendo por merecer o país em que vivem.
O primeiro tipo é composto por pessoas que são ou se deixam alienar frente a tudo e todos.
São inconsequentes e não levam nada a sério, agindo de forma irresponsável e displicente até mesmo na defesa de seus próprios interesses, achando que a vida é muito curta para se preocupar com alguma coisa e que o mundo vai mesmo acabar amanhã, não medindo as consequências de seus atos e graves omissões presentes.
De antemão, já desistiram e abriram mão de um FUTURO idealizado e, consequentemente, já não sabem mais SONHAR, esperando o que der e vier de baixos cruzados.
Vivem de forma passiva, egoística e parasitária, sem se preocupar em agregar qualquer valor, tornando melhor o que já receberam, pois são seres humanos ingratos para com a própria Humanidade.
Desta forma, não lutam por nada, não se sacrificam nem por si mesmas, não gostam nem vêem qualquer significado maior no trabalho, no estudo, nos relacionamentos, na família, na política, nos desafios sociais, não se esforçam nem renunciam a seu conforto por nada, não se preocupam com os problemas ao seu redor, achando que nada é da sua conta, assumindo uma postura irônica e patética de vítimas conformadas do sistema.
Não estou falando de políticos corruptos e de vigaristas profissionais que dispensam apresentação.
Estes certamente existem e proliferam em consequência das atitudes dos primeiros. Estou falando de pessoas comuns que encontramos todos os dias e em todos os lugares.
Estas pessoas são facilmente manipuladas pela mídia, pelos maus governantes e políticos, sem dúvida alguma, devido ao fato de que já desistiram de si mesmas.
Num mundo de alienados, fica fácil um alienado-mor incompetente e mal intencionado chegar ao poder e cometer inúmeros delitos em detrimento dos interesses do povo.
Por não levar nada a sério...e até achar graça da desgraça, pessoas alienadas lavam as mãos como Pilatos, permitindo que seu próprio futuro seja crucificado pelas ações perniciosas de governantes corruptos e incompetentes.
Como Judas, estas pessoas venderiam seu próprio futuro por míseros trocados, pois já o crucificaram de forma espontânea.
O segundo tipo de pessoas é composta daqueles que julgam as atitudes dos primeiros, encontrando fortes motivos de indignação.
Contudo, encontrando culpados, na maior hipocrisia, permitem-se assumir uma postura de prostração e derrotismo.
Reclamam sempre que o país não vai pra frente porque há muitos corruptos e pessoas irresponsáveis, descomprometidas que fazem escolhas insensatas.
Na prática, são um bando de fariseus sem a força e o brilho de um verdadeiro exemplo pessoal.
Sua conduta também é digna de qualquer derrotado, pois reclamam de tudo e de todos, sentados no trono de braços cruzados.
No fundo, são pessoas egoístas que só lutam pelos seus próprios interesses, não fazendo quaisquer sacrifícios em prol dos interesses coletivos.
Fazem da crítica ao alheio uma desculpa para se omitirem, protestando apenas com palavras, inviabilizando quaisquer mudanças de atitudes por carecer de exemplo pessoal.
Como falsos puritanos, ao verem o erro alheio em grande escala, caem nocauteados para reagir, pois sua indignidade tem queixo de vidro, deixando-os completamente fora de combate, achando que tudo já se encontra perdido mesmo.
Esquecem que sem luta nunca haverão vitórias e, sem reagir, não se pode vencer um combate.
Sei que uma andorinha só não faz verão, mas uma andorinha que sabe e se orgulha do que faz, para si mesma, estará fazendo toda a diferença, pois não se preocupa mais com a crítica dos outros do que com a própria.
Precisamos de pessoas maduras e responsáveis cuja resposta ao contexto da realidade ao seu redor se evidencie em atos e exemplos de conduta regeneradores do compromisso para consigo mesmo e com o interesse coletivo.
Cidadania se constrói com exemplos pessoais de conduta.
Sem pessoas equilibradas e com estatura moral para reagir diante dos fatos, as mudanças são impossíveis.
A evolução está em nós. A humanidade é feita de cada um, quem espera ou repara nos outros é maria vai com as outras.
Precisamos definir se somos uma locomotiva ou simples vagões nos trilhos da vida.
Para viver é necessário, acima de tudo, amor próprio, o auto-respeito capaz de edificar sonhos e ideais, forjando atitudes do caráter consistentes para derrubar as barreiras que impedem nosso progresso.
Quem desiste dos seus sonhos, faz de sua própria vida e dos outros, um pesadelo.
Quem abre mão dos seus sonhos, não luta nem pode construir um futuro melhor, pois já deu a outros, o poder sobre sua própria vida e destino.
Quando as pessoas aprenderem a lutar por si mesmas para serem o que realmente merecem ser, sendo justas e responsáveis para consigo mesmas, quem sabe um dia, aprenderemos também a lutar juntos pelo nosso país.
Um grande abraço !!!
2006-09-28 13:11:30
·
answer #1
·
answered by Peregrino 6
·
5⤊
1⤋
Confuso este seu questionamento em Heitor??? Será que você quis dizer que a culpa do povo aceitar a corrupção foi a miscigenação do negro com o índio, que sempre foi passivo a corrupção, as doenças, os castigos, os abusos, os crimes ambientais, e outros tantos absurdos, cometidos pelo homem branco? Se for isto você está coberto de razão, porque o índio era dono de todo o território brasileiro e perdeu pela violência do homem branco. A África riquíssima e milenar vive até hoje naquela miséria, porque foi devastada em toda a sua riqueza pelo europeu, que causou massacres, matanças indiscriminadas e outras tantas barbaridades. Dizem que se mede a inteligência do homem pelo grau de violência que ele possa ter, se isto procede, devo concluir que realmente negros e índios são superiores, e como fomos e somos um pais miscigenado, a parte mais pacífica diante dos absurdos atuais deve ser herança de negros e índios sim.
2006-09-22 17:23:33
·
answer #2
·
answered by macritheus 6
·
1⤊
0⤋
De certa forma concordo com você, porém acho que o fator principal é a falta de fé no outro que nós, brasileiros, aprendemos a ter.
Aprendemos desde cedo que a política funciona como uma espécie de grande bingo. Ganhou? Sorte sua.
Aprendemos a encarar como corriqueira a ausência de ética na vida dos políticos, isso já não nos assusta mais, aliás esse é o maior mal.
Quando eu era pequeno, recebia de meus pais o exemplo e a educação onde se eles descobrissem que eu roubei algo, ainda que fosse uma bala, eu morreria de vergonha e não teria sequer coragem de olhar para eles. Isso acontecia porque eu tinha o exemplo deles como parâmetro.
Porém quando saímos de casa, vamos descobrindo aos poucos, desde a infância, uma sociedade onde os parâmetros de comportamento são todos do avesso, acabamos nos habituando a aceitar e até a agir como corruptos, sem sentir.
2006-09-22 17:13:39
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Vc não acha que é demagogia imaginar que a corrupção começou nesse governo? Ha muito tempo ouço divulgação pela imprensa que orgãos internacionais avaliavam o Brasil como um dos países, com maior índice de corrupção no mundo, Muitos desses políticos que hoje estão na lista dos mensaleiros criticavam essa avaliação. Não podemos esquecer que se avaliarmos melhor os mensaleiros estão ou estiveram em todos os partidos. É só ver os partidos que eles ja pertenceram.
2006-09-30 03:17:42
·
answer #4
·
answered by li_veda 5
·
0⤊
0⤋
o desgoverno do pt., lulla lla, bem longe daqui, a contagen regressiva iniciou se, apos 01 de janeiro, o 45 nelles engrenadp vai por fim a falta de ética eficiencia competencia moral .. das tristes lembranças, corrupçao, copi. bingo, correiro, mensalao, sanguessuga ... do dinheirama ilicito do pt., conexaçao, cuba farc hugo chaves mslt., dolar na cueca ... e como sempre a PGR denunciou 79 partidários do pt,, em diversos crimes envolvendo amigos, assessores, ministros delle e como sempre, assm, manifestava não ouvi, nao sei, não vi ... fui traido.
2006-09-29 22:48:58
·
answer #5
·
answered by bob 4
·
0⤊
0⤋
Desde tempos remotos os politicos usaram seus cargos para amealhar fortunas,licitas bem poucas ,ilicitas na maioria, e sempre se deram bem pois se eles mesmos fazem as leis em seu proprio beneficio então esperar o q
2006-09-29 11:03:35
·
answer #6
·
answered by Neto 2
·
0⤊
0⤋
Porque brasileiro gosta de ser roubado
2006-09-29 01:54:08
·
answer #7
·
answered by joka_shark 3
·
0⤊
0⤋
PQ O POVO É PASSIVO E NÃO AGE, MESMO SABENDO DE QUANTO ROUBARAM-NOS AINDA VÃO REELEGER O RESPONSÁVEL....
2006-09-29 01:38:31
·
answer #8
·
answered by RAQUEL 4
·
0⤊
0⤋
Entendo que atribuir a nossa formação sócio-cultural ao fenômeno descomunal da corrupção em nosso páis não se justifica. Há vários fatores tais como emaranhado de leis, corporativismo, isto é, toda estrutura constitucional e institucional do país. Dentre vários exemplos podemos ver um judiciário inoperante, esbanjador, oneroso, perdulário, gigante e a maioria corrupto, apesar dos altos salários, mordomias e vários outras benesses
2006-09-27 11:58:57
·
answer #9
·
answered by Adir D 2
·
0⤊
0⤋
Não se tornou!!! a corrupção está sendo denunciada graças à ação deste governo, vamos continuar limpando a casa sem colocar em baixo do tapete.
2006-09-26 12:41:52
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋