English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

antes de haver uma teoria, há uma hipótese, que é testada. se comprovada vira uma teoria, que é algo que vc propõe apenas de forma teórica (como diz o nome), com provas teóriacas ou práticas. um fato é algo menos palpável, pois não tem uma explicação lógica. é simplesmente algop que acontece e não se tem como negar, não se faz teorias ou hipóteses.

ex: a maçã cair é um fato. vc achar que tem uma força que atrai ela é uma hipótese. se vc comprova que esta força existe é uma teoria.
;-)

2006-09-22 01:44:00 · answer #1 · answered by Ruivinha 5 · 1 0

Uma teoria é um modelo cientifico criado para explicar e correlacionar varios fatos, na tentativa de se explicar os fenomenos da natureza e criar um melhor entendimento da mesma.

A criação de uma teoria segue varios passos, um caminho pre-determinado pelo metodo cientifico. O metodo cientifico, seria como o caminho que o cientista toma para desenvolver suas pesquisas de maneira que minimize o maximo possivel seus erros.

Uma teoria surge dos seguintes passos:

Existem varios fatos que permeiam a nossa realidade. Fatos são acontecimentos incotestaveis observados da natureza. O problema é que sem uma explicação sobre como eles ocorrem, ou como se relacionam, eles não passam de um amontoado de acontecimentos que não leva a compreensão da natureza.

Portanto, o cientista começa com a criação de uma problema, algo que é observado na natureza mas que não é explicado pelo conhecimento atual. A partir do problema, ele, utilizando o metodo cientifico desenvolve uma hipotese para explicar e correlacionar os fatos que que ele analizou e que ainda permanecem sem explicação. Depois do desenvolvimento da hipotese o cientista segue em realizar observações da naturez a e experimentações para encontrar falhas em sua hipotese. O cientista não encontra maneira de provar sua hipotese, mas sim procura maneiras, atraves de experimentos de provar que sua teoria é falsa! Esse processo denomina-se falseamento. O cientista também procura por evidencias que sustentem sua teoria e desenvolve cenarios onde sua hipotese tenha poder de prever acontecimentos futuros e de explicar corretamente acontecimentos passados.

Se a hipotese sobreviveu a serie de experimentos criados especialmente para falsear a hipotese, e acumula evidencias para suportala e acerta ao fazer previsões tanto no passado quanto no futuro ela então passa pelo crivo do metodo cientifico e torna-se uma teoria.

A teoria então passa a ser um grupo de afirmações destinadas a explicar e correlacionar varios fatos na natureza.

Uma teoria precisa então de:

* passar pelo teste de falseamento
* acumular evidencias ao seu favor
* ter poder de predição, tanto no futuro quanto no passado

Mas é importante lembrar que ela não se torna um conhecimento absoluto. Não existe conhecimento absoluto em Ciência. As teorias são as melhores explicações que conseguimos desenvolver para explicar a realidade. Mas nossa percepção da relidade muda, novos fatos são encontrados e teorias precisam ser adaptadas e muitas vezes substituidas. E essa é a força do conhecimento cientifico, pois ele é sempre temporario e moldavel. O conhecimento cientifico, sempre evolui.

2006-09-22 11:09:09 · answer #2 · answered by Obscuro 3 · 1 0

As teorias são as explicações científicas dos fatos. O cientista observa um fato, registra-o, cria hipóteses para explicar o fato, testa-os e, as hipóteses que não forem descartadas, tornam-se teorias.

Às vezes as teorias são levantadas para explicar vários fatos conectados em um só fenômeno.

Por exemplo, a teoria do Big Bang. Existem alguns fatos, resultantes da observação astronômica:

1. as galáxias estão se afastando

2. galáxias mais distantes se afastam mais rapidamente

Existe também o famoso "Paradoxo de Olbers":

1. se o Universo é infinito e eterno, como é que se explica que as noites sejam escuras?

Com isto criaram um modelo para explicar como o Universo pode estar se expandindo, a teoria do Universo Inflacionário, que tem na sua raiz o Big Bang, como início de tudo.

Depois que você tem uma teoria, você faz testes para verificar se ela é verdadeira, ou testes para ver se ela é falsa (são testes diferentes).

1. os cálculos dos astrofísicos indicam que a alta temperatura do início do Universo deve ter deixado um resquício. Na década de 80 foi medido, com um radiotelescópio, uma freqüência de microondas que aparece em todo o Universo, na faixa de temperatura de 4,7°K, que foi identificada com o sendo o "restinho de calor" do Big Bang.

Mas a ciência é um caminhar da ignorância para o conhecimento, e uma das coisas que acontece quando você cria uma explicação, ou encontra uma resposta, é que a explicação ou a resposta suscitam novas dúvidas. Às vezes você inclusive descobre que a tua teoria estava incompleta, que ela explica um pouco do Universo, mas não tudo, e que tem uma teoria que explica mais coisas.

Por exemplo, o modelo planetário do átomo já foi abandonado há muito tempo (um núcleo com elétrons orbitando). É possível que ainda venhamos a descobrir novas coisas, a encontrar novas respostas e novas perguntas, e que as teorias aceitas mudem. Talvez um dia a Teoria da Relatividade e a Mecânica Quântica sejam vistas como uma superstição, quem sabe? Mas para este dia chegar, é preciso não ter medo de questionar nem a TR, nem a MQ, mas deve-se fazer isto com conhecimento, com estudo.

Tem muita gente que não gosta da TR ou da MQ, e sai falando mal, mas não apresenta nenhum argumento tangível, nenhum motivo sólido pelo qual os cientistas deveriam abandonar estas teorias. Um bom motivo seria a demonstração de que uma outra teoria explica melhor os fatos observados, e explica também fatos que as teorias atuais não explicam.

2006-09-22 09:10:45 · answer #3 · answered by Sr Americo 7 · 0 0

De modo simples, funciona assim:
1 - Eu tenho a hipótese de que pessoas que gostam de gatos têm mais inteligência afetiva do que as pessoas que não gostam de gatos ;
2 - Para comprovar esta hipótese, eu monto um experimento com um grupo de pessoas que gostam de gatos e outro de pessoas que não gostam; de preferência, grupos grandes e bem variados (sexo, cultura, escolaridade,etc,etc)
3 - Arrumo um jeito de medir "inteligência afetiva" nestas pessoas ;
4 - Vejo se o grupo de pessoas que gostam de gatos é, em geral, o que tem as maiores medidas de "inteligência afetiva";
5 - Em caso positivo, tenho uma teoria falando que, em geral, as pessoas que gostam de gatos são mais afetivamente inteligentes do que as que não gostam !!!
Está bem simplificado, mas era para ser didática !

2006-09-22 13:15:37 · answer #4 · answered by Sherazade e as Mil e Uma Noites 7 · 0 1

É uma suposição, algo que não foi provado, por isso, não pode ser estabelecida como verdade.

2006-09-22 10:30:19 · answer #5 · answered by Pentecostal! 5 · 0 1

Teoria é uma hipótese, o fato estabelecido é algo que já conseguiu ser comprovado científicamente

2006-09-22 10:21:21 · answer #6 · answered by Lilizinha 4 · 0 1

teoria é qdo o inventor fica torcendo pra os fatos confirmarem.

2006-09-22 10:14:11 · answer #7 · answered by jaderdavila 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers