Presidencialismo: os poderes estão separados em executivo, legislativo e judiciário. Todos com autonomia e igualdade. O Chefe de Estado detém o poder executivo e também assume a função de representar a nação. Assim, é ao mesmo tempo símbolo e dirigente do país. Pode ser eleito pelo povo ou por um colégio eleitoral, nunca pelo Congresso Nacional, que cumpre a função legislativa, é muito mais dificil punir um deputado, pois eles estão cobertos de regalias.
No parlamentarismo, é diferente. A começar pela divisão de poderes, que não é igualitária. O parlamento é a força maior, sobrepõe-se às outras. Nós escolhemos o presidente e esse junto com o parlamento escolhe o primeiro ministro que irá comandar o país enquanto o presindente representa o país fora, se o nosso regime posse esse, o congresso seria dossolvido por causa dos sanguesugas que são muitos e novas eleições são convocadas a qualquer momento.
Parlamentarismo já!!!!!!!!!!!
2006-09-22
02:33:06
·
7 respostas
·
perguntado por
Gemini
4
em
Governo e Política
➔ Governo
Eu até concordo com o parlamentarismo mas existem vários tipos, é preciso discutir qual.
Me responda agora: Porque só se fala ou se tenta fazer parlamentarismo quando a esquerda acessa o poder ? Se no presidencialismo o poder do presidente é maior, é claro que essa proposta é golpista ou, no mínimo, casuística.
Foi assim com João Goulart, é agora com Lula. Não foi assim com os Fernandos.
Repito: sou parlamentarista mas acima de tudo sou um democrata, quero que isso seja feito de forma decente, inclusive através de uma Assembléia Constituinte, não de um Congresso Constituinte como foi feita a Constituição de 1988. Acho que voce sabe qual é a diferença.
2006-09-22 02:47:13
·
answer #1
·
answered by sidney 4
·
0⤊
1⤋
Quem devemos mudar são os políticos mas não vai adiantar nada pq o poder corrompe...
2006-09-22 09:55:27
·
answer #2
·
answered by ♥Ðø¢¡ñhø♥ 5
·
0⤊
0⤋
Oq deveria mudar no nosso país, é toda a população, somos inquietos, não fazemos revoluções, greves a nível nacional como se fazia no tempo do collor. Estas ociosos perante toda a situação que se encontra. não é pq o presidente Lula está no governo pq está mal, mas a muito tempo a situação não está boa.
2006-09-22 09:43:51
·
answer #3
·
answered by lero lero 3
·
0⤊
0⤋
O parlamentarismo ou democracia parlamentar é um sistema de governo no qual o Chefe de Estado, que pode ser um monarca a exemplo da Inglaterra ou presidente como ocorre em Portugal , não detém as funções de Chefe de Governo.
O parlamento é que escolhe o chefe de governo, que pode ter o título de primeiro-ministro, presidente do conselho (Espanha) ou Chanceler (Alemanha), entre os blocos político-partidários com maior presença, mas nada impede a oposição de ganhar. Se uma crise política abala a base de sustentação do governo, o parlamento poderá destituir o chefe de governo do poder executivo e substituí-lo por outro.
Em tese, o líder do partido ou coalizão que obtiver a maioria das cadeiras parlamentares terá direito de escolher o chefe de governo e compor o gabinete de governo. Por vezes isso não ocorre. Uma dessas exceções ocorreu na Europa, com o Gabinete Espanhol, onde a oposição com minoria simples em novo sufrágio de votos ganhou as eleições e montou um novo governo parlamentarista, outra denominação do parlamentarismo.
Sua origem remonta à Idade Média, quando os soberanos partilhavam o poder com um parlamento ou conselho de lordes. Os primeiros conselhos desse tipo se reuniam entorno de uma grande mesa, na qual o rei ficava na cabeceira em posição mais alta e os lordes e pessoas influentes ocupavam ambos os lados. Quanto mais rico, íntimo ou influente fosse junto ao rei, mais próximo dele o nobre poderia se sentar. Disso advém a expressão usada no Parlamento Europeu, quanto mais têm mais sou seu amigo.
Pode-se dizer que a Inglaterra foi o berço do parlamentarismo moderno, sendo o primeiro país a limitar os poderes de seu monarca, chegando mesmo a decapitar um rei absolutista, Carlos I em 1649, transferindo o poder de governo para a Câmara dos Comuns.
Atualmente o Conselho dos Lordes é a Câmara dos Lordes ou Câmara Alta para os ingleses. Na França é o parlamento, onde os Deputados são eleitos por um período de 6 anos. Outro exemplo de parlamentarismo é o israelense, onde o principal partido atual é Kadima.
[editar]
A tendência européia ao parlamentarismo
Após a Primeira Guerra Mundial, desenvolveu-se na Europa o temor pelo excesso do poder pessoal. A transferência do poder político para um Parlamento e a absoluta predominância do Legislativo (tido como Poder mais equilibrado e menos sujeito ao personalismo), sobre o Executivo se constituiram no que foi chamado de "racionalização do poder", uma clara tentativa de evitar o surgimento de regimes autocráticos.
2006-09-22 09:38:06
·
answer #4
·
answered by ~Elvis Did Not Die~ 5
·
0⤊
0⤋
Não resolveria muito não . O Problema no brasil e a roubalheira e falta de Justiça.
2006-09-22 09:37:08
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
se não mudarmos nossos politicos, não existe forma de governo boa, o mal nisso tudo são os politicos. Eu penso que não deveria ter reeleição, cada 4 anos mudaria tudo, assim não teriamos politicos profissionais, se ele fosse bom, 4 anos depois seria eleito novamente
2006-09-22 09:36:44
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Vc é algum lunático?!
2006-09-22 09:38:12
·
answer #7
·
answered by "Consciencia" 3
·
0⤊
0⤋