English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

O Reino de Judá limitava-se ao N com o Reino de Israel Setentrional, a O com a inquieta região costeira da Filístia, ao S com o Deserto do Negueve, e a E com o Rio Jordão e o Mar Morto e o Reino de Moabe. Era uma região montanhosa, fértil, relactivamente protegida de invasões estrangeiras (o território da Tribo de Judá manteve-se basicamente o mesmo durante os mais de 300 anos de sua existência). Sua capital era Jerusalém, onde encontrava-se o Templo do Deus de Israel mandado construir pelo Rei Salomão para abrigar a Arca da Aliança (ou Arca do Pacto).

Após a Divisão do Reino, no 6.º ano do Rei Roboão, o Faraó Sheshonq I) invade a Palestina e transforma o Reino de Judá num estado tributário. Esse facto é pouco evidênciado no relato bíblico, mas comprovado por inscrições egípcias. (Inscrição mural sobre Sheshonq I no Templo de Karnac e a Estela de Megido). Devido à sua posição estratégica às portas da Península do Sinai e acesso ao Baixo Egipto, foi utilizada pelo Faraó como um Estado "tampão", o que pouparia o Egipto de usar seus próprios exércitos para defender esta fronteira.

O Reino de Judá entrou em conflitos com os reinos de Moabe, Amom e os filísteus. Entretanto, o principal adversário político e militar do Reino de Judá foi o Reino de Israel Setentrional. Inúmeras vezes travaram-se batalhas entre as dois reinos, com vitórias pouco significativas alternando-se em cada lado. Israel Setentrional tornou-se fortemente influênciado pela cultura cananéia e pela religião fenícia, enquanto Reino de Judá permaneceu, de maneira geral, fiel à sua fé em YHVH, o Deus de Israel (Jahvé ou Jeová). O culto a YHVH e perservação da linhagem real dávidica do qual deveria vir o prometido Messias, de acordo com os profetas do Velho Testamento, a justificativa para a misericórdia de Deus sobre o Reino de Judá, ao passo que o politeísmo de Israel Sententrional teria sido responsável por sua ira sobre seus governantes (enquanto o Reino de Judá permaneceu sob a dinastia dos descendentes do Rei David, o Reino de Israel Setentrinonal passou por várias dinastias e golpes de Estado).

O Reino de Judá viu o perigo das potências estrangeiras emergentes quando a capital de Israel, Samaria foi tomada pelo rei assírio Sargão, em 722 a.C.. Mais tarde, o Rei Senaqueribe invade o Reino de Judá e sítia Jerusalém, mas sem a conquistar. Segundo a Bíblia, o seu exército foi subitamente destruído por obra de Deus. Outros crêem ser provável que rebeldes entre os próprios assírios tenham se levantado após uma campanha militar tão longa na Palestina. De qualquer forma, o Reino de Judá se viu pela primeira vez ameaçado por forças estrangeiras.

2006-09-22 11:47:07 · answer #1 · answered by Efeoitomeia 4 · 0 1

ficava,
já responderam
um abraço

2006-09-22 20:35:42 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Não fica mas já ficou, onde o correto seria onde ficava, no que te responderia: não sei.

2006-09-22 18:49:13 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

O Reino de Judá encontra-se ao norte da atual Israel e entre o Rio Jordão e o Mar Morto.

2006-09-22 18:48:52 · answer #4 · answered by canha 3 · 0 1

Na República da Tonga da Mironga do Kabuletê!

2006-09-22 18:41:12 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers