English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sei que é o ano novo judáico, mas gostaria que vocês descrevessem isso com mais detalhes

2006-09-22 01:53:46 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Feriados e Datas Comemorativas Outras - Feriados e Datas Comemorativas

5 respostas

Pelé, é por respostas assim que muitos ficam com raiva dos judeus!
Brother, Rosh Hashana literalmente significa " cabeça do ano" e marca o início do período de preparação para o Iom Kipur ( Dia do perdão). Neste período os judeus refletem sobre tudo o que fizeram durante o ano, a quem ofendeu, a quem caudsou algum mal, como recompensar o mal feito, traça metas para o próximo ano... até a chegada do Iom Kipur que é a data que D´US fará o julgamento e segundo a crença, escrever as bençãos e maldições para aquele ano e até se a pessoa viverá aquele ano ou não.
A data segue o calendário lunar e foi fixada pela Torah (antigo testamento), as trombetas na verdade são o SHOFAR ( corneta com chifre de carneiro) era tocada em Jerusalém e repetida para avisar que a data havia chegado , e repetida nos montes de todos os povoados judaicos para que todos soubessem. O costume de comer mel é representando o desejo de um próximo ano doce.
Qualquer dúvida, é só perguntar!
PS. Por favor, ignore a resposta do Pelé!

Acho que este texto tira o resto de tuas dúvidas!Cortei algumas partes pra não ficar muito longo e parecendo um sermão , apenas considere o "Senhor " citado no texto, como D´US pois é a ele que nos referimos como senhor e a propósito, você poderá notar que não pregamos um D´US cruel e irado como tantos sem conhecimento afirmam!

"O primeiro dia de Rosh HaShaná é o aniversário do dia em que Adão e Eva foram criados. Naquele dia, eles também pecaram ao comer o fruto da Árvore da Sabedoria do Bem e do Mal. E neste dia, D'us os julgou.

Atualmente, a cada ano, neste dia, todas as pessoas são julgadas. A decisão é feita a respeito de que tipo de ano cada um de nós terá, baseado não somente em nossas ações, mas também em nossas intenções, em nossa resolução de fazermos melhor e em nosso arrependimento.

Não pode haver um rei sem um povo. D'us criou os humanos pois Ele desejava ter criaturas para as quais dedicar sua bondade. Mas D'us não queria criaturas cujo único propósito era servir e sugar sua bondade. O bem é muito mais apreciado quando é recebido por merecimento. Então D'us nos criou, pessoas com livre arbítrio, que podem escolher o bem, e trabalhar por isso.

Então, quando Adão e Eva foram criados, o propósito da Criação foi concretizado. (A primeira parte pelo menos: neste mundo, onde o trabalho pelo bem acontece). Não vem ao caso a história de terem comido o fruto proibido, pois isto é assunto para outro texto.

Sendo este o início da história do mundo, D'us se tornou Rei neste dia. Então, o mote de Rosh HaShaná é o Reinado de D'us.

É verdade que o Senhor sozinho é quem julha, prova, conhece e presta testemunho, é Aquele que escreve e sela, conta e calcula, Aquele que lembra tudo que foi esquecido. O Senhor abrirá o Livro das Crônicas - e ele se lerá - e não haverá dúvida sobre sua veracidade.

O grande shofar será soado (no Céu), ainda mas um som leve e lento será ouvido. Anjos se apressarão, temor e terror os cercarão, e eles dirão: "Esteja atento, é o Dia do Julgamento, esta nos dizendo para juntar-nos ao Guardião Celestial para o julgamento!" Pois se as pessoas da Terra forem consideradas culpadas, e esta Terra for destruída, nem mesmo os anjos serão poupados.

Toda a humanidade passará perante Ti individualmente, como membros do rebanho.

Como um pastor cuidando de seu rebanho, fazendo suas ovelhas passarem sobre seu bastão, assim o Senho fará passars, contar, calcular e considerar a alma dos vivos, e o Senhor porcionará as necessidades de Suas criaturas e escreverá seus vereditos.

Em Rosh HaShaná são inscritos, e Iom Kipur selados: quantos deixarão a Terra, e quantos serão criados; quem viverá e quem morrerá; quem morrerá em sua hora predestinada, e quem morrerá antes da hora; quem por água e quem por fogo; quem pela besta, quem pela fome, quem pela sede, quem pela tempestade, quam pelas pragas, quem por estrangulação e quem por apedrejamento. Qum irá descansar e quem irá perambular, quem viverá em harmonia e quem não, quem desfrutará de tranquilidade, e quem sofrerá, quem empobrecerá e quem será feito rico, quem será degradado, e quem será exaltado.

Mas o arrependimento, a oração e a caridade podem remover qualquer decreto do mal.

Pois Seu nome representa misericórdia, e é assim que o Senhor será louvado: difícil de se enervar, e fácil de se apaziguar, pois o Senhor não deseja a morte mesmo de alguém que a mereça, o Senhor quer que ele se arrependa e viva. Até o dia de sua morte o Senhor o esperará; se ele se arrepender, o Senhor o aceitará imediatamente.

Talvez isto possa dar-lhe um gosto do sentimento e das emoções que nos tomam durante este período. A admiração e temor a D'us, e o conhecimento de que se nos arrependemos, D'us nos concederá uma vida melhor. Porque D'us quer que nos arrependamos."

2006-09-22 02:07:34 · answer #1 · answered by wolf_ir 5 · 2 0

Se nao me engano , eles comem maca com mel ,coisas doces , pois como e o Ano Novo deles , desejam que o Ano que vem , seja bom e doce =)
Sei disso pq estudei , mas tbm , durante 10 os Ceus se abrem para D;us ouvir as oracoes do Povo Judeu , pois logo em seguida do Rosh-Ashna vem o Iom-Kipur , o dia do Perdao . Nisso , muitos Judeus Ortodoxos , nao Ortoxos , em fim , os judeus rezam para D'us , pedindo perdao aos seus pecados .

Acho que e mais ou menos isso.

Bonito nao ?

2006-09-23 12:39:37 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

O Rosh Hashaná é o ano-novo para o povo judeu. Esse é o Dia do Julgamento e quando Deus determina o destino de cada um para o ano que se inicia. Rosh Hashaná não é apenas um feriado judaico. Rosh Hashaná é o aniversário da humanidade.São 48 horas de Rosh Hashaná, representando a entrada da humanidade no mundo.Cada minuto dessas 48 horas,conta, porque pode conter o dia mais importante do ano vindouro.Pode-se dizer,que ,essas "48 horas de Rosh Hashaná"é o canal de nascimento do ano novo e, não apenas o dia do Ano Novo.
Rosh Hashaná: Dia do Julgamento
Rosh Hashaná acontece nos 1º e 2º dias de Tishri (setembro) com o início do ano hebraico.Nesse ano de 2006, 23 e 24 de setembro,são o 1º. e 2º. dias de Rosh Hashaná.
As tradições do Rosh Hashaná variam muito de uma comunidade para outra.
Vários alimentos simbólicos são ingeridos na refeição da primeira noite de Rosh Hashaná: a maçã mergulhada em mel invoca um ano novo mais doce; carne ou qualquer bebida doce traz um ano farto e doce; o pão Challah redondo simboliza a eternidade; as cenouras em rodelas são associadas a moedas de ouro e representam prosperidade; o peixe é símbolo de fertilidade e deve ser assado inteiro com a cabeça; não se come nada temperado com vinagre ou raiz forte para não ter um ano amargo e as nozes também não devem ser ingeridas nestes dias.
Ouvir o shofar (instrumento de vento feito de chifre de carneiro)é o principal mandamento da festa de Rosh Hashaná. O shofar tem um formato curvado. De acordo com nossos Sábios, o formato do shofar simboliza um penitente que se curva perante D’us."O fato de ser um chifre de carneiro faz alusão àquele sacrificado por Abraão em lugar de seu filho Isaac (tal como lemos na Torá no segundo dia de Rosh Hashaná – Gênesis 22:1-19), lembrando-nos a plena e incondicional disposição de Abraão para com D´us de até sacrificar seu único filho nascido na velhice. Ele tem um profundo significado, chamando à reflexão e ao arrependimento. Também é um apelo para nos proteger e despertar a misericórdia de D´us, ao menos pelo mérito de nosso pai Abraão.
"E farás soar a voz do shofar aos dez dias do sétimo mês; no dia das expiações fareis soar o shofar em toda a vossa terra (...) E proclamareis liberdade em toda a terra, para todos os seus moradores." (Levítico, 25)
Happy Rosh Hashaná!
Wishing you a sweet New Year!

2006-09-24 01:49:51 · answer #3 · answered by maria aparecida b 1 · 0 0

depende do calendario judeu

2006-09-22 04:00:08 · answer #4 · answered by a mente da matematica 2 · 0 0

Primeiro: Não é uma data fixa. Depende do calendário judeu (mas isso não convém explicar).
Segundo: Comemos bolo com mel, como custume.
Terceiro: Também é chamado de festa das trombetas porque anuncia o renascimento e vitória.

Basicamente é isso. Para quem não é judeu, é o que precisa saber.

2006-09-22 01:59:54 · answer #5 · answered by pelé_poker 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers