O latifúndio é um regime de propriedade agrária caracterizado pela grande concentração de terras nas mãos de poucos proprietários e pelo escasso ou inexistente aproveitamento econômico destas.
2006-09-22 05:30:56
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
10⤊
2⤋
SÃO GRANDES EXTENSÕES DE TERRAS (ÁREAS) PERTENCENTES A UMA ÚNICA PESSOA OU A UMA FAMÍLIA .
2006-09-22 05:29:52
·
answer #2
·
answered by SEM NOME ! 7
·
5⤊
0⤋
Grande quantidade de terras é um dos sentidos da palavra.
2006-09-22 05:27:09
·
answer #3
·
answered by gil 5
·
2⤊
0⤋
Herdamos do latim a palavra latifúndio que significa grande área de terra. Herdamos do império português a estrutura latifundiária no campo brasileiro e dela não nos livramos. Percorremos uma história de capitanias hereditárias, sesmarias, grandes fazendas de monocultura de exportação, modernas empresas agropecuárias e entramos no século XXI completando cinco séculos de latifúndio. Mesmo que parcialmente modernizado, o latifúndio brasileiro continua sendo a grande causa estrutural da maioria dos nossos problemas sociais. É uma das causas históricas da brutal concentração de renda, da urbanização caótica e da fome que hoje estão destruindo o tecido social da nação brasileira. O latifúndio - mesmo que comprove produtividade econômica - é socialmente improdutivo. Não produz distribuição de renda: concentra. Não produz comida para a mesa do povo brasileiro: o pouco que se acha é monocultura de exportação. Não produz dinamismo econômico local nos municípios onde se localiza: suga-os. Não produz empregos: ostenta luxo. Não produz vida digna para o povo: é uma usina geradora de miséria. Não produz uma sociedade justa e democrática. Serve ao poder de uma oligarquia atrasada. E se transformou num dos principais bloqueios ao desenvolvimento com justiça social da nação brasileira. A Constituição de 1988 criou a possibilidade dos Tribunais aceitarem como verdadeira uma excrescência jurídica e social: a de que um latifúndio possa ser produtivo. Ele é, por essência, improdutivo - socialmente, humanamente, ambientalmente - mesmo que produza alguma monocultura. O cumprimento da função social e da produtividade não se limita a um índice de soja, arroz ou cabeça de gado por hectare. Até porque, nestes índices, as pequenas e médias propriedades rurais têm tido um desempenho infinitamente melhor que os latifúndios.
Mais sensato é o Estatuto da Terra quando define latifúndio por extensão e por exploração. A própria Doutrina Social da Igreja Católica, através do Papa Paulo VI, admitiu, na Encíclica "O Desenvolvimento dos Povos", a desapropriação de grandes áreas de terra quando sua grande extensão caracterizasse obstáculo ao desenvolvimento ou provocasse miséria a grandes contingentes de população (PP, 24). O latifúndio é o câncer social do Brasil. Mas para este a ciência e o bom senso descobriram a cura. É uma Reforma Agrária que promova produção de alimentos saudáveis, distribuição de renda, geração de postos de trabalho e desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade ambiental. A agricultura de pequeno porte e as médias propriedades rurais dão conta de garantir o abastecimento alimentar e as exportações agrícolas que o País necessita. O Brasil não precisa latifúndio para absolutamente nada.
2006-09-22 05:41:06
·
answer #4
·
answered by Medico24h 2
·
4⤊
3⤋
LATIFÚNDIO SÃO GRANDES EXTENSÕES DE TERRA, A PERDER DE VISTA, TERRA E MAIS TERRA, CONCENTRADA TUDO NA MÃO DE UM SÓ DONO. POR EXEMPLO, ACM , ALIADO DE GERALDO ALCKMIN, É UM RURALISTA DONO DE LATIFÚNDIO. ÀS VEZES , PARA SE TORNAREM ASSIM, ELES INVADIRAM CERCAS, NEGOCIARAM MAL COM VIZINHOS, SE APODERARAM DE TERRAS ALHEIAS ETC. ACHO MELHOR A DISTRIBUIÇÃO DE TERRAS COMO NA EUROPA, NÃO EXISTE ISSO DE TODA TERRA TÁ CONCENTRADA NA MÃO DE UM SÓ, A TERRA É DIVIDIDA PARA VÁRIOS, CADA UM TEM SEU PEDAÇO PRA PODER PLANTAR E DAR COMIDA AOS FILHOS.
2006-09-22 05:28:15
·
answer #5
·
answered by tucanodepenado 1
·
1⤊
0⤋
Propriedade rural de grande extensão.
2006-09-22 05:26:50
·
answer #6
·
answered by CROM 5
·
1⤊
0⤋
uma grande porção de terra, acho eu,
2006-09-22 05:25:19
·
answer #7
·
answered by DIRCEU D 2
·
1⤊
1⤋
sc 123465
2016-09-01 01:32:10
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
LEI Nº 4.504, DE 30 DE NOVEMBRO DE 1964.
Dispõe sobre o Estatuto da Terra, e dá outras providências.
Art. 4º Para os efeitos desta Lei, definem-se:
V - "Latifúndio", o imóvel rural que:
a) exceda a dimensão máxima fixada na forma do artigo 46, § 1°, alínea b, desta Lei, tendo-se em vista as condições ecológicas, sistemas agrícolas regionais e o fim a que se destine;
b) não excedendo o limite referido na alínea anterior, e tendo área igual ou superior à dimensão do módulo de propriedade rural, seja mantido inexplorado em relação às possibilidades físicas, econômicas e sociais do meio, com fins especulativos, ou seja deficiente ou inadequadamente explorado, de modo a vedar-lhe a inclusão no conceito de empresa rural;
Art. 46. O Instituto Brasileiro de Reforma Agrária promoverá levantamentos, com utilização, nos casos indicados, dos meios previstos no Capítulo II do Título I, para a elaboração do cadastro dos imóveis rurais em todo o país, mencionando:
§ 1° Nas áreas prioritárias de reforma agrária serão complementadas as fichas cadastrais elaboradas para atender às finalidades fiscais, com dados relativos ao relevo, às pendentes, à drenagem, aos solos e a outras características ecológicas que permitam avaliar a capacidade do uso atual e potencial, e fixar uma classificação das terras para os fins de realização de estudos micro-econômicos, visando, essencialmente, à determinação por amostragem para cada zona e forma de exploração:
b) dos limites máximos permitidos de áreas dos imóveis rurais, os quais não excederão a seiscentas vezes o módulo médio da propriedade rural nem a seiscentas vezes a área média dos imóveis rurais, na respectiva zona;
2014-02-28 11:01:58
·
answer #9
·
answered by Rodrigo 1
·
0⤊
1⤋
Latifúndio , terras improdutivas. No Brasil, o latifúndio se espalha por todos os recantos do país, o que representa grande atraso para todo o país. É um absurdo, com tantas terras improdutivas nas mãos dos latifundiários,ter gente que passa fome porque não tem o que comer, quando é só plantar. O problema se resolve quando houver disposição política de se fazer uma reforma agrária de qualidade, no sentido de aumentar a produção de grãos e acabar com o desemprego na setor rural .
2006-09-22 05:32:37
·
answer #10
·
answered by STAN 7
·
1⤊
2⤋