A energia é transmitida por uma onda eletromagnetica, então ela tem uma parte magnetica e uma eletrica.
A energia ativa é a parte eletrica da energia. Aquela consumida por lampadas, resistores, chuveiros, etc. É uma energia que realmente se gasta porque é tansformada em outra forma de energia durante seu uso. Por exemplo, na lampada se transforma em luz e calor.
A energia reativa é aquela usada para gerar campos magneticos, como no caso dos motores eletricos, reatores de lampadas fluorescentes, capacitores eletronicos, etc. É a parte magnetica da energia.
Ela não produz consumo realmente, porque o campo magnetico apenas serve de meio de transmissão da energia ativa. Mas sobrecarrega o gerador com cargas magneticas e como o gerador precisa de um campo magnetico para produzir energia, o consumo elevado de energia reativa funciona como um freio reduzindo o campo magnetico do gerador e consequentemente reduzindo a capacidade do gerador de gerar energia tanto reativa quanto ativa.
A companhia de energia cobra das residencias e comercio apenas pela energia ativa, e das industrias pela energia ativa e reativa também, pelo fato de as insutrias serem grandes consumidoras dela por terem muitos motores eletricos, aparelhos de grande capacitancia, etc.
2006-09-22 09:56:59
·
answer #1
·
answered by Allan C 4
·
0⤊
1⤋
Energia Ativa e Reativa. Lembrando Também que envolve o Fator de Potência.....
Simples...
Energia Ativa e Reativa
Para fazer os motores, transformadores e outros equipamentos com enrolamentos funcionarem, são necessárias a energia ativa e a energia reativa. A energia reativa produz o fluxo magnético nas bobinas dos equipamentos, para que os eixos dos motores possam girar. Já a energia ativa é aquela que executa de fato as tarefas, fazendo os motores girarem para realizar o trabalho do dia-a-dia. Apesar de necessária, a utilização de energia reativa deve ser a menor possível. O excesso de energia reativa exige condutor de maior secção e transformador de maior capacidade, além de provocar perdas por aquecimentos e queda de tensão.
Fator de Potência
É um índice que relaciona a energia ativa e reativa de uma instalação elétrica, sendo um dos principais indicadores de eficiência energética. O fator de potência próximo de 1 indica pouco consumo de energia reativa em relação à energia ativa. Uma vez que a energia ativa é aquela que efetivamente executa as tarefas quanto mais próximo da unidade for o fator de potência, maior é a eficiência da instalação elétrica.
O fator de potência é classificado em indutivo ou capacitivo.
O fator de potência indutivo significa que a instalação elétrica está absorvendo a energia reativa. A maioria dos equipamentos elétricos possui características indutivas em função das suas bobinas (ou indutores), que induzem o fluxo magnético necessário ao seu funcionamento.
O fator de potência capacitivo significa que a instalação elétrica esta fornecendo a energia reativa. São características dos capacitores que normalmente são instalados para fornecer a energia reativa que os equipamentos indutivos absorvem. O fator de potência torna-se capacitivo quando são instalados capacitores em excesso. Isso ocorre, principalmente, quando os equipamentos elétricos indutivos são desligados e os capacitores permanecem ligados na instalação elétrica.
2014-04-21 23:31:55
·
answer #2
·
answered by Roll 1
·
0⤊
0⤋
Você se refere ao que acontece em circuitos elétricos em CA?
Energia ativa é a parcela de energia devida ao comportamento puramente ôhmico de um circuito elétrico.
Energia reativa é a parcela de energia devida à indução magnética em bobinas ou indutores ou devida ao campo elétrico em capacitores, em um circuito elétrico.
2006-09-21 15:47:22
·
answer #3
·
answered by Illusional Self 6
·
0⤊
0⤋
Uma age a outra reage .Uma é elétrica outra magnética, a energia elétrica acusa , a magnética lapida! estão sempre em ação e reação!
2006-09-21 15:40:44
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
3⤋